Aprenda a organizar o livro caixa da sua clínica em cinco passos simples

Aprenda a organizar o livro caixa da sua clínica em cinco passos simples

Infelizmente, nenhum profissional da área da saúde aprende a lidar com um livro caixa na faculdade. A questão é que este item tem uma importância gigante para a organização das finanças de qualquer tipo de negócio, inclusive de uma clínica médica ou de um consultório.

É o livro caixa que guarda todas as informações de entradas e saídas de valores, sempre divididos em dias, semanas e meses. Desta forma, fica muito mais fácil controlar a clínica e perceber se a lucratividade está realmente sendo alcançada ou não.

É normal ficar confuso com relação a organização deste documento. Por isso, resolvemos preparar um material com cinco dicas infalíveis que vão deixá-lo muito mais fácil de compreender. Veja a seguir, coloque em prática em sua clínica e aproveite os benefícios.

É obrigatório ter um livro caixa?

Muita gente confunde o livro caixa com o fluxo, que é diferente, e este é obrigatório. O maior objetivo do livro caixa é manter tudo organizado e em ordem e ajudar a ter um controle maior das finanças do negócio para o gestor.

Porém, é importante salientar que, se sua clínica está registrada no simples nacional, ela precisa obrigatoriamente, por lei, manter um livro caixa sempre atualizado. Veja como fazer:

1. Anote tudo todos os dias

Segundo a lei, as entradas e saídas de dinheiro precisam ser anotadas no livro caixa diariamente. Por isso, é essencial que algum funcionário da clínica de alta confiabilidade ou você anote tudo sempre que o último atendimento do dia for finalizado.

2. Estruture para facilitar o processo

Faça colunas para garantir um preenchimento mais completo. Insira a data, o saldo anterior e os valores de entrada e saída. Deixe ainda um espaço para colocar observações, como, por exemplo, detalhar o motivo pelo qual pagou uma quantidade em dinheiro ou recebeu. As entradas também podem ser chamadas de crédito e as saídas de débitos.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Deixe ainda uma coluna para colocar o novo saldo. Assim, todos os dias saberá quanto tem em caixa, quanto entrou e quanto gastou em sua clínica.

Mais detalhes sobre o preenchimento do livro caixa

Na realidade, preencher o livro caixa não tem segredo nenhum. Basta organização e cuidado para que nenhum dia e nenhuma operação, por menor que seja, passe despercebida. Inclua também aqueles pequenos gastos realizados quase que sem muita atenção, como compras de itens de limpeza e aquele cafezinho que acabou no meio do dia.

Atente-se também aos seguintes pontos:

3. Prefira uma planilha eletrônica ou um sistema unificado

Anotar tudo à mão pode ser um pouco arriscado. Prefira ter uma planilha de livro caixa com todas as informações ou conte com um sistema unificado. Lembre-se também de fazer backups diários e guardar cópias impressas ao final de períodos longos. Assim, você garante que sempre terá tudo à mão e não correrá o risco de perder nenhuma informação importante.

4. Guarde recibos e papéis

Guarde todos os recibos e papéis que dizem respeito às entradas e saídas. Notas fiscais, recibos e até comprovantes de depósito. Mais uma vez, lembre-se de guardar fisicamente e também digitalizar e manter em diferentes locais para evitar perdas.

5. Procure um contador

Os livros-caixa não podem ser rasurados ou alterados. Portanto, o ideal é que um contador faça a escrituração dos valores de entrada ou saída que faltaram caso isso aconteça.

Gostou deste artigo sobre livro caixa? Então aprenda ainda mais sobre a gestão de uma clínica de saúde lendo outros materiais que preparamos para você.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.