Benefícios do Programa Mais Médicos no Brasil

mais médicos

O programa Mais Médicos foi criado para reduzir a carência de profissionais no Sistema Único de Saúde. O programa trouxe diversos médicos estrangeiros para o país a fim de suprir essa demanda. O Mais Médicos foi renovado por mais três anos em 2016 e nessa nova fase a intenção é substituir os profissionais vindos de fora por brasileiros. Mais de 10 mil profissionais do nosso país se inscrevem no último processo seletivo e o objetivo é substituir 4 mil médicos cooperados.

São 1,2 mil vagas para 563 cidades de todo o país. Quanto ao perfil dos profissionais inscritos no processo seletivo, a maioria tem até cinco anos e formado, faixa etária entre 26 e 30 anos e é do sexo feminino. Existem muitos médicos de Minas Gerais e São Paulo interessados no processo.

Benefícios do Mais Médicos

Indiscutivelmente o programa trouxe benefícios para o Sistema Único de Saúde (SUS). O programa trouxe 18.250 mais profissionais para o país em 4058 cidades, 34 distritos indígenas, atingindo 63 milhões de pessoas em 73% dos municípios cobertos pelo programa. Além disso, 134 milhões de brasileiros foram atendidos pelo Saúde da Família.

Além disso, a educação também se beneficiou por conta do Programa. Foram criadas 5.306 mais vagas na graduação em 1.690 universidades públicas e 3.616 privadas. Em 2017 o objetivo é chegar em 11,5 mil vagas. O mesmo vale para a residência que adquiriu mais 4.742 com meta de 12,4 para 2017.

Outra área que também ganhou com o Mais Médicos é na de Infraestrutura. Mais de 5 bilhões foram financiados para reformas e ampliações e 26 mil Unidades Básicas de Saúde foram ampliadas.

Na primeira etapa, apesar de os médicos brasileiros serem priorizados, a maioria das inscrições veio de profissionais cubanos. Hoje, essa realidade se inverte e muitos brasileiros se interessaram e se inscreveram no Mais Médicos, valorizando ainda mais o programa.

Para a sociedade, esses números significam que mais mulheres têm atendimento pré-natal, mais pessoas com doenças crônicas são atendidas, problemas relacionados à saúde mental, da mulher, da criança, adulto e idoso recebem atenção. Garante atendimento personalizado e humanizado, pois visa a proximidade do paciente da sua casa, vinculando a família para resolução do problema de forma mais ágil.

Os profissionais brasileiros

O Programa Mais Médicos sempre foi aberto aos brasileiros, apesar da baixa procura nos dois primeiros anos de atuação. No processo seletivo de 2016/2017, esse cenário se modifica e muitos brasileiros se inscreveram a fim de conseguir uma vaga no programa. Isso traz inúmeros benefícios para a saúde pública brasileira, bem como é uma ótima experiência para os profissionais do nosso país.

Observar os benefícios o aumento no atendimento via SUS com certeza estimulou que os profissionais jovens ingressarem no Mais Médicos com sede de ainda mais melhorias na saúde dos cidadãos brasileiros.

Logo, é ideal que os profissionais da saúde sempre participem de debates relacionados à sua profissão para ampliar os seus direitos, melhorar seus planos de carreira e expor o que estiver errado, seja nos sistemas privados, seja nos públicos de saúde.

A sociedade necessita de cada vez mais médicos, bem como políticas públicas inteligentes para distribuição correta desses profissionais em todo o Brasil.

Gostou do texto? Acesse nosso blog e saiba mais sobre o assunto.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: