6 recursos fundamentais que uma agenda eletrônica IDEAL precisa oferecer

agenda-eletronica

Uma tarefa essencial na hora de escolher o seu software é analisar a agenda eletrônica que ele te oferece. Um software que complique a sua gestão de horários, não agilize as marcações e te impeça de organizar os pacientes da melhor forma para você, é um investimento desperdiçado.

Confira, neste artigo, um guia completo com tudo que você precisa encontrar em uma agenda eletrônica ideal, e esteja preparado para analisar com precisão os softwares disponíveis no mercado.

Flexibilidade e liberdade de comando

Liberdade é a palavra de ordem para uma agenda eletrônica: Ela deve permitir que você realize qualquer tarefa que deseja, sem travar sua ações ou exigir que você gaste muito tempo com elas. Sua agenda precisa compreender que a rotina de um médico é atribulada e nem um pouco regular. Deve permitir que você configure quantos turnos quiser, em quantas clínicas você precisar. Quanto mais flexível sua agenda for, menos tempo você gastará com ela, e seus comandos serão atendidos mais rapidamente.

Uma agenda ideal é adequada à sua rotina e utiliza a sua linguagem. Ela permite que você marque quantos pacientes quiser em um mesmo horário, atendendo às suas demandas específicas. Também deve permitir alterações de compromissos com poucos cliques: mover consultas de um horário para outro, esticar ou encurtar a duração de um atendimento e obter todos os horários dos demais compromissos do dia sempre atualizados.

Interface simples

Uma agenda ideal dialoga com as suas necessidades. Você imediatamente se familiariza com os recursos e não perde tempo na navegação. Uma interface intuitiva contribui para que os seus compromissos sejam registrados de forma fácil, e diminui a chance de erros que acontecem por má compreensão dos sistemas, que costumam ser complexos e pouco inteligentes.

Telas simples e práticas também otimizam as suas ações, e reduzem erros de comunicação entre você e a sua secretária. Se a sua agenda é intuitiva e facilmente compreensível, você economiza o tempo geralmente gasto com orientações e comandos e pode se dedicar a outras tarefas.

Visualização clara e rápida

A visualização dos seus compromissos deve ser imediata e completa. Você precisa ganhar tempo, e tendo uma noção clara do que está planejado para o seu dia, você melhora o gerenciamento dos seus compromissos. Sua agenda deve apresentá-los de forma organizada, devem estar claramente dispostos para a sua visualização.

Um recurso muito vantajoso é a possibilidade de visualizar os seus compromissos da maneira que quiser – por dia, semana ou mês – e até obter todas essas informações em uma só tela para poupar tempo e cliques desnecessários. A aparência da sua agenda interfere muito na organização e na eficiência do seu consultório ou clínica.

Otimização do seu tempo

Todos os recursos que listamos nesse artigo têm como função principal economizar o seu tempo, escasso e precioso. Esse é o principal benefício que uma agenda ideal deve contemplar, porque otimizar tempo significa aumentar a produtividade do seu consultório.

A eliminação da necessidade de vários cliques para completar determinada ação que você deseja executar, resulta em tempo de sobra a ser usado com outras questões mais importantes para a gestão administrativa do seu consultório.

Aliada a uma agenda eficiente, sua secretária poderá voltar a atenção para os pacientes na sala de espera, os cadastros e marcações de consulta, sem ter que se preocupar ou perder tempo com um sistema complexo e de difícil compreensão.

Personalização

Além de tudo isso, uma agenda eletrônica ideal deve ser completamente personalizada para você ou possuir essa possibilidade em suas configurações. Assim, além de utilizar a sua linguagem, ela se adequará às demandas específicas da sua área de atuação.

Uma personalização direcionada para a sua necessidade também é importante para otimizar o tempo: você tem todos os recursos que uma agenda normal oferece, mas seguindo os seus comandos específicos, sem precisar quebrar a cabeça para executar alguma tarefa que não esteja prevista nas configurações do sistema.

Um excelente recurso que economiza tempo é a possibilidade de configurar quais campos de dados do paciente a ser agendado serão obrigatórios. Se você considera alguns campos de informações desnecessários, marque-o como “opcionais” e otimize o tempo da sua secretária.

Eficiência e praticidade

Uma agenda eletrônica deve aumentar a eficiência e a qualidade do seu trabalho e o da sua secretária, oferecendo conveniência e praticidade nas marcações de consultas e compromissos.

A agenda ideal potencializa a performance do seu consultório e, aliada a um prontuário eletrônico inteligente e eficiente, ela é capaz de transformar a sua rotina médica, tornando as suas tarefas diárias mais práticas e simples.

São incontáveis os benefícios que uma agenda eletrônica diferenciada pode trazer para o seu consultório ou clínica. O ambiente torna-se mais organizado, sem o estresse que as agendas de papel costumam causar no momento das marcações de consultas.

Todos esses detalhes refletem diretamente na satisfação do paciente, que percebe a diferença entre um consultório informatizado e organizado e um que ainda se perde em papéis e documentos infinitos.

A organização da agenda é apenas um dos pontos que influenciam na satisfação do paciente com o consultório. Existem várias formas de garantir uma experiência positiva, e a maioria delas começa com o treinamento dos seus funcionários!

Baixe agora mesmo o nosso Guia para Treinamento de Secretárias e descubra como melhorar a qualidade do trabalho da sua secretária, e manter sempre um alto nível de atendimento e satisfação no consultório!  É só clicar no link abaixo:

Quero baixar o Guia de Treinamento de Secretárias!

 

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: