Atendimento nos postos de saúde: desafios e ações promovidas pelos profissionais da saúde

A Secretaria de Saúde é um órgão que compete a todas as esferas governamentais e que tem como principal objetivo oferecer condições dignas de atendimento a toda a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar consultas, exames e demais procedimentos médicos.

Entretanto, como em muitos outros casos, na teoria tudo funciona melhor do que na prática.

Não são raras as manifestações da sociedade sobre a ineficiência no atendimento e na qualidade dos postos públicos. Muitas pessoas, infelizmente, chegam a morrer enquanto aguardam nas longas filas de espera.

Para os médicos, assim como para os demais profissionais credenciados junto à Secretaria de Saúde que atuam nessas Unidade Básica de Saúde (UBS), os desafios são diários, já que além da baixa remuneração recebida, muitas vezes faltam também equipamentos e condições salubres para que a correta execução dos trabalhos.

Interessado nesta discussão? Continue lendo este artigo e veja alguns pontos determinantes no atendimento público de saúde.

Secretaria de Saúde e Governo: onde está o grande problema?

A saúde pública encontra-se precarizada e muitas pesquisas e índices confirmam esta afirmação. O número de pessoas que precisa utilizar os serviços dos postos tem crescido proporcionalmente ao número de cidadãos que não têm encontrado esse atendimento.

Os problemas são drásticos, atingem a todos e vem desde as raízes. A Secretaria de Saúde culpa os governos, sejam municipais, estaduais ou federais, e o governo diz que está fazendo o melhor.

A verdade é que a rede criada para atender a população não tem conseguido suprir o gigantesco número de usuários dos postos e hospitais. Com esta superlotação, muitos outros problemas surgem e dificultam ainda mais qualquer processo de melhoria.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

O que falta na verdade? Médicos? Estruturas? Ou, quem sabe, mais organização?

O número de hospitais e UBS que estão em fase de construção, ou até mesmo licitação, no Brasil é gigantesco. E de acordo com o Conselho de Medicina, profissionais formados e aptos a exercer a profissão também não faltam.

O que realmente falta é uma gestão eficiente que aceite os problemas evidentes da saúde pública e que esteja disposta a consertá-los. Alguns, é claro, não são nada simples, porém, postergar não é o melhor caminho a ser seguido.

Desafios a serem vencidos pela Secretaria de Saúde

Um dos grandes desafios a serem vencidos pela Secretaria de Saúde está relacionado ao número insuficiente de profissionais que atuam nessas instituições. São poucos médicos, poucos enfermeiros, poucos técnicos e assim por diante.

Repensar a contratação desses profissionais, permitindo uma realocação mais sensata, é um dos melhores caminhos para começar a mudança da saúde pública.

Outro ponto importante e que deve ser tratado como prioridade pela Secretaria de Saúde é a fiscalização do trabalho de todos esses profissionais contratados. Infelizmente, não são poucos os relatos de pessoas que recebem para ficar em casa.

Por fim, é de extrema importância que o governo invista pesado na folha de pagamento dos médicos e demais profissionais da saúde enquanto injeta recursos também na compra de equipamentos e materiais que são indispensáveis para o andamento das consultas e dos procedimentos.

Gostou deste artigo? Concorda com os temas aqui abordados? Aproveite para conhecer outros de nossos conteúdos que falam sobre os desafios da Secretaria de Saúde e como enfrentá-los! Acesse nosso blog.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.