Clínica estética e tecnologia: como ela pode ajudar a apresentar os resultados aos pacientes

clínica estética

A matéria-prima de trabalho de uma clínica estética não é o serviço prestado por médicos capacitados, mas sim a expectativa que uma pessoa tem para consigo mesma. Falando de maneira geral, as insatisfações de uma pessoa são o que a motiva a recorrer a uma intervenção cirúrgica para resolver seus problemas de percepção consigo mesma.

Só nessa constatação, já é possível identificar um ponto importante em que as clínicas de estética podem se beneficiar da tecnologia. Atualmente, já é possível criar um tipo de “projeção” daquilo que será o resultado final após a cirurgia. Com esse tipo de projeção, o paciente consegue ter uma visão clara do que poderá ser feito e, principalmente, se estará satisfeito com o resultado final.

Mas essa não é a única forma de se beneficiar da tecnologia dentro de uma clínica estética. Na verdade, pode ser no processo cirúrgico, no processo de atendimento ou até mesmo no processo de divulgação da clínica. É claro que vamos falar um pouco sobre cada uma dessas possibilidades.

Tecnologia assistida para cirurgias estéticas

Quando falamos de processo cirúrgico em uma clínica estética, a tecnologia está presente em praticamente todos os momentos. Seja por meio das cirurgias assistidas, em que é possível acompanhar todo o procedimento através de uma tela, ou por meio de pequenos mecanismos que permitem a inserção e a inspeção de vasos sanguíneos, artérias e assim por diante.

O próprio acompanhamento das reações do paciente durante a cirurgia também é uma forma de se beneficiar da tecnologia. Afinal, caso qualquer alteração aconteça, será indispensável tomar medidas rápidas e efetivas para garantir a proteção de sua saúde.

O que é preciso ficar bem claro é que a tecnologia, apesar de importante, serve apenas como um complemento do que realmente importa: a destreza do cirurgião e de toda a sua equipe. Até por isso, existem alguns cirurgiões que “torcem o nariz” para algumas tecnologias e preferem manter o seu trabalho como já era feito antes.

Além disso, tem o fator investimento embutido nas novas tecnologias. Dependendo do equipamento que é requerido, o valor não justifica os benefícios propostos. Lembrando sempre que não é apenas o equipamento em si, mas também o manejo, a manutenção e assim por diante. Ou seja, no final das contas, sempre é preciso pensar no custo-benefício das tecnologias utilizadas em uma clínica estética, pois só assim conseguimos mantê-la sustentável.

A tecnologia a serviço do paciente

Existe um fato irremediável dentro de uma clínica estética: qualquer paciente irá procurar na web informações sobre o procedimento cirúrgico que fará. Ou seja, é muita ingenuidade achar que o paciente não tentará descobrir mais sobre o que será feito. Como não se pode evitar essa consulta, o melhor é usufruir da tecnologia e facilitar esse esclarecimento ao paciente. Além disso, será possível diminuir a curiosidade dele, criando diferentes ferramentas de comunicação e, consequentemente, conquistando a confiança do paciente no seu trabalho.

Mas vamos nos concentrar em como a tecnologia melhora o conforto e a segurança do paciente dentro da clínica estética. Entre os recursos possíveis, os principais deles são as projeções de resultados do procedimento cirúrgico, através dos quais é possível criar diferentes simulações com a cirurgia feita. Isso é importante para trazer um pouco mais de tranquilidade ao paciente e trabalhar a sua ansiedade.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Também é possível utilizar a tecnologia para mostrar o que pode ser indispensável ao paciente, principalmente em casos de cirurgias bariátricas, em que a clínica de estética pode ser o principal recurso para diminuir problemas causados pela obesidade, por exemplo. Aliando o uso de novas tecnologias com o parecer médico, as necessidades dos pacientes ficarão mais claras.

Clínica estética, tecnologias e resultados

Agora, quando falamos da apresentação dos resultados aos clientes, o uso de tecnologias pode ser importante não só no método de projeção de resultados, mas também na forma como os resultados são apresentados. De maneira geral, a maioria das pessoas já faz acompanhamento por fotos para medir o seu “antes e depois” do procedimento cirúrgico.

Mas os resultados podem ir além. Acompanhamento de índice de massa corpórea, densidade do sangue, conferência de medidas e de peso… Enfim, são vários os dados que podem ser comparados no antes e depois do procedimento cirúrgico.

Para pacientes que ainda estão inseguros em fazer ou não o procedimento cirúrgico, o uso de tecnologias de projeção de resultados é indispensável, pois só ele poderá mostrar de maneira mais próxima ao real como ele ficará após o procedimento.

Lembrando sempre que o procedimento pode ficar um pouco diferente da projeção. Mas ainda assim, com certeza ficará muito próximo dessa projeção.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Quer ler mais sobre clínica estética e os desafios do seu dia a dia? Então veja em nosso blog outros artigos sobre o assunto. Deixe também um comentário, uma crítica ou uma sugestão e compartilhe sua opinião conosco.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.