Como o agendamento online ajuda em dados estatísticos para minha clínica

O agendamento online é uma ferramenta que simplifica o trabalho de marcar consultas, pois permite que qualquer pessoa agende sua própria consulta de qualquer lugar usando apenas um dispositivo com conexão à internet, como computadores, smartphones e tablets.

Muito se fala dos benefícios do agendamento eletrônico, de sua praticidade, agilidade e otimização do processo, que permitem que as secretárias e recepcionistas da clínica dediquem seu tempo a outras tarefas e ao atendimento dos pacientes no local, além da facilidade de organização da agenda e redução de faltas por esquecimento.

Entretanto, o agendamento online também possibilita que você gere dados e estatísticas específicas das consultas marcadas. Essa característica abre novas possibilidades na gestão do seu negócio e te permite conhecer de forma precisa qual público você atende e o que ele procura.

O agendamento online mostra os pontos fortes e as deficiências da sua clínica

As estatísticas geradas pelo agendamento digital vão te mostrar detalhadamente quem você atende. Você pode gerar estatísticas sobre idade, sexo e raça dos pacientes, por exemplo. Também pode saber quantos deles tem diabetes, problemas cardíacos ou qualquer outra doença. É possível saber também quais profissionais e especialidades tiveram mais procura e em quais meses sua clínica teve mais ou menos agendamentos.

Todas essas informações vão te ajudar não só a entender quem é seu paciente, mas quais são os pontos fortes do seu centro de saúde e o que precisa ser trabalhado e valorizado. É como ter um mapa detalhado da sua clínica.

Traçando estratégias com as estatísticas do agendamento online

Os dados obtidos através do agendamento eletrônico podem e devem ser utilizados a favor da sua clínica e para melhorar o atendimento e os serviços oferecidos. Essas estatísticas te ajudam a tomar decisões inteligentes e eficazes. Por exemplo, você pode perceber que atende em seu consultório poucos homens ou apenas mulheres mais jovens. Isso pode acontecer por diversas razões, é claro. Mas sabendo disso, você pode fazer uma publicidade voltada para esses segmentos ou publicar em seu site ou blog artigos direcionados para eles.

Conhecendo melhor o seu público você também vai saber a melhor forma de lidar com ele, não apenas durante a consulta, mas no atendimento antes e depois e na sala de espera, direcionando revistas, programas de TV, panfletos.

Com base nas estatísticas, você também pode escolher os meses menos movimentados para tirar férias, entender quantas das suas consultas são retornos ou o número de faltas. O agendamento online também permite avaliar quantos pacientes você atende de forma particular ou através de convênios, ajudando a avaliar o faturamento da clínica e traçar uma estratégia considerando seus objetivos.

O agendamento online possibilita uma gestão mais objetiva e clara, com conhecimento da realidade da sua agenda, dos seus pacientes e da sua clínica. Assim, você evita tomar decisões às cegas ou com pressa, valorizando o seu centro de saúde, os pacientes e todos profissionais e funcionários envolvidos.

Gostou desse texto e quer saber mais? Veja outros artigos no nosso blog.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: