Consultório Online: As Melhores Ferramentas do Mercado

Consultório Online

Com um número de acessos cada vez maior, a internet se tornou um mercado essencial para os profissionais de saúde. No entanto, para oferecer os melhores recursos e se diferenciar, um consultório online precisa dispor das melhores ferramentas.

Então, preparamos este artigo para falar sobre as todas as funcionalidades essenciais que um software médico deve ter para otimizar a gestão do seu negócio, atrair e fidelizar pacientes.

Software médico na nuvem

Trata-se de um sistema que permite a informatização da maioria dos processos internos de um consultório médico, tais como, gestão financeira, prontuário eletrônico, agendamento de consultas, prescrição digital, marketing médico, entre outros.

Embora seja possível manter uma boa administração sem o uso de sistemas, essa prática se tornou obsoleta, pois, além da falta de segurança e da maior suscetibilidade a erros, não é uma ação sustentável.

No entanto, ao optar por um software médico, recomendamos aqueles que são baseados na nuvem, ou seja, todos os dados são salvos em servidores externos controlados por grandes empresas do setor de tecnologia, como a Amazon.

Assim, você passa a dispor de todos os benefícios que essa ferramenta pode lhe oferecer, como, por exemplo, a mobilidade das informações. Como o sistema está online, é possível acessá-lo em qualquer hora e lugar, necessitando apenas de conexão à internet.

Ademais, também oferecem a possibilidade do agendamento online de consultas, um recurso de extrema importância para o seu consultório. Isso porque impacta diretamente na experiência do paciente.

Outrossim, para que você tenha uma ideia dos benefícios oferecidos por um software  médico,  os consultórios que optam pela sua implantação passam a ter a integração das seguintes funções:

  • agendamento online;
  • prontuário digital;
  • bulário eletrônico;
  • plataforma de telemedicina;
  • gestão financeira;
  • automação de processos;
  • fácil compartilhamento de prontuários entre profissionais de saúde;
  • armazenamento seguro de todos os dados dos pacientes.

Como você pode perceber, são ferramentas desenvolvidas para cuidar de cada processo do consultório. A seguir, conheça detalhes sobre as principais funcionalidades.

Agendamento online

Ao oferecer o agendamento online para seus pacientes, ele não precisa gastar tempo buscando contato telefônico com o consultório. Para marcar uma consulta, basta apenas acessar o site do consultório, verificar a disponibilidade e confirmar o dia e hora desejados.

O agendamento on-line permite que o paciente faça a sua marcação dentro ou fora do horário comercial, pois o sistema está disponível 24 horas por dia.

Ademais, todo esse processo é automatizado pelo software médico, sem necessitar de intervenção de algum funcionário. Assim, além de receber a confirmação do agendamento, o paciente também é lembrado da consulta.

Com esse recurso, você transmite a imagem de modernidade para o paciente, melhorando a confiança dele no seu trabalho. Outrossim, a cada marcação realizada, a agenda do médico é imediatamente bloqueada para o horário selecionado.

Dessa forma, você evita os conflitos de horários e os agendamentos duplicados. Como o número de ligações tende a reduzir em função do agendamento online, a secretária ganha tempo para atender o paciente que está na sala de espera, melhorando a sua experiência.

Prontuário eletrônico

Na rotina de atendimentos de um consultório, o prontuário do paciente é um dos documentos mais importantes, pois possui todo o histórico de saúde dele, as prescrições já realizadas, os dados pessoais, resultados de exames, entre outros.

Ao dispor de um prontuário digital, você mantém todas as informações reunidas no mesmo lugar, mas sem a necessidade da guarda de pilhas de papel e da aquisição de móveis para o armazenamento dos registros.

Ainda, para que você ofereça todos os benefícios de um consultório online aos seus pacientes, é necessário que haja a integração do prontuário com um software médico. 

Dentre todos os impactos positivos causados pelo uso dessa ferramenta, podemos destacar o aumento da produtividade, a redução de custos, a geração de relatórios automatizados, entre outros.

Bulário eletrônico

Com um número cada vez maior de fármacos, é quase impossível guardar as informações sobre a posologia e contraindicação de todos eles. Neste sentido, um bom software médico dispõe de um bulário eletrônico.

Assim, você pode ter fácil acesso aos dados de um medicamento antes de prescrevê-lo. O sistema é de fácil acesso e está disponível 24 horas na internet.

Ao ter acesso a esse banco de dados, você otimiza o tempo da consulta, reduz a espera dos pacientes e consegue dedicar-se exclusivamente ao atendimento. Além disso, você evita a ocorrência de erros, interações medicamentosas e possíveis reações adversas.

Telemedicina

A telemedicina é a funcionalidade que permite o atendimento médico remoto ao paciente, por meio de uma plataforma online. Esse também é um recurso presente nos melhores softwares médicos do mercado.

Embora tenha uma aplicação mais abrangente em outros lugares do mundo, o uso da telemedicina no Brasil tem avançado. Na área de patologia clínica, o uso da assistência remota tem evoluído rapidamente, com o envio de dados e imagens para serem laudados à distância.

Ainda, a dermatologia e a oftalmologia já utilizam a telemedicina no seu dia-a-dia, pois é possível detectar a presença de alterações na pele e nos olhos apenas pela análise de imagens. Ademais, entre as principais vantagens trazidas pela telemedicina, estão:

  • agilidade na obtenção do resultados de exames por meio da emissão dos laudos à distância;
  • possibilidade de ter segundas opiniões por especialistas renomados;
  • maior acessibilidade às consultas de especialidades médicas;
  • redução nos custos no consultório.

Agenda eletrônica

Ao dispor de um software médico, todo o sistema de marcação de consultas é digitalizado, inclusive a agenda do consultório. Quando integrado com o agendamento online, os horários são automaticamente inseridos na agenda eletrônica dos profissionais.

Além disso, é possível consultar os agendamentos do dia pelo celular, trazendo mobilidade, organização e fácil acesso à agenda.

Ferramentas de gestão financeira

Com um software médico, você também dispõe de ferramentas para gerenciar a saúde financeira do seu consultório. Essa gestão precisa ser realizada de forma minuciosa e acompanhada de perto. 

Ainda, com o módulo de financeiro, você pode automatizar o fluxo de caixa e ter uma administração centralizada da empresa, verificando, em tempo real, as receitas e as despesas geradas.

Outrossim, esses módulos possuem recursos para a criação de relatório personalizados, utilizando os indicadores desejados. Outro benefício é a integração do fluxo de caixa com a agenda eletrônica, fazendo com que a cada consulta finalizada seja gerada uma receita.

Ferramentas de automação

A base de um software médico é a integração entre as funcionalidades e a automação dos processos. Com isso, é possível configurar a execução de diferentes tarefas para serem realizadas automaticamente na periodicidade desejada.

Um exemplo é o envio de e-mail marketing para os pacientes. Esse recurso permite que você dispare e-mails com conteúdos informativos, com felicitações de aniversários e datas comemorativas, com pesquisas de satisfação, para a divulgação dos seus serviços, etc.

Ainda, essa é uma estratégia de marketing eficaz para fidelizar os seus pacientes e aprimorar a experiência deles com o seu trabalho.

Portanto, se você deseja ter um consultório online, essas são as melhores ferramentas que você precisa dispor para se diferenciar da concorrência e oferecer um serviço de altíssima qualidade.

Quer aprender mais sobre esse assunto? Faça download do Guia para Informatização do Consultório.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: