Prontuário eletrônico: 5 coisas que quase NINGUÉM sabe

prontuário eletrônico

Ouvimos falar o tempo todo sobre os benefícios de um prontuário eletrônico para o consultório. Porém, existem algumas coisas que quase ninguém sabe sobre ele. Por exemplo: você sabia que um prontuário eletrônico pode te ajudar a atrair mais pacientes? Faz ideia de como ele pode ajudá-lo na divulgação do consultório?

E tem muito mais nessa história!

No artigo de hoje, você vai descobrir 5 coisas que um prontuário eletrônico pode fazer pelo seu consultório e que quase ninguém sabe.

1) Você sabia que o prontuário eletrônico pode ajudá-lo a traçar uma estratégia de marketing mais eficaz?

Sim! Para traçar a estratégia de marketing ideal para o seu consultório, você precisa e deve conhecer muito bem o público que deseja atingir. Sem esse conhecimento aprofundado, você corre um grande risco de não alcançar os resultados que deseja.

Um prontuário eletrônico pode ajudá-lo, e muito, a conhecer melhor o perfil dos seus pacientes. Pare para pensar: quantas fichas de pacientes você tem registradas no seu prontuário atualmente? Quantas serão registradas até o fim do mês? São muitas informações valiosas que o seu prontuário eletrônico reúne em um só lugar.

Essas informações, se bem usadas e analisadas, podem dizer muito sobre a estratégia de marketing ideal para o seu consultório. Claro que abrir e analisar ficha por ficha do seu prontuário eletrônico não é uma tarefa rápida, muito menos prática. Por isso, no iMedicina, nós pensamos no quanto essas informações são importantes e devem estar disponíveis para uma visualização rápida e prática.

No iMedicina, nós disponibilizamos um recurso que te permite marcar os seus pacientes, durante o atendimento, com tags para segmentá-los por tipo de perfil.

Por exemplo, imagine que você está atendendo um paciente com hipertensão. Durante o atendimento, no prontuário do paciente, você insere a tag #hipertensão. Depois, se quiser saber quantos pacientes possuem hipertensão, basta selecionar essa tag para que um painel com estatísticas sobre ela se abra para você.

Dessa forma, fica fácil descobrir para qual perfil de pacientes você deve segmentar a sua estratégia de marketing. Essa segmentação é importante para que você tenha em mente quais são as dores e as necessidades mais urgentes desses pacientes: sobre o que eles querem saber? Quais são suas preocupações? Sobre o que você pode escrever para chamar a atenção dos seus pacientes e trazê-los ao seu consultório?

Essas perguntas podem ser respondidas pelo seu prontuário eletrônico!

 

2 – Um prontuário eletrônico pode ajudá-lo a obter um controle financeiro apurado do consultório

prontuário eletrônico

Não é novidade nenhuma o recurso de acompanhamento financeiro em softwares de prontuário eletrônico. Mas ele não serve para nada se você não o utiliza da melhor forma possível. O painel financeiro só é útil se você mantém atualizadas as movimentações financeiras do consultório, realizando o controle diariamente e a análise dos resultados mês a mês, ou nos períodos que você definir como melhores para o seu consultório.

Um prontuário eletrônico pode realmente te ajudar a realizar um planejamento financeiro eficaz, com previsão para momentos de crise e um controle apurado que pode ajudá-lo a manter-se estável em qualquer situação.

Mas para isso é necessário que todas as despesas e receitas sejam rigidamente registradas diariamente. É claro que, talvez, no seu consultório ou clínica, esse registro manual seja difícil de ser mantido. Muitas vezes, a sua equipe de funcionários estará ocupada demais com outras funções também primordiais para o bom funcionamento do seu consultório.

No iMedicina, nós pensamos em um recurso que facilitaria esse registro tirando um pouco a parte manual dessa tarefa. Para que o controle financeiro diário fosse otimizado e não ocupasse tanto o seu tempo ou o da sua equipe de trabalho, nós integramos a agenda e o prontuário eletrônico ao painel financeiro do sistema, no iMedicina.

Dessa forma, quando o seu funcionário da recepção agendar uma consulta para um paciente, ele informará, na mesma hora, qual tipo de atendimento esse paciente terá, com os seus valores específicos definidos. Se é convênio, atendimento particular, se haverá algum procedimento adicional, um exame, etc.

Então, esses valores ficarão registrados e, assim que o atendimento a esse paciente for finalizado no prontuário eletrônico, eles serão devidamente registrados e contabilizados automaticamente no painel financeiro do seu software médico.

