Aprenda a consultar o registro médico do profissional contratado na clínica

Ao fazer a contratação de um médico para sua clínica médica é natural que consulte o seu CRM, ou seja, o seu registro médico. Dessa maneira é possível saber se a situação cadastral está de acordo com a lei.

Para saber se o médico pode ou não atuar como profissional da área é preciso fazer uma consulta no Conselho Federal de Medicina, ou até mesmo nos Conselhos Regionais de Medicina existentes em cada estado. Estes podem ser encontrados também a partir do Conselho Federal.

Busca do CRM no Conselho Federal

Basta entrar no site do Conselho Federal de Medicina e, na aba cidadão, clicar em busca por médico. Na página seguinte é possível consultar o profissional em questão. Vale destacar que os números seguidos da letra P são inscrições provisórias feitas com atendimento a liminar. Já os com a sigla EME são inscrições de estudante médico estrangeiro. Por fim os com número 300 são médicos estrangeiros com o visto provisório.

Basta preencher o nome do médico, número e estado do CRM, cidade, situação (se é ativo ou inativo), especialidade e área de atuação. Outro preenchimento é o tipo de inscrição, o qual pode ser:

• Principal: principal inscrição do médico, podendo no máximo uma delas estar ativa.
• Secundária: inscrição em outros estados, mantendo a principal ativa.
• Provisório: inscrição por medida judicial.
• Estudante médico: visto temporário para estudo, normalmente concedido para médicos estrangeiros.

Busca do CRM nos Conselhos Regionais

Os Conselhos Regionais também oferecem o serviço de busca por médicos. No CREMESP, Conselho de São Paulo, possui um Guia Médico que facilita o acesso de todos aos profissionais da área. Todas as informações são divulgadas com autorização dos médicos. A consulta pode ocorrer por nome ou por CRM, nome do médico, situação, cidade e especialidade médica.

O mesmo vale para o CRMMG, Conselho de Minas Gerais. No site, no menu Serviços a Comunidade, basta clicar no subitem Pesquisar por Médicos. Você opta pela busca por nome ou por CRM e escolhe a especialidade médica ou área de atuação. Além disso, há a opção de baixar um arquivo com todos os médicos inscritos, caso você queira realizar uma busca mais ampla.

No CRM de Santa Catarina, a Busca por médicos pede nome ou CRM, especialidade, município, região e a situação do profissional. Esta pode ser regular, afastado, aposentado, cassado, falecido, transferido ou cancelado.

No site do Conselho Médico do Amapá, o layout de busca é idêntico ao do Conselho Federal, com as explicações de siglas e mesmos itens de preenchimento.

É de extrema importância consultar o CRM do médico que trabalhará com você. Dessa maneira garante-se a idoneidade do profissional bem como reduz problemas futuros. Ninguém deseja ter em seu consultório uma pessoa que não cumpre com a lei e não possui comprometimento com a profissão. Esse médico poderá não ser capacitado e causará problemas para o seu consultório, logo a necessidade de saber exatamente qual a situação atual dele.

Com a busca do CRM, cuidado e atenção apenas ótimos profissionais integração o seu time. Quer mais conteúdos como este? Acesse agora mesmo o nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: