CREMERS – Como consulto o meu cadastro?

Em 1958, o decreto n° 44.045 legitimou a regulamentação do Conselho Federal de Medicina. Sua publicação foi responsável também pela estruturação dos Conselhos Regionais em geral, estabelecendo de fato a exigência do número de inscrição CRM.

No Estado do Rio Grande do Sul, o CREMERS foi consolidado daquele ano em diante, apesar de suas origens remeterem ao início da década de 1950, período em que contou com a participação ativa de membros ligados ao Sindicato dos Médicos de Porto Alegre e da Academia Sul-Riograndense de Medicina.

Desde então, a autarquia dedica-se ao cumprimento de suas atribuições constitucionais de fiscalizar e normatizar a prática médica no Estado.

Consulta ao cadastro

Com o objetivo de ampliar a transparência e facilitar o acesso por parte dos profissionais, o CREMERS mantém uma seção dentro do Portal https://wwws.cremers.org.br/ para consultas referentes ao número de cadastro CRM; sua situação e eventos recentes ligados ao registro.

Para ter acesso, o usuário deve procurar a seção “Consultas” que fica na coluna de informações, à esquerda da página inicial. Dentro dessa seção, você deve clicar no tópico (que está em destaque na página) “Portal da TRANSPARÊNCIA”, onde estão relacionados dados institucionais e organizacionais do CREMERS.

Em seguida, ainda na página inicial do “Portal da TRANSPARÊNCIA”, o usuário deve posicionar o mouse sobre o primeiro tópico da coluna à esquerda (“INSTITUCIONAL”). Ao fazer isso será aberto um segundo “bloco” de opções para seleção. Dentro dele, coloque o cursor sobre “Serviços Oferecidos”; surgirá então uma nova seção com as seguintes alternativas de consulta: “Aos Médicos”; “Ao Cidadão” e “Para as Pessoas Jurídicas”.

O usuário escolherá de acordo com a necessidade da pesquisa. No item “Aos Médicos”, por exemplo, aparecerá uma relação de subitens referentes a consultas cadastrais, dentre os quais podemos destacar como exemplo a opção “Consulta Médicos Ativos”.

Ainda como ilustração, em “Consulta Médicos Ativos” o usuário poderá pesquisar de três formas diferentes. Pelo nome (ou qualquer parte dele); pelo número de registro no CREMERS; ou ainda a partir do nome da especialidade médica.

Dúvidas e esclarecimentos

A divulgação dos dados cadastrais relativos ao CRM, à disposição no Portal do CREMERS, conta com autorização dos profissionais de cada área. Estão disponíveis para consulta o nome completo, número da inscrição, especialidade, endereço, telefones de contato e e-mail. Facilitando o acesso dos profissionais (e demais cidadãos) aos dados cadastrais, muito além de uma comodidade, constrói-se uma ponte constante e segura entre os profissionais da área de saúde e seus pacientes, fortificando a confiança mútua necessária a essa relação.

O Portal informa ainda que o serviço de consulta cadastral disponibilizado fornece apenas dados de médicos em atividade profissional credenciada pelo Conselho Regional de Medicina. Caso não constem informações no Portal, ou ainda para outros esclarecimentos e dúvidas sobre CRM, é aconselhável consultar diretamente a Secretaria Executiva do CREMERS (clique no link “Fale com o CREMERS” ou ligue para 51-3219-7544).

Se você gostou desse artigo, confira outros textos no blog https://blog.imedicina.com.br/

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: