Como aumentar o faturamento do consultório

“Como aumentar o faturamento do consultório

Se você possui uma clínica ou consultório médico, certamente deseja aumentar o faturamento. Afinal, é dele que virá o seu lucro final.

Preparamos um artigo para te ajudar a organizar a gestão e investir no consultório de maneira efetiva para colher os frutos depois. Boa leitura!

Por onde começar?

A independência financeira é o grande objetivo de muitos. Mas, para alcançar o sucesso, é necessário investir com planejamento estratégico para que o consultório comece a aumentar o faturamento.

O primeiro investimento necessário é na infraestrutura do seu consultório. Para começar a atender, você precisa de um espaço equipado e confortável para receber os clientes. No entanto, esse não é um investimento que irá ocorrer apenas no início. 

Com os novos procedimentos que aparecem no mercado, irão surgir também novos equipamentos. Uma clínica atualizada, com equipamentos modernos e que atenda a uma gama diferente de serviços certamente irá se destacar em relação às outras. 

Portanto, além da infraestrutura, é necessário também que você invista em capacitações e especializações.

Cuide da saúde financeira do seu consultório

A gestão financeira é o conjunto de ações tomadas para acompanhar as transações, controlar gastos e fazer planejamentos. Uma boa administração de recursos é essencial para aumentar o faturamento, pois controla os recursos e evita gastos desnecessários.

Lembre-se, também, de sempre separar o seu dinheiro pessoal do dinheiro profissional. Essa mistura pode ser prejudicial para a clínica, pois, se o dinheiro é retirado frequentemente do caixa, isso evita que ele seja investido em recursos para o crescimento da clínica.

A saúde financeira da clínica depende muito do controle do que entra e sai do caixa. Para isso, existem as ferramentas de fluxo de caixa, que são bastante eficientes em registrar as receitas e despesas do mês. 

Dessa forma, o gestor pode acompanhar a situação e se preparar para o pagamento das contas do mês. Além disso, o fluxo de caixa bem organizado irá refletir em toda a organização financeira da clínica.

Não se esqueça dos tributos! Eles também são parte das despesas do consultório e devem ser pagos corretamente para evitar problemas futuros. É necessário fazer um planejamento tributário com profissionais qualificados para isso. 

A carga tributária é cobrada em qualquer empresa, e pode gerar muita dor de cabeça se não for respeitada. Ninguém quer ser surpreendido com uma multa, não é mesmo? Além disso, um bom planejamento também evita o pagamento de impostos a mais.

O uso de softwares médicos pode auxiliar na parte financeira, pois possui recursos específicos para a organização do seu dinheiro e fluxo de caixa, entre outras facilidades.

Como conquistar os pacientes?

Pesquise e conheça o perfil do seu paciente para saber as melhores formas de atraí-lo. A presença do médico nas redes sociais é indispensável atualmente, já que, grande parte dos possíveis pacientes utiliza a internet para buscar por serviços. 

Invista no marketing médico para ter visibilidade e autoridade online. Assim, você será encontrado por potenciais clientes.

Com a produção de conteúdo relevante, informações de contato e localização da clínica, isso irá facilitar a jornada de decisão do paciente, que certamente irá optar por consultar com um profissional que julga ter credibilidade. 

As boas práticas de SEO também irão ajudar no ranqueamento do seu site ou blog, fazendo com que sua clínica apareça em primeiro nas buscas.

Invista em um atendimento de qualidade

A satisfação do paciente começa a partir do momento em que ele chega à clínica. Tenha uma equipe capacitada para atender a todos com educação e cortesia. 

Ofereça uma sala de espera confortável, com ambiente limpo e clima agradável. Um diferencial é oferecer wi-fi, água, café e biscoitos. 

O paciente que passa por uma boa experiência tem maior tendência a retornar ao consultório, além de fazer indicações que podem se tornar possíveis pacientes.

Esteja sempre atento à pontualidade. O respeito ao horário é muito apreciado. Alguns pacientes consideram atrasos como um descaso do profissional, e podem sair insatisfeitos da sua clínica. 

Utilize a tecnologia em seu favor

Com a ajuda de um software médico, você pode ter a sua agenda mais organizada e evitar os possíveis atrasos, pois o sistema digital possui mecanismos para enviar lembretes aos pacientes.

O uso do software médico, além de facilitar a rotina do consultório, ainda facilita a comunicação com o paciente. O agendamento online evita diversas ligações telefônicas que incomodam muita gente. Outra facilidade oferecida pelo software médico é o Prontuário Eletrônico (PEP). 

O Prontuário Eletrônico registra todos os diagnósticos, exames e dados de um paciente, prevenindo possíveis erros. O uso do Prontuário Eletrônico ainda irá dispensar o armazenamento de arquivos físicos, proporcionando a melhor organização do ambiente, já que não será necessário guardar a papelada.

Disponibilize diferentes formas de pagamento. Com o avanço das tecnologias digitais, muitas pessoas abandonaram o dinheiro físico e só carregam cartões na bolsa. 

Se você possui uma máquina de cartão, já terá uma vantagem em relação aos consultórios que recebem pagamentos exclusivamente em dinheiro. 

O pagamento com cartão ainda é uma opção segura e uma garantia de que você irá receber. Além disso, a possibilidade de parcelamento também é a preferida de alguns pacientes. Existem também formas digitais de receber pagamentos por cartão, sem a maquininha. O PicPay tem feito bastante sucesso. Ofereça, também, flexibilidade em relação às datas de pagamento.

Se você deseja automatizar e otimizar os processos no seu consultório para aumentar o faturamento, invista em um software de gestão de clínicas e consultórios. 

O iMedicina disponibiliza todas as ferramentas necessárias para a gestão e para o marketing da sua clínica ou do seu consultório. Você pode conhecer todos os benefícios do software do iMedicina, criando uma conta gratuita para experimentar os serviços. Aproveite para conhecer todos os planos premium disponíveis. 

O iMedicina é um software de gestão para consultórios e clínicas que automatiza processos e facilita o dia a dia do consultório ou clínica, com praticidade e eficiência. Com ele, você irá encontrar ferramentas que ajudam a aumentar o faturamento da clínica. Para mais informações, acesse o site do iMedicina.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: