Conselho Regional de Nutricionistas: saiba como esse órgão pode ajudar o profissional

nutrição

As profissões da área de saúde contam com os Conselhos Federais e Regionais para fiscalizar se os profissionais estão cumprindo as exigências. Isso porque, para o exercício da profissão, é necessário registrar-se no Conselho Regional e sempre utilizar seu número de identificação em receitas, dietas e orientações. Mas você sabe como o Conselho Regional de Nutricionistas pode ajudar você, profissional de nutrição?

Função do Conselho Regional de Nutricionistas

Além de possibilitar o registro e fazer a fiscalização, o Conselho também tem como função a orientação sobre os deveres da profissão e a responsabilidade de disciplinar, quando for o caso, seja como multa ou punição mais severa, podendo fazer com que o profissional fique sem o registro. O órgão também é responsável por receber as denúncias e fazer os esclarecimentos necessários.

Essa necessidade de se obter o registro para atuar impede que outros profissionais que não estejam qualificados apropriem-se de trabalhos e atribuições exclusivas dos nutricionistas. Funciona como uma proteção aos bons profissionais da área.

O Conselho Federal de Nutricionistas foi criado em 1976, exatamente com essa função: regulamentar a atuação dos profissionais que trabalhavam com nutrição. Nos anos 80, houve a subdivisão em Conselhos Regionais, para que a fiscalização fosse mais efetiva e eficaz em relação ao regimento da profissão e suas necessidades.

Atualmente, eles são divididos em dez, sendo que seis deles atuam em dois ou mais estados. Profissionais de nutrição do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins respondem ao CRN-1. O CRN-2 regulamenta a profissão no Rio Grande do Sul. São Paulo e Mato Grosso do Sul são atribuídos ao CRN-3. O CRN-4 normaliza os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Bahia e Sergipe são regidos pelo CRN-5. Os CRN-6 e 7 são os que abrangem mais estados. O primeiro diz respeito a Alagoas, Ceará, Maceió, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O segundo, CRN-7, orienta os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima. Os CRN-8, 9 e 10 regulamentam os estados do Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina, respectivamente.

Mercado de trabalho e crescimento da profissão

A criação dos Conselhos ajudou a profissão de nutricionista a se estabelecer cada vez mais e isso fez com que o mercado de trabalho crescesse em relação às oportunidades apresentadas. A exigência da formação do profissional e do cumprimento das leis, portarias e diretrizes, aumentou a profissionalização da área e ajudou a criar a credibilidade perante o público. Hoje, o profissional de nutrição tem sua profissão regulamentada por lei, portanto todo lugar que trabalhe com nutrição ou alimentação humana deve ter um nutricionista responsável. Seja como consultoria, supervisão, planejamento, ensino, educação alimentar, auditoria, assistência ou na prescrição de dietas especiais.

Cada vez mais, a presença de um nutricionista é necessária, e não somente para pacientes individuais, mas também todos os lugares envolvidos com preparação de alimentos, seja no controle de qualidade, estudos, educação de alimentação escolar, nas empresas, restaurantes, asilos, creches, entre outros.

A missão dos Conselhos Regionais é acompanhar a evolução tanto da profissão, de uma maneira geral, quanto dos profissionais de nutrição. Para isso, eles trabalham com a divulgação de melhores práticas profissionais, educação e orientação ético-profissional. Trabalhar o aprimoramento, com eventos e cursos, e a difusão das tendências e estudos, seja divulgando novas descobertas, também entra na lista. Bem como expandir o campo de atuação, promovendo palestras e debates. Ou seja, basicamente eles devem trabalhar junto aos profissionais da área para desenvolver, ampliar e melhorar esse campo de atividade.

O Conselho também tem como missão orientar, oferecendo consensos e diretrizes, e até mesmo pareceres técnicos, para ajudar o profissional de nutrição a guiar-se diante de questões e decisões importantes.

Benefícios para o profissional de nutrição

Como isso acontece na prática? Isso se dá de inúmeras formas. Se a questão for um caso específico e você esteja na dúvida de como proceder na situação, pode procurar o Conselho para uma orientação sobre a ocorrência em particular. Além disso, cada Conselho Regional oferece vantagens e benefícios a seus inscritos. Eles podem variar desde convênios com faculdades e universidades, oferecendo bolsas de pós-graduação em áreas específicas, e até descontos em cursos de idiomas e em escolas infantis para os filhos dos profissionais. Há também convênios com lojas de produtos alimentícios, convênios médicos e odontológicos, entre outros.

Mas como isso é diferente para cada região, deve-se procurar na sessão de Convênios no site do Conselho Regional que o profissional de nutrição se registrou. Em geral, todos oferecem acessos à legislação da área, tais como as normas técnicas, portarias, decretos, leis, códigos de ética e manuais de conduta.

Todo Conselho quer que seus profissionais estejam bem qualificados e colocados no mercado de trabalho, visto que isso melhora o exercício da profissão como um todo. Para isso, foram criados os bancos de oportunidades para a divulgação das vagas disponíveis na área de nutrição.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional de nutrição deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de nutrição e dos pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira outros em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: