Construindo a marca pessoal do médico por meio do branding médico

Construindo a marca pessoal do médico por meio do branding médico

Quando se fala em uma carreira na Medicina, já logo associamos a anos e anos de estudo e preparação. Livros, cursos, noites sem dormir. Mas, depois de tanto esforço, você pode não conquistar tudo o que sonhou se o branding médico não for trabalhado da maneira correta.

Pense nesta frase: “tão importante quanto ser, é parecer ser”. Ela diz muito sobre a sua carreira. Você pode até estar entre os melhores profissionais de determinada área, mas se os pacientes não souberem disso, poderão agendar consultas com outro médico. E não é isso que você quer!

Por isso, hoje vamos te ensinar a como começar a dar os primeiros passos para a construção de um branding médico de sucesso!

Para começar: o que é branding médico?

Ao analisarmos outros mercados, o branding na área da saúde é, relativamente, uma área nova. Afinal, antigamente, os médicos e demais profissionais da saúde não enfrentavam o nível de concorrência que enfrentam atualmente.

O branding médico surge, portanto, como uma forma dos profissionais se destacarem, atraindo, engajando, encantando e retendo pacientes.

Branding vem da palavra inglesa “brand”, que significa marca. O branding é, dessa forma, uma estratégia que visa criar e gerenciar uma marca, tornando-a conhecida do público. Aqui, a marca é você, sua clínica ou consultório.

Nesse sentido, é muito importante reforçar que essa marca não precisa ser, necessariamente, nova. Profissionais que estão há muito tempo no mercado também podem se valer das técnicas de branding para conquistar mais clientes.

À medida que os pacientes se tornam mais informados sobre sua própria saúde graças à Internet, eles também estão se tornando consumidores de saúde mais experientes e exigentes. Aliás, cerca de 60% dos clientes fazem pesquisas online antes de agendar uma consulta.

Com novas tecnologias surgindo a cada momento, os pacientes acessam avaliações e classificações online quando quiserem. Inclusive, 84% dos clientes acreditam nessas avaliações tanto quanto acreditam em uma indicação pessoal. Por isso, os profissionais não podem ignorar a imagem de sua marca por muito tempo.

Comece pelo básico

O primeiro passo para criar, reformular ou reforçar uma marca pessoal é pensar qual imagem você quer que as pessoas recebam ou tenham de você. É necessário entender o que te torna diferente dos demais médicos.

Quem é você na Medicina? Um profissional inovador, antenado às novidades, arrojado? Um profissional experiente, tradicional e reconhecido em sua área? Alguém que possui uma técnica própria? Quanto mais real, melhor. As pessoas estão em busca da verdade.

Pense também em quais pacientes você pretende atrair. Idosos, homens, mulheres, pais, famílias. Diferentes públicos possuem diferentes interesses e necessidades, influenciando diretamente em sua estratégia.

Como em qualquer negócio e mercado, um médico ou clínica deve conhecer seus clientes em potencial o mais intimamente possível. Isso possibilita uma conexão maior, melhorando a experiência dos pacientes em toda a jornada com você.

Todas essas decisões são muito importantes. O seu projeto será baseado na sua imagem. E, a partir disso, será formada a sua marca pessoal com logo, cartão de visita, site, redes sociais, etc.

Um branding bem planejado e executado é capaz de estabelecer confiança, atrair parcerias, comprovar experiência, expressar acolhimento, mostrar que o paciente é o foco do trabalho. É como o mundo enxerga o seu trabalho!

Foque no que você faz de melhor: cuidar dos seus pacientes

O trabalho de branding, e marketing digital como um todo, demanda planejamento, estratégia e produção de conteúdo. Você pode optar por estudar o assunto e se aventurar a fazer tudo isso sem ajuda. Pode funcionar? Claro que sim! Mas quanto tempo sobrará para você realizar seus atendimentos, realizar cursos em sua área?

Sem ajuda, você realmente será capaz de manter uma rotina de posts em redes sociais? Posts em blog? É um esforço que pode não compensar em longo prazo. Mas temos uma boa notícia!

Na plataforma do iMedicina, você encontra todo o suporte necessário para criar e manter uma estratégia de branding capaz de preencher a sua agenda, sem ocupar os seus horários de atendimento. Gestão de anúncios, criação de site e um planejamento feito exclusivamente para você!

Com o iMedicina, você trabalha sua marca e conquista cada vez mais pacientes. Saiba como clicando aqui!

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