Softwares de saúde evoluem para segunda geração, o que é isso?

software de saúde

Softwares de saúde já não são novidade para os profissionais mais antenados. As clínicas de melhor nome no mercado já contam com sistemas completos e informatizados que oferecem uma estrutura organizada e simplificada para cada paciente ser recebido e atendido da melhor forma possível, e ainda manter um relacionamento forte e duradouro com o profissional.

A grande novidade que a tecnologia tem para oferecer para os profissionais de saúde atualmente são os chamados softwares de segunda geração. Com as funções básicas melhoradas e novas opções de uso, esses sistemas trazem modernidade e facilidade para as clínicas e consultórios, tudo para garantir que a experiência dos pacientes seja sempre positiva, para que retornem e indiquem seus serviços para amigos e familiares.

Enumeramos algumas inovações que os softwares de segunda geração oferecem que vão te convencer a fazer esse upgrade tão necessário para manter o sucesso da sua clínica!

 

Agenda flexível

 

Os sistemas mais utilizados em geral apresentam alguns problemas na marcação e na alteração de dados e horários nas agendas. Os softwares de saúde evoluídos contam com tecnologia avançada no desenvolvimento dos sistemas de agendamento, oferecendo mais liberdade na marcação e desmarcação de consultas com poucos cliques. Remanejar pacientes também ficou mais fácil, com a opção de apenas arrastar os compromissos entre os horários disponíveis, alguns sistemas até permitem múltiplos agendamentos em um mesmo horário.

Mas as maiores novidades talvez sejam essas: a possibilidade de bloquear horários específicos e turnos completos, impedindo que secretárias e funcionários desavisados marquem pacientes em horários que o profissional não pode atender; além de gerenciar múltiplas agendas do mesmo profissional, sem dificuldades para alternar entre uma e outra, e até com integração entre elas.

 

Prontuário eletrônico

 

Um sistema de prontuário eletrônico é uma necessidade fundamental do profissional de saúde e não é novidade no mercado. Os sistemas de prontuário eletrônico mais modernos vêm para revolucionar, com menos campos de preenchimento, tornando a consulta mais rápida e gerando menos burocracia, além de evitar campos com informações repetidas.

As melhores ferramentas organizam as informações de forma automática, e permitem o acesso à prontuários antigos sem perda de tempo. O sistema de armazenamento em nuvem é a tendência atual, pela facilidade para backups de conteúdo e possibilidade de acesso remoto.

Modelos prontos

 

Um dos grandes diferenciais da nova geração de softwares de saúde são os modelos pré-cadastrados no sistema de prontuário. Alguns softwares de primeira geração oferecem modelos, mas muitas vezes não condizem com as atividades de cada especialidade e não permitem personalização.

Modelos de anamnese e solicitação de exames e procedimentos adaptados às suas necessidades agilizam muito as consultas, já que o profissional apenas preenche os campos realmente necessários; o mesmo ocorre para prescrição de tratamentos e medicamentos, com o adicional de que os sistemas mais modernos oferecem consulta a bancos de dados de medicamentos, para conferir dosagens e contraindicações.

Uma grande vantagem que vem com os modelos prontos é a padronização do atendimento, garantindo qualidade e eficiência nas consultas e promovendo esses valores como sua marca para os seus pacientes.

 

Estatísticas e análise de dados

 

Um bom software de saúde é aquele que permite que você colete e interprete dados sobre os seus pacientes e sobre o funcionamento do seu consultório. Sistemas de segunda geração são adaptados para armazenar e agrupar informações importantes, te fornecendo estatísticas (taxas de falta em primeiras consultas e retornos, tempo de espera, tempo de consulta, gráficos demográficos de pacientes, etc.) que possibilitam análises para validar estratégias e entender empecilhos que surgem pelo caminho.

Dados são fundamentais para acompanhar o crescimento do seu consultório ou clínica, e um software moderno te auxiliará nessa atividade. Métricas e estatísticas vão te oferecer um panorama amplo e bem estruturado dos dados reais do seu empreendimento, para que você tome decisões com embasamento, evitando surpresas.

 

Controle financeiro

Aliar a gestão financeira à gestão da sua agenda e pacientes é função fundamental de um software moderno. Automatizar a entrada de cada quantia e a categorização no sistema (consulta, exame ou procedimento/particular ou convênio) facilita infinitamente o controle financeiro da clínica, permitindo que o gestor tenha mapeadas todas as fontes de renda, quais convênios pagam ou não pagam, se alguma consulta foi glosada, quais procedimentos são mais procurados, e etc.

Além disso, softwares de segunda geração são bem mais práticos em matéria de organização de contas, permitindo a criação de tabelas para acompanhar gastos, contas e pagamentos de funcionários sem complicação e sem precisar de programas à parte para executar essa função.

Para mais dicas e materiais exclusivos, se cadastre em nossas newsletter e receba conteúdos indispensáveis para ajudar na gestão do seu consultório!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: