Odontologia: saiba quais os melhores caminhos para dentistas

dentistas

A carreira na Odontologia é uma das que mais crescem no Brasil, conforme apontam os levantamentos do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Em 2014, estavam concentrados no Brasil 15% de todos os profissionais da área de todo o mundo, no ano seguinte a porcentagem já era de 19%, o que representa quase 300 mil dentistas no país.

Em tese, o saldo é positivo para a população, pois a saúde bucal é de extrema importância e é por meio dela, inclusive, que outras doenças no restante do corpo podem ser inicialmente identificadas ou mesmo evitadas, como é o caso das infecções bacterianas, por exemplo.

No entanto, por mais que a oferta seja considerada grande, a procura nem sempre condiz com as expectativas e, por isso, é interessante e até mesmo necessário que o profissional busque alternativas após da graduação.

Do consultório ao serviço público: optando pelo tradicional

Nem sempre o inovador é garantia de sucesso. Muitas vezes é melhor fazer o básico bem feito do que arriscar no que ainda não se tem certeza. Por isso, a estabilidade encontrada nos trabalhos tradicionais é uma opção de caminho a ser seguido pelos dentistas.

Atuar em consultórios é a trajetória comum a recém-formados, por isso é considerada tradicional, e é mesmo a melhor opção para que se adquira experiência e amplie o networking para voos futuros ou mesmo oferecer crescimento nos ambientes de trabalho que já está inserido.

A abertura do próprio empreendimento também é comumente almejada e pode ser feita individualmente ou por meio de sociedade com dentistas de especialidades variadas.

É preciso, porém, ponderamento para investir com segurança e a consciência de que como toda empresa, os resultados e conquista de clientes acontecem aos poucos.

Inclusive, a dica para investir nessa possibilidade de abertura do negócio próprio, é verificar localidades em que a demanda esteja carente da oferta odontológica. Por exemplo, o CFO aponta em suas estatísticas que a maior concentração de dentistas está na região sudeste, enquanto norte e nordeste sofrem com a falta desses profissionais.

Se não quiser optar pelo ramo autônomo, a carreira em órgãos públicos é positiva do ponto de vista da estabilidade e do retorno financeiro. Por meio de dedicação e preparo, o profissional pode conquistar o acesso em entidades como a Polícia Militar, postos de saúde, hospitais, etc., com a aprovação em concursos.

Especialização amplia chances de crescimento aos dentistas

A formação no ramo odontológico é abrangente nas possibilidades ao atendimento da saúde bucal e embora a ideia de tentar abranger a maioria das áreas pareça ser a mais favorável, o mercado de trabalho apresenta um panorama em que os dentistas que se especializam têm cada vez mais chances de crescimento.

As áreas de atividades para especialização são diversas. Conheça algumas delas:

• Ortodontia: corrige por meio de aparelhos ortodônticos a mordedura e a posição dos dentes, bem como previne problemas nas arcadas dentárias e na face.

• Dentística Restauradora: faz o diagnóstico, prognóstico e tratamento da cárie, além de promover a recuperação de estruturas e funções dos dentes.

• Implantodontia: restaura espaços com ausências de dentes por meio de técnicas de implantes de próteses dentárias.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

• Endodontia: realiza o tratamento de lesões e doenças do nervo (polpa), dos sistemas de canais das raízes dos dentes.

• Periodontia: prevenção e tratamento dos processos infecciosos e inflamatórios das gengivas.

• Odontologia Legal: identifica cadáveres por meio da arcada dentária. É uma área promissora, embora popularmente menos conhecida e desempenha papel importante nas perícias criminais e cíveis.

• Traumatologia: diagnostica lesões e por meio de cirurgias realiza a recuperação oral e maxilofacial.

Outro caminho de especialização que pode ser feito, é visando a carreira acadêmica, realizando pesquisas e ministrando aulas. É possível tentar bolsa de mestrado e, posteriormente, de doutorado logo após se formar ou mesmo alguns anos depois, se desejar ampliar ou modificar os horizontes profissionais.

Lembrando que conhecimento nunca é demais e os dentistas podem se especializar em mais de uma área e potencializar a competitividade individual no mercado.

Odontologia Moderna ganha preferência do público

Apesar de a saúde ser o principal objetivo dos dentistas e de quem visita o consultório odontológico, o bem-estar está cada vez mais ligado à estética e à autoestima e, por este motivo, os tratamentos que proporcionam melhora externa aos dentes estão sendo amplamente procurados.

Com isso, a tecnologia vem se desenvolvendo e se tornando uma aliada cada vez mais importante. Os materiais e equipamentos mais cotados são principalmente aqueles que permitem construir (e reconstruir) o sorriso virtualmente e moldá-lo ao paciente clinicamente.

É interessante salientar, portanto, novamente as áreas de especialização, já que a Implantodontia e a Dentística Restauradora são as que mais permitem procedimentos variados que contribuem para o melhoramento estético.

O melhor caminho para seguir e construir a carreira é cada dentista que escolhe e faz, mas as opções existem para que cada um busque aquilo que melhor se adéque ao seu potencial e o leve ao sucesso.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou desse artigo? Conheça outros textos em nosso blog e não perca o próximo!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: