O que o paciente espera do atendimento em uma clínica odontológica

clínica odontológica

Muitos dentistas pensam que ter uma boa clínica odontológica significa apenas prestar os serviços tradicionais de um dentista. No entanto, isso apenas não basta.

Em primeiro lugar, porque assim como todas as demais áreas do mercado, a concorrência está aumentando gradativamente e ter um diferencial que chame a atenção e agrade seus pacientes é um ponto essencial.

Além disso, não é qualquer atendimento que garante uma clientela. É importante lembrar que, ainda mais se tratando de uma clínica odontológica, onde se trata diretamente da saúde bucal das pessoas e onde se tem um contato muito grande com a sensibilidade, um atendimento cuidadoso e de qualidade é fundamental.

Sabendo disso, respondemos o grande questionamento: o que o paciente espera de uma clínica odontológica? Ele espera, acima de tudo, receber um bom atendimento, que vai desde o primeiro contato para marcar uma avaliação até o retorno por parte da clínica pós-atendimento.

Como garantir um bom atendimento na minha clínica odontológica?

Tendo conhecimento de que o atendimento é o fator principal que leva à fidelização de seus clientes, é importante pensar em alguns pontos para oferecer o melhor serviço e garantir a satisfação dos seus pacientes.

Veja alguns cuidados que você deve tomar para atender todas, ou pelo menos boa parte das expectativas dos clientes.

1 – Organização – o primeiro cuidado é com a organização. É importante você manter em seu consultório uma pessoa que seja responsável por cuidar da sua agenda. Ela deverá marcar os horários dos pacientes de modo que nenhum deles tenha que passar pela situação de ter que esperar muito tempo para ser atendido.

É claro que, vez ou outra, algum imprevisto pode acontecer. Diante disso, procure sempre manter o contato com os pacientes, e se for possível, avise que a consulta pode atrasar, quando for o caso.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

2 – Documentação – Outro ponto importante para conseguir fidelizar seus pacientes é manter um cadastro atualizado de todos eles. Na primeira consulta é importante solicitar a cópia dos documentos para guardar em seus arquivos. Além disso, é extremamente importante anexar nesses cadastros os exames já realizados pelos pacientes, como raio-x, por exemplo.

Isso evita ter que ficar pedindo cópias de documentos mais de uma vez. No entanto, para que isso funcione, é preciso pensar em um bom sistema para arquivar todas as informações de forma segura e prática.

3 – Atendimento – no que diz respeito ao atendimento, vale a pena ressaltar que o paciente precisa ser tratado com todo o cuidado possível. O dentista precisa estar preparado para efetuar todas as operações necessárias de modo a causar o menos possível de incômodo para o paciente.

4 – Pós-atendimento – por fim, para conseguir conquistar de fato os seus pacientes, vale a pena investir também no pós-atendimento. E para isso, há diversas formas para manter esse contato. Seja através de um cartão em datas comemorativas ou uma simples ligação para saber como está sendo a recuperação.

Esses pequenos gestos farão o paciente perceber que você se importa realmente com ele, fazendo com que ele se sinta lembrado, e assim, volte a frequentar o seu consultório quando precisar.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o dentista deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica odontológica, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares odontológicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software odontológico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar a sua clínica odontológica e atrair novos pacientes!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.