Consultório nas redes sociais: como lidar com comentários negativos?

consultório nas redes sociais

Quando decidimos que é hora de investir num alcance maior para o nosso trabalho, como divulgar o seu consultório nas redes sociais, nem sempre pensamos no que isso realmente significa. É claro que os pontos positivos são os primeiros a nos chamar a atenção, como, por exemplo, os lucros e benefícios que uma maior visibilidade pode trazer para o seu consultório. Mas e os pontos negativos?

Bem, sabemos como toda situação sempre tem dois lados e por isso é importante que, antes de tomar qualquer decisão, saibamos exatamente como lidar com as duas. É importante saber como reagir aos pontos positivos que a propaganda pode trazer, assim como é importante se preparar para os pontos negativos.

Algo nessa linha (ou que pelo menos na maioria das vezes pode ser considerado negativo) que podemos levantar quando falamos sobre a divulgação do consultório nas redes sociais são justamente os comentários negativos que podem surgir sobre o seu trabalho.

Não é de hoje que as pessoas usam a internet para compartilhar as suas opiniões, o que pode ser uma ótima coisa, mas nem sempre essas opiniões são positivas. E quando isso é direcionado ao nosso consultório, podendo afetar o nosso trabalho? Aí é preciso saber a melhor forma de lidar com esses comentários.

Separamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar com uma situação dessas.

 

Críticas construtivas

É importante saber identificar se o comentário negativo é realmente um problema ou pode ser visto como algo construtivo. É claro que ter uma página do seu consultório nas redes sociais abre uma porta pela qual qualquer pessoa, qualquer uma mesmo, pode entrar e sair falando o que bem entender. Mas e se isso não for algo totalmente ruim?

Alguns de seus pacientes podem se sentir confortáveis para apontar algo que acharam ruim ou inadequada nessas redes sociais, e, claro, esse tipo de comentário pode ser ruim para a imagem da clínica, mas também é importante para melhoria de seu trabalho. E é por isso que as críticas construtivas que forem apontadas na página ou conta do consultório nas redes sociais precisam ser encaradas como uma dica e recebida como um incentivo para melhorar, sem ser levada para o lado pessoal.

 

Dialogar sempre

A melhor solução para a maioria dos problemas quase sempre é essa: conversar. As plataformas online propõem uma proximidade maior com os seus pacientes, o que é sua grande vantagem, e por isso é importante sempre responder seus comentários, mesmo quando negativos. Ou melhor, especialmente quando negativos.

Para que o seu paciente saiba que ele está sendo ouvindo quando deixar a opinião sobre algo na plataforma do seu consultório nas redes sociais, é preciso que ele tenha uma resposta. Ficar atento para as críticas e procurar a melhor forma de respondê-las, sempre atento ao linguajar e nunca perder a paciência com o seu paciente, é a melhor decisão que você pode tomar!

Não deixe que um comentário negativo faça com que você perca a elegância e responda sempre com bastante educação, afinal, isso pode fazer com que o paciente se sinta ainda mais validado por você, o que pode render uma maior fidelização de seus pacientes. Assim, todos saem ganhando!

 

Ignorar o ódio gratuito

E existe outro tipo de comentários, aqueles que são bastante comuns na internet e para os quais devemos estar igualmente preparados: o famoso hater. O ódio gratuito já virou uma das marcas da internet e muitas pessoas podem aparecer em diversas páginas para comentar coisas sem sentido algum, apenas com o propósito de falar mal.

Se um comentário negativo não tiver relevância nenhuma para o seu trabalho e não ajudar em nada numa melhoria, então você precisa ignorá-lo na mesma hora! Nem ao menos responder, porque comentários assim só podem render discussões extremamente infantis. Mantenha o foco e seja prestativo com aqueles que estão insatisfeito com o seu serviço e procuram melhoria, mas não desperdice a sua energia nos comentários de ódio gratuito que podem surgir na página do seu consultório nas redes sociais.

Esperamos que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. Não deixe que os comentários negativos atrapalhem o seu trabalho, aprenda a lidar com eles e faça o melhor sempre que puder!

Aqui no blog temos outros posts que podem te interessar, abordando outros temas como esse. Dê uma conferida e até a próxima!

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