5 práticas disseminadas no mercado que 99% dos consultórios ainda ignoram

Marketing do consultório

Que a internet dá possibilidades iguais para a divulgação das empresas (no nosso caso, clínicas e consultórios), isso não é novidade para ninguém.

Mas, em geral, as ferramentas tecnológicas disponíveis e suas oportunidades para potencializar o marketing do consultório ainda são novidade para muitos colegas. E é justamente aí que os diferenciais competitivos se estabelecem. Caso sua clínica não esteja antenada a isso, passou da hora de ligar o sinal de alerta:

O seu paciente pode, nesse momento, estar sendo impactado por divulgações de outros consultórios!

Lógico que, quando falamos de tecnologia, é natural aparecerem algumas dúvidas:

  • Qual ferramenta ideal para o seu contexto?
  • Como ter um sistema de gestão focado na necessidade do seu negócio?
  • Como garantir que ele seja de simples utilização?
  • O que considerar na hora de escolher, para ter segurança dos dados?

Fique tranquilo que é possível, sim, ter suas necessidades atendidas e ainda dispor de recursos essenciais para promover o seu consultório na internet. Mas temos visto por aqui uma armadilha que muitos consultórios ainda caem ao optar pela informatização: a falta de conhecimento faz com que sistemas pouco adaptáveis à realidade do profissional sejam escolhidos.

Ou se procura um software de gestão que não é específico para a área do profissional (e junto dele vêm recursos pouco práticos e nada aplicáveis à rotina da clínica); ou então se vai em busca de ferramentas gratuitas, que têm limitações e também não ajudam muito.

Mas, calma, nem tudo está perdido: há sim softwares médicos capazes de ajudar na gestão de sua clínica e ainda contribuírem na promoção do marketing do consultório.

 

Software médico que promove marketing no consultório?

Sim, você leu certo: o avanço da tecnologia possibilitou que especialistas na área da saúde desenvolvessem soluções que caíssem como uma luva para você. Trocadilhos a parte, é possível ter aí na sua clínica um sistema de gestão que possui as melhores práticas de mercado, com o diferencial de serem feitas pensando nas suas necessidades e nas de seus pacientes.

Para pegar apenas um aspecto desse ponto, vamos nos ater apenas às práticas de marketing, ok?

Até pouco tempo atrás, era inconcebível falar de marketing no consultório. Mas a partir de parâmetros claros, que delimitam linhas bem rígidas sobre o que pode e o que não pode nesse campo (como os manuais de ética de cada uma das profissões), ficou mais fácil atuar dentro de uma linha que ajude, inclusive, o paciente a se cuidar melhor, oferecendo serviços que muitas vezes podem até ser desconhecidos do grande público.

E é justamente aí que entra a tecnologia com foco no marketing do consultório: possibilitar meio eficazes que auxiliem sua rotina de um modo bem simplificado e antenado com as principais práticas do mercado. Nesse sentido, por exemplo, destacam-se recursos que auxiliam na implantação do Inbound Marketing (ou Marketing de Entrada, numa tradução livre).

Essa metodologia abrange ações de fácil aplicação e extremamente eficazes nos bons resultados a serem colhidos por sua empresa.

Agora vamos ao que prometemos: 5 práticas disseminadas no mercado que 99% dos consultórios ainda ignoram:

  • Marketing de conteúdo: trata-se de um eficiente meio de se conectar aos seus pacientes, engajando seu público, com objetivo de aumentar a visibilidade de sua marca, seu nome. Em vez de usar peças puramente promocionais, essa linha recomenda a criação de conteúdo relevante e valioso, para se posicionar com autoridade diante dos internautas. Por exemplo: se você tiver uma clínica de dermatologia, pode compartilhar conteúdos que orientem sobre cuidados com a pele, prevenção de doenças, etc. Isso abre oportunidades para fechar novos negócios (você poderá se aprofundar em Inbound Marketing para consultórios nesse artigo).

 

  • E-mail marketing: uma solução tecnológica focada nas necessidades do consultório médico pode ajudar na gestão de seus pacientes com a automação de envio de e-mail marketing, uma ferramenta poderosa para estreitar o contato com os seus pacientes. A partir daí, são inúmeras as possibilidades de envio de informações personalizadas como, por exemplo, encaminhar orientações pós-operatórias, felicitações de aniversário ou datas comemorativas, lembrar de cuidados extras que podem ser tomados, falar sobre um material novo que você acaba de disponibilizar em seu blog… As opções são inúmeras!

 

  • Pesquisa de satisfação: essa é outra prática comum que ajuda a melhorar a experiência do paciente no atendimento e tem total relação com o marketing médico. De maneira bem simples e eficaz: com uma única pergunta é possível enviar questionários que ajudam a avaliar o serviço prestado. Esse é o NPS, ou Net Promoter Score, (leia mais sobre NPS nesse artigo). O feedback dado pelos pacientes é valioso para implementar melhorias que possam resultar em mudanças na clínica e para você saber se está tudo indo de acordo com o que você espera. Se o paciente diz que não está satisfeito com o atendimento que recebeu do profissional na recepção, por exemplo, é sinal de que um alinhamento com toda a equipe é necessário.

 

  • Anúncios na internet: os anúncios têm sido uma alternativa cada vez mais usada para fugir de investimentos em canais tradicionais (como revistas de bairro, jornal e folhetos). Investir no Google Adwords é extremamente fácil, basta escolher palavras-chave ou páginas na internet que tenham a ver com o seu negócio e traçar uma estratégia para atrair possíveis pacientes para seu site. Nesse artigo, o Consultório 2.0 (nosso parceiro) te dá dicas em um passo a passo do que fazer no Google Adwords.

 

  • Divulgação em redes sociais: cada vez mais acessadas, a mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn se apresentam como ótimas alternativas para atrair internautas para o seu negócio. A divulgação de conteúdo relevante atinge as pessoas que estão buscando por aquele tipo de conteúdo, e podemos fazer os anúncios também nessas redes! Mas atenção: isso não significa dizer que seu consultório precisa estar em todas elas. Lembre-se de focar os esforços onde realmente interessa!

 

Essas são cinco práticas que podem alavancar o marketing do consultório médico. Mas não se angustie em ter de aprender tudo isso para começar a executar: há soluções tecnológicas que facilitam seu aprendizado e ajudam a tocar essas estratégias no seu dia a dia.

Com um software médico inteligente, você pode colocar em prática todas essas estratégias que listamos aqui!

Se quiser conhecer melhor nossa proposta de sistema, clique aqui para experimentar gratuitamente o iMedicina e entender melhor o que podemos fazer pela gestão e o marketing do seu consultório ou clínica!

Para se aprofundar nos assuntos que falamos hoje, te recomendamos os seguintes assuntos:

Até o próximo post!

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