Cinco ações para ampliar as relações com o convênio médico que trabalho

Cinco ações para ampliar as relações com o convênio médico que trabalho

Quer saber como melhorar as relações com o convênio a que você está credenciado? Veja algumas dicas neste artigo:

5 ações para melhorar a relação com o convênio médico

1. Muita atenção na hora de assinar o contrato

Ter um contrato formal e bilateral é uma regra imposta em lei que visa zelar tanto pelos direitos dos médicos e dos demais profissionais da área da saúde, quanto pelos das próprias operadoras de planos de saúde.

Esse contrato deve ser bastante claro e conciso. Além disso, deve descrever todos os direitos e deveres de ambas as partes da relação que está sendo formalizada.

Preste atenção a cada um dos detalhes deste documento. Veja se ele está completo, ou seja, se apresenta o objeto do contrato, sua natureza, as vigências e demais critérios impostos para a prorrogação ou rescisão e assim por diante.

Tudo o que foi acertado “de boca” deve estar contido nessas páginas a fim de que seja posteriormente cumprido.

2. Esteja ciente do valor pago pelos serviços prestados

Também é importante ter bem definido quais serão os serviços prestados por você ao convênio bem como a contraprestação que lhe será paga por tal trabalho.

A fim de melhorar a relação profissional X operadora, é de suma importância ter tudo isso bem esclarecido antes mesmo do início das atividades, para que futuros problemas deixem de existir, atrapalhando a rotina dos trabalhos do consultório.

3. Atenção para a glosa

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Você sabe o que é glosa? Pois bem, caso não saiba glosa é qualquer tipo de suspensão feito no pagamento do profissional devido a inconsistências ou possíveis erros avaliados pelas operadoras de saúde.

Qualquer tipo de irregularidade que possa vir a causar esta restrição deve estar prevista em detalhes no contrato para que o profissional possa se ater a isso, entregando relatórios cada vez mais dentro dos padrões exigidos.

4. Entenda como funcionam os reajustes da operadora

Outro passo importante para se dar bem com o convênio em que você escolheu se credenciar é entender quais são as políticas de reajuste no pagamento do profissional praticado pela operadora em questão.

Este reajuste pode ser livremente negociado entre as partes e deve ser esclarecido em contrato para prevenção de erros e irregularidades.

Vale frisar que quando as partes não entram em acordo sobre este reajuste, em 31 de março de cada ano deverá aplica-se o IPCA, que o índice estabelecido pela própria ANS sobre este aumento pago ao profissional.

5. Conheça as causas passiveis de punição

Por fim, não menos importante, é claro, para resguardar a relação entre profissional e convênio médico, é importante que você saiba todas as causas previstas e passíveis de punição como glosa ou até mesmo rescisão contratual.

Mais uma vez frisa-se que tudo deve estar previsto em contrato devidamente assinado por ambas as partes.

Fique esperto: saiba o que é vedado aos convênios médicos

Exclusividade no atendimento, regras que impossibilitem o profissional de contestar as glosas e rejuntes que diminuam o valor do recebimento pago para o profissional são exemplos de ações vedadas aos convênios. Não aceite trabalhar desta forma!

Quer mais informação e conteúdo sobre este assunto? Aproveite para acessar o nosso blog e tenha acesso a muitos outros artigos interessantes como este!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.