Assim fica mais fácil realizar um controle apurado das suas finanças, não é mesmo? Tudo fica mais fácil com a ajuda do seu prontuário eletrônico.

 

3 – O prontuário eletrônico pode ajudá-lo a diminuir as faltas no consultório

O alto número de faltas no consultório é o maior pesadelo de qualquer empreendedor da área da saúde. Não faz sentido tanto empenho e esforço dedicado ao consultório resultar em buracos na agenda e faltas sem fim… Alguma coisa deve estar errada!

As razões para um alto número de faltas no consultório podem ser várias. Pode ser que esteja havendo algum erro na marcação das consultas ou a comunicação entre o seu funcionário da recepção e o paciente não está sendo eficaz, nem clara.

Porém, o problema pode ser muito mais simples e bobo do que você pensa: hoje em dia, as coisas são muito mais rápidas e dinâmicas do que antigamente. São muitos compromissos e atividades diárias… Então, pode ser que os seus pacientes, como qualquer pessoa vítima da correria do dia a dia, se esqueçam da consulta que marcaram com você.

Essa é a causa mais fácil de resolver! Este problema poderia ser eliminado se você pudesse lembrar os seus pacientes da data e do horário da consulta que agendaram. Você poderia lembrá-los um dia antes com uma mensagem via SMS.

E o seu prontuário eletrônico poderia fazer isso por você! Muitos já possuem o recurso de envio de lembretes de consulta via SMS. Essa funcionalidade pode evitar muitas faltas no seu consultório e ainda ajudá-lo a manter controle sobre os pacientes que confirmaram e aqueles que não responderam.

Você pode estabelecer que, caso não confirmem a consulta via SMS, os horários reservados para esses pacientes estarão disponíveis para novos agendamentos, por exemplo, o que evitaria os buracos na agenda e o tempo ocioso entre uma consulta e outra, além da perda de tempo e dinheiro, não é?

 

4) O prontuário eletrônico pode ajudá-lo a atrair mais pacientes

Sim! Um prontuário eletrônico pode ajudá-lo a atrair mais pacientes para o seu consultório! Nós incluímos no iMedicina uma área totalmente destinada para o marketing do consultório.

Lá nós disponibilizamos uma ferramenta de criação de sites para que você crie e personalize o site do seu consultório ou clínica com a estrutura ideal de página que é fruto de longas pesquisas em marketing para a área da saúde.

Assim você pode começar a estruturar um plano de divulgação do seu consultório para atrair o seu público até você.

prontuário eletrônico

No iMedicina, você também pode criar o seu próprio portal de informações úteis sobre saúde para o seu público: o blog do seu consultório! Por lá, você poderá investir mais tempo em marketing de conteúdo sem precisar sair do seu prontuário eletrônico.

Com o site e o blog do consultório bem estruturados, fica fácil divulgar os seus serviços e atrair mais pacientes eliminando os buracos na agenda!

 

5) Um prontuário eletrônico pode melhorar o nível de satisfação dos seus pacientes

Além de tudo isso que conversamos acima, um prontuário eletrônico eleva, significativamente, o nível de satisfação dos seus pacientes. Isso porque o seu consultório vai se tornar um ambiente mais organizado e tranquilo, e você poderá oferecer atenção exclusiva aos pacientes durante os atendimentos.

No iMedicina, nós nos preocupamos também com o relacionamento que você constrói com os seus pacientes. Por isso, também oferecemos uma ferramenta de automação de e-mails. Através dela, você pode enviar a toda a sua base de pacientes e-mails com dicas, artigos do seu blog e outras informações importantes para eles, mantendo o contato com a sua base e lembrando a eles da importância de se consultarem com você com regularidade.

Essa é uma ótima forma de estreitar o seu relacionamento com os seus pacientes, fidelizando-os e garantindo que eles promovam o seu consultório para amigos e familiares.

 

E aí, o que achou?

Você já conhecia todas essas possibilidades que um prontuário eletrônico pode oferecer para o seu consultório? Se não sabia, conta pra gente o que achou!

Todos esses recursos estão disponíveis no iMedicina! Se você ainda não conhece a nossa proposta de software de gestão, dá uma olhadinha na nossa página para descobrir o que mais podemos fazer pela sua gestão!

Se quiser um contato personalizado, para discutir alguma questão específica sobre o seu consultório, solicite o contato com um dos nossos consultores por aqui!

Espero que as dicas de hoje tenham te ajudado a enxergar as múltiplas possibilidades que um prontuário eletrônico pode oferecer para o seu negócio!

Continue acompanhando o blog para receber mais dicas e informações úteis para melhorar a gestão do seu consultório ou clínica!

Até mais!

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