O guia absolutamente completo para um blog médico de sucesso!

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As redes sociais são a nova sensação do momento. Empresas do mundo inteiro já possuem páginas e perfis no Facebook, contas no Twitter, no Instagram… e diversos consultórios também!

Mas também, não é para menos… veja esses dados:

  1. Estima-se que mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet
  2. Desses, mais de 80% possuem contato com redes sociais
  3. Esses brasileiros são os mais ativos mundialmente nas redes: passam uma média superior a 3h:40min POR DIA navegando nas redes sociais

Não dá para negligenciar esse comportamento, não é mesmo?

Páginas de profissionais da área da saúde nas redes sociais estão surgindo a todo momento e parece que a resistência dessas áreas com as novas tendências está diminuindo gradativamente. Que bom!

Porém, as redes sociais não devem estar em primeiro lugar na sua lista de prioridades.

Uma estratégia de marketing completamente baseada nas redes sociais é muito arriscada! Isso porque você está colocando todo o seu conteúdo e as informações sobre você em um ambiente que não é seu.

A desvantagem disso é que, a qualquer momento, o Facebook, por exemplo, pode deixar de existir ou se transformar em outra coisa. E aí você já sabe o que acontece com a sua página e todos os seguidores que você conquistou ao longo do tempo, não é? Vão por água abaixo.

Em segundo lugar, para conduzir uma página de qualidade do seu consultório nas redes sociais, você deve ter em mente o que vai postar: conteúdos ricos e úteis para o público que você deseja atrair. E por mais que seja possível escrever longos textos no Facebook, essa não é a estratégia mais eficaz.

As redes sociais são meios de comunicação rápidos e dinâmicos e a forma como as pessoas reagem aos conteúdos publicados neles é diferenciada. Se você espera ganhar um grande número de seguidores engajados com a sua publicação, seus conteúdos tem que estar adaptados a essa plataforma.

São conteúdos mais diretos, visuais e curtos. Mas você não vai conseguir dizer tudo o que quer em pequenas frases, certo?

Por isso as redes sociais não podem ser o seu único caminho estratégico. A base da sua estratégia de marketing de conteúdo deve estar em um ambiente completamente seu, seguro e confiável: o seu blog.

Um blog com o seu domínio é a opção mais vantajosa para atrair uma boa base de leitores, seguidores e futuros pacientes! Nele você pode explorar os conteúdos que quiser e se aprofundar o máximo que puder nos assuntos de interesse do seu público: o contexto do blog permite artigos longos e você vai poder reforçar a sua autoridade em conteúdos ricos para a sua base.

Depois de estruturar o seu blog e produzir conteúdos de qualidade, aí sim é hora de divulgá-los nas redes sociais! Repare bem: as redes sociais devem ocupar a função de divulgar o seu blog e o seu site!

Se ainda não tem um site ou um blog, converse com a gente!

Então, na sua página no Facebook, você posta o link para um artigo do seu blog com uma chamada que aguce a curiosidade dos seus seguidores!

Para chamar a atenção para os seus conteúdos, o ideal é divulgá-los com imagens e chamadas atrativas  nas redes sociais!

Mas o seu blog tem que estar bem estruturado antes disso… E antes de começarmos a falar sobre a estrutura de um blog ideal, temos que responder duas  perguntinhas importantes:

Por que um blog?

Para responder essa pergunta, vou te mostrar alguns dados que comprovam a eficiência de um blog em saúde para converter visitantes em pacientes:
blog médico

Você consegue perceber o tamanho da força do marketing de conteúdo no mundo empresarial? Blogs com conteúdos atualizados e ricos reforçam a autoridade do seu consultório e são as principais iscas para atrair um grande número de seguidores!

Quando falamos de empreendimentos da área da saúde, ganhar a confiança do público deve estar entre os objetivos principais! E o blog pode ajudá-lo muito a garantir que esse passo seja concluído!

Como você viu nos dados, 63% das pessoas confiam mais em empresas que produzem conteúdo digital e 90% das pessoas aprovam empresas que focam em conteúdo!

Note que, entre os dados, as redes sociais aparecem também como fortes impulsionadores de vendas que, no nosso caso, seria o agendamento de uma consulta! Porém, para que as redes sociais consigam trazer tais resultados, elas precisam estar ligadas ao seu blog: use as redes sociais para divulgar os seus conteúdos e impulsionar a visibilidade do seu blog!

Ou seja: concentre os esforços no Blog, use as redes sociais para divulgação. Simple Like That.

Outra grande vantagem: o conteúdo que você publica no blog é eterno! Não importa quanto o tempo passe, os conteúdos que você publicou há um ano atrás, ainda trarão resultados positivos para o seu consultório!

Imagine que bacana atender um paciente que chegou até você através de um artigo do seu blog! A confiança que ele deposita em você facilitará o relacionamento com esse paciente que estará mais aberto e receptivo na consulta!

Agora, vou te contar um segredo bônus: outra super vantagem dos blogs em saúde é que eles ainda são escassos na web! Poucos consultórios se atentaram para essa estratégia tão eficaz e você pode nadar de braçadas nesse oceano inexplorado do marketing de conteúdo para consultórios!

Mas vamos à próxima pergunta:

O meu site e o meu blog podem ter o mesmo domínio?

Muita gente se faz a mesma pergunta: por que o meu site não pode ser também o meu blog, com o mesmo domínio?

Bom, o ideal é que sejam domínios separados, porque fazem parte de estratégias que possuem objetivos diferentes!

