Como ser um médico conveniado com a Amil?

Em pleno contexto de crise econômica no Brasil e elevada concorrência no mercado de saúde, atender por convênios médicos pode ser uma alternativa. A opção ajuda a atrair uma parcela de pacientes que não chegariam até a clínica se não fosse pelo plano. Por isso, esta ferramenta é fundamental para quem está começando na carreira, mas também faz parte da rotina de profissionais com anos de trabalho e nome consolidado.

Atualmente são dezenas de operadoras no país que oferecem o serviço de convênio médico. A Amil, que trataremos nesse artigo, foi fundada no Rio de Janeiro na década de 1970 e já é a maior empresa de medicina de grupo no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde (ANS). A Amil é credenciada com mais de 2 mil hospitais em todo o país, além de 35 mil consultórios e clínicas e em torno de 6 mil laboratórios para a realização de exames e diagnóstico. Ao todo, cerca de 21 mil colaboradores fazem parte da empresa.

Como tornar-se um credenciado?

Para tornar-se um credenciado, o primeiro passo é entrar em contato diretamente com a Amil, que irá transmitir as informações referentes ao procedimento de cadastro no convênio médico. De qualquer forma, é comum que o pedido deva ser formalizado, bastando acessar a homepage da empresa e preencher as informações no link “seja nosso credenciado”.

Neste documento, o médico deve informar se é pessoa física ou jurídica. No primeiro caso, é necessário preencher informações pessoais, endereço de atendimento, área de especialidade médica, informações acadêmicas e histórico profissional. Já no segundo, para credenciar a clínica, que é pessoa jurídica, além dos dados anteriores deve-se informar também todos os atendimentos e serviços oferecidos, bem como os equipamentos disponíveis.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Para a clínica, também será necessário enviar uma série de documentos para a Amil, como o Contrato Social ou a ata de constituição do consultório médico, o cartão de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a inscrição ativa no Conselho Regional de Medicina (CRM), um comprovante da conta bancária da empresa para os repasses financeiros, o alvará da vigilância sanitária, informações profissionais do responsável pelo consultório, e outras informações de imposto de renda.

Quais as vantagens e desvantagens de um convênio médico?

A principal reclamação de médicos credenciados a planos de saúde é sobre a remuneração. O valor pago pelos convênios médicos às clínicas por cada paciente atendido é muito abaixo do valor praticado no caso de consultas particulares. Há ainda profissionais que reclamem da interferência na autonomia do médico sobre os exames e tratamentos necessários, e por vezes atrasos no pagamento. Além disso, a burocracia exigida dificulta a rotina do consultório e exige uma reestruturação de toda a parte operacional.

Porém, os convênios ajudam, sim, a divulgar o nome do espaço e do médico, e assim ocupar a agenda e ampliar a cartela de clientes. Esse fator é relevante principalmente para profissionais em início de carreira, ou que mudaram de cidade, ou ainda que estão expandindo as áreas de atendimento e serviços do consultório e precisam de divulgação. Adicionalmente, existe também a possibilidade de pacientes que chegaram pelo convênio acabarem necessitando de tratamentos que o plano não cobre, e assim, retornam com uma consulta particular, ou ainda indicam o atendimento para terceiros.

Quer saber mais sobre convênios médicos? Leia outros artigos em nossa página!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.