Quero abrir uma clínica estética: o que devo fazer?

clínica estética

Abrir um negócio pode ser complexo, devido à burocracia imposta pelo Estado brasileiro. No caso de uma clínica estética, ainda é preciso conhecer a legislação específica para atender às exigências dos órgãos responsáveis.

No entanto, se você tem um bom planejamento, não terá complicações na implementação da empresa. Nesse artigo trazemos o básico que você precisa saber para iniciar seu negócio.

Plano de negócios

No plano de negócio funciona como uma espécie de roteiro, no qual estarão todas as etapas descritas de maneira prática. Você pode obter um plano de negócios por meio de uma assessoria administrativa ou através do Sebrae. Ou, se desejar, pode estudar como fazê-lo, e nesse sentido você também pode obter ajuda com o material do Sebrae. Com ele será mais fácil se inteirar sobre o mercado, a concorrência, o público-alvo e os fornecedores.

Público-alvo, localização e concorrência da clínica estética

Conhecer o público é um dos primeiros passos para traçar seu planejamento. Os consumidores dos serviços de estética são, em sua maioria, mulheres, e possuem uma média de idade de 25 anos. Mas é importante lembrar que os homens estão se interessando pela estética cada vez mais, e não devem ser esquecidos na hora de escolher os serviços. É importante conhecer o comportamento desses potenciais clientes. É sabido que eles apreciam beleza, saúde e bem-estar.

A escolha do ponto costuma ser demorada, pois é uma das partes mais importantes do planejamento. A escolha deve ter base nas informações do seu público alvo e nas exigências do Estado para o setor. Se os pacientes que você irá atender têm uma renda alta, a estrutura deve ser abastada e a localização em um bairro rico.

Pense na mobilização até o espaço, se as ruas são asfaltadas e se o bairro é seguro. O ponto deve ter área para estacionar ou deve ficar próximo a pontos de ônibus. Esses fatores irão reduzir o número de opções, e assim será mais fácil de escolher o melhor lugar para sua clínica estética.

Depois de escolhido o ponto do negócio, você precisa conhecer profundamente os concorrentes. Converse com clientes, ex-clientes e pessoas que já foram colaboradoras da empresa. Assim você saberá os pontos fortes e fracos da concorrência. As informações obtidas servirão para você criar uma estratégia de marketing eficiente.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Legislação

Você precisa conhecer a lei e a regulamentação da área para atender às exigências. Além dos procedimentos básicos para abrir uma empresa, é preciso saber as regras da vigilância sanitária e sobre a infraestrutura do estabelecimento.

Na hora de realizar o registro, você deve relatar os serviços que irá oferecer no seu negócio. Conheça as normas da Anvisa para as clínicas estéticas. Existem algumas exigências como, por exemplo, ter uma altura de 2 metros entre as divisórias, as paredes claras e lisas e banheiros independentes.

A criação de uma clínica estética demanda tempo, dinheiro e energia, mas se você seguir as dicas, não terá complicações. Sempre que puder, conte com a ajuda de profissionais especializados, pois eles conhecem o processo e irão acelerar a abertura.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se você quer mais informações para seu negócio, leia agora mesmo os posts relacionados do nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.