O site do consultório possui um teor mais institucional que traz informações pontuais sobre o seu consultório: formas de contato, endereço, os serviços que você oferece, etc. e, normalmente, possuem páginas para as quais os seus anúncios serão direcionados.

Já a estratégia do blog é direcionada para o marketing de conteúdo! Por isso, o foco maior deve ser a produção de conteúdos ricos e otimizados para as palavras-chave do seu consultório! O objetivo é estar bem ranqueado nas primeiras páginas do Google para que o seu blog apareça como resposta para as pesquisas do seu público!

Se os domínios estiverem separados, o seu site pode investir em anúncios o quanto quiser que isso não vai atrapalhar o ranqueamento dos conteúdos do seu blog no Google! Em saúde, infelizmente, temos que tomar algumas precauções para evitar punição por termos de uso dessas ferramentas…

 

Agora sim, podemos voltar a falar da estrutura do blog!

Nós já conversamos aqui sobre a estrutura de um site médico ideal, e eu te mostrei os elementos que não podem faltar nessa estratégia tão importante para a visibilidade do seu consultório!

Mas e o blog?

Como deve ser um blog médico?

Quando o assunto é blog, o que importa mesmo são os conteúdos! A parte visual e a estrutura do seu blog não importam tanto para o Google (plataforma de busca em que você deve mirar na hora de produzir os seus artigos!), mas um design bacana pode deixar os seus visitantes mais satisfeitos, não é mesmo?

Então, por isso vou dar algumas dicas sobre a estrutura ideal de um blog, mas não foque todos os seus esforços nisso! Lembre-se: o conteúdo é o que importa!

Para ajudá-lo a visualizar melhor, vou usar a estrutura do blog do iMedicina como exemplo!

  • Área superior, de destaque: Essa é a estrutura de chegada! Você deve dar as boas vindas ao seu visitante através de uma frase que tenha a ver com a sua área de atuação ou uma imagem atrativa. Essa área também possui a função de capturar e-mails através de uma chamada que incentive o seu público a se cadastrar para receber mais informações e os novos conteúdos do seu blog:

blog médico

 

  • Área de conteúdo: Em uma estrutura de blog ideal, os seus conteúdos devem estar em destaque na página: uma lista com os seus artigos recentes, por exemplo, deve ocupar o espaço central do seu blog! Todo o valor que o seu blog tem para oferecer ao visitante está aqui e você deve chamar o máximo de atenção possível para esse campo.

blog médico

 

  • Barra lateral: Essa é a área que possui um pequeno menu de navegação criado por você, pode ser que sejam categorias dos principais assuntos discutidos no blog, como é o caso do iMedicina. Também serve para que a pessoa possa encontrar o seu assunto de interesse mais facilmente, além de conhecer mais sobre você e outros links de artigos relacionados.  

Essa barra lateral pode estar à direita ou à esquerda. Mas, lembrando que o modo de leitura ocidental é da esquerda para direita: então, seria melhor que o conteúdo estivesse na esquerda, já que deve ser o foco principal no seu blog!

blog médicoblog médico

 

  • Área de rodapé: Você não pode se esquecer de deixar aqui as políticas de privacidade do seu blog para o usuário saber o que você fará com as informações que ele deixa por lá. Esse link é extremamente importante, pois o Google e o Facebook levam em consideração a presença dele e isso ajuda no ranqueamento das suas páginas! Além disso, no rodapé, também é importante que estejam comentários e links para outros artigos e conteúdos relacionados.

iMed 6

Bom, essa é uma estrutura que eu e a equipe do iMedicina testamos e avaliamos por muito tempo em nossas experiências com diversos blogs da área da saúde! Você pode notar que o design e a estrutura do nosso blog procura destacar e dar protagonismo ao conteúdo publicado nele, já que, como eu disse, esse deve ser o seu foco principal!

Mas fica a dúvida… como replicar essa estrutura no blog do seu consultório?

Apesar de simples, a estrutura de um blog médico ideal exige que você pare um pouco as suas atividades para se dedicar à sua criação!

No artigo que postamos há pouco tempo aqui sobre o site médico ideal, nós te mostramos que o iMedicina possui uma ferramenta que te permite criar o seu próprio site de maneira fácil, rápida e prática com todos os elementos que um site ideal da área da saúde deve possuir para converter mais visitantes em pacientes!

Nós disponibilizamos o template e você só precisa personalizá-lo com as informações, cores e imagens que dizem respeito à sua especialidade médica!

Bom, você deve estar se perguntando agora: “mas e o blog?”.

Nós não poderíamos deixá-lo de fora, não é mesmo? O blog é a estratégia principal e a que mais valorizamos aqui no iMedicina!

Pensando nisso, nós não poderíamos deixar de incluir uma ferramenta de criação de blogs no software médico do iMedicina! E foi isso o que fizemos…

Crie o blog ideal para o seu consultório com o iMedicina

No iMedicina, nós disponibilizamos a estrutura de um blog ideal já pronta para você editar. 

Ele foi totalmente baseado nos estudos que fizemos sobre blog médico e terá como estrutura todos esses elementos sobre os quais conversamos hoje!

Esse recurso está incluído entre todas as outras propostas de solução que pensamos para a gestão e o marketing do seu consultório! Além de poder criar o seu próprio site e também um blog médico, nós pensamos também em outros meios de facilitar a sua gestão!

A ferramenta de blogging e site do iMedicina, além de outros inúmeros recursos, você pode conhecer melhor na nossa página! Dá uma olhada!

Espero que o artigo de hoje tenha ajudado!

Continue acompanhando o blog para descobrir mais dicas de gestão e marketing para consultórios!

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