Como incluir o convênio médico que trabalho na gestão da minha clínica

A gestão empresarial da maioria das clínicas ou consultórios quase sempre é feita pelos próprios profissionais de saúde, com pouca experiência nos processos internos que envolvem a gestão de uma empresa. Entretanto, a saúde financeira de sua clínica é fundamental para que você continue se dedicando a salvar vidas. E isto inclui ter o controle de todos os fatores, até mesmo aqueles mais difíceis, como o faturamento obtido através de convênio ou plano de saúde.

Primeiramente, você precisa certificar-se de que está fazendo o faturamento correto dos planos de saúde. Isto é fundamental para garantir que os valores faturados sejam corretamente recebidos e não estejam sendo reduzidos indevidamente.

Como fazer o faturamento da minha clínica com os convênios médicos?

É necessário que você conheça todos os processos que envolvem o faturamento das contas médicas dos planos de saúde até a liberação dos pagamentos pelos convênios.

Para que você receba os valores corretos pelos serviços prestados é preciso que realize todos os procedimentos burocráticos exigidos durante o preenchimento das guias TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar) com as informações necessárias e acompanhe todas as etapas do faturamento.

O TISS é uma ferramenta estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e tem como um de seus objetivos padronizar as ações administrativas das operadoras de planos de saúde.

É preciso que descreva detalhadamente cada procedimento médico que realizar, incluindo seus honorários e a relação dos insumos utilizados. A cada “lote” de guias TISS concluído é gerado um extrato de atendimentos.

O convênio efetua os pagamentos a partir da análise destes extratos. Mesmo após a confirmação do pagamento pelos planos de saúde é necessário que a clínica faça a conferência dos dados para verificar se todos os valores faturados foram aprovados e devidamente pagos.

Este é um procedimento bastante trabalhoso para ser realizado manualmente, por isto é importante contar com um suporte tecnológico para este fim e facilitar o gerenciamento financeiro de sua clínica.

Tecnologias que podem auxiliá-lo na gestão de sua clínica

Atualmente, há diversos softwares de gestão e sistemas tecnológicos específicos que podem auxiliar você na gestão financeira de sua clínica ou consultório. Uma busca simples no Google e você poderá conhecer alguns deles.

Através de alguns destes sistemas você poderá gerar os arquivos TISS e realizar o faturamento de um grande número de guias TISS simples para diversos planos de saúde diferentes e em seus diferentes lotes. O sistema valida as suas guias, excluindo os erros durante o processo de faturamento.

Algumas destas ferramentas mais completas contam ainda com outros serviços como o agendamento de consultas e prontuário eletrônico.

Além destas ferramentas tecnológicas que você mesmo pode gerenciar, há algumas empresas que prestam serviços profissionais de gestão administrativa em clínicas ou consultórios de maior porte, e oferecem todo o suporte na gestão de contas dos convênios médicos.

Assim, você poderá fazer a gestão do convênio médico da sua empresa com o auxílio da tecnologia para organizar o seu fluxo de caixa e manter a sua clínica saudável, exatamente como você faz com os seus pacientes.

Gostou deste texto? Então, não deixe de ler outros textos interessantes em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: