Cursos de esteticista pelo Brasil: saiba como escolher

esteticista

Pensando em seguir carreira como esteticista? É uma área com muitas oportunidades de trabalho. O mercado da beleza está em franca expansão no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o nosso país é o terceiro mercado consumidor do mundo.

Todos os dias, surgem produtos cosméticos e dermatológicos e técnicas de embelezamento, alimentando a vaidade e o desejo de mulheres e homens que sonham com a perfeição estética. A profissão tem como foco a beleza e o bem-estar das pessoas.

O que faz um esteticista

O esteticista é um profissional especializado em beleza corporal, facial e capilar. Pode trabalhar como autônomo ou atuar em centros de estética, salões de beleza, SPA, resorts, hotéis e indústrias. Mas o trabalho do esteticista vai além dos tratamentos de beleza. Ele também realiza procedimentos auxiliares em vítimas de queimaduras e pacientes pós-cirurgias. Por isso, o campo de trabalho do profissional de estética inclui clínicas médicas e hospitais. O profissional pode trabalhar em conjunto com dermatologistas, nutricionistas, cirurgiões e fisioterapeutas.

Ele também realiza tratamentos contra manchas, rugas e envelhecimento precoce. Faz massagens e drenagens linfáticas, limpeza de pele, maquiagem corporal e profissional, podologia, design de sobrancelhas, tratamentos capilares, aplica técnicas que aliviam as dores e desconfortos causados por intervenções cirúrgicas, utiliza diversas tecnologias disponíveis que melhoram o desempenho de procedimentos estéticos como instrumentos a laser, eletroterapia e radiofrequência.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Formação profissional do esteticista

Para iniciar uma carreira de sucesso, é importante ter uma sólida formação profissional e manter-se constantemente atualizado sobre a evolução do setor. Para ingressar nesta carreira, é necessário ter o diploma de tecnólogo ou bacharel. O curso tecnológico de Estética dura de dois a três anos. A duração do bacharelado é de quatro anos. Há instituições de ensino superior que oferecem o curso presencial, semipresencial ou a distância (online, com exames presenciais).

Existe apenas uma faculdade pública credenciada pelo Ministério da Educação. As demais instituições que oferecem formação em Estética são particulares, mas é possível concorrer a bolsas de estudo ou obter financiamento estudantil. Entre as várias opções, destacamos os cursos oferecidos pelas seguintes instituições: SENAC, Universidade Paulista (Unip), Anhanguera, Estácio, Anchieta, Anhembi Morumbi, Cruzeiro do Sul, Universidade Norte do Paraná (Unopar/ensino a distância) e Faculdade Estadual de Tecnologia (Fatec) Diadema, que é uma instituição de ensino superior pública.

O ideal é fazer uma pesquisa ampla, comparando o conteúdo programático em cada instituição, porque há várias modalidades de cursos na área de Estética. Escolha o curso com o qual você tem mais afinidade para se tornar um especialista de sucesso.

Neste curso, há disciplinas gerais relativas às áreas de nutrição, fisiologia, anatomia e farmacologia, além das matérias específicas como cosmetologia, visagismo (estudo da estética e proporções faciais), tricologia (estudo dos cabelos), processos industriais, documentação técnica, entre outras. A grade curricular inclui outras disciplinas importantes para quem planeja desenvolver o próprio negócio, como gestão e formação de preço e marketing em serviços de beleza. É uma área promissora, mas que exige muita dedicação, ética e responsabilidade profissional no relacionamento com clientes e pacientes.

Gostou deste artigo sobre os cursos de esteticista? Confira outros textos em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: