Estudar no exterior pode trazer, além da riqueza cultural, o aperfeiçoamento de conhecimentos na sua área de atuação profissional. Para cursos da área de saúde, é possível estudar em instituições que são reconhecidas mundialmente como excelência em pesquisa ou clínica. Confira abaixo os melhores cursos de Odontologia fora do Brasil.
Cursos nos Estados Unidos e Canadá
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa inglesa QS World University Rankings, a Universidade de Michigan foi considerada a melhor Escola de Odontologia (School of Dentistry) dos Estados Unidos. Ela tem uma tradição de 140 anos na área e oferece programa para estudantes internacionais.
O Eastman Institute for Oral Health, na Universidade de Rochester, em Nova York, tem programas para estudantes internacionais nas áreas de educação avançada em odontologia geral, dor orofacial e transtorno da articulação temporomandibular, ortodontia e ortopedia dentofacial, periodontia e prótese dentária. Ela foi criada em 1905 e é a mais recomendada por especialistas brasileiros.
A Universidade de Minessota realiza pesquisas nas áreas de dor orofacial, biologia oral, reparação e regeneração de tecidos, higiene dental e saúde bucal para adultos, reconhecida como pioneira e bastante prestigiada. Em 2013 foi reconhecida como centro de pesquisa de biomateriais, tendo suas descobertas usadas por dentistas do país inteiro.
A Universidade da Califórnia, em São Francisco, tem programas reconhecidos na área de câncer bucal, biologia celular, saúde bucal das crianças, gestão de cárie e biologia craniofacial. É uma faculdade com 130 anos de história e tem quatro importantes departamentos: biologia celular e tecidual, cirurgia oral e maxilofacial, ciências orofaciais e ciências odontológicas preventivas e restauradoras. Também tem programas para estudantes estrangeiros.
No Texas, a Universidade de San Antonio tem pesquisas interessantes nas áreas de câncer oral, dor, diabetes e saúde bucal e biomateriais dentários. Foi pioneira em diagnóstico por imagens digitalizadas.
No Canadá, a Universidade de Toronto teve sua Faculdade de Odontologia criada em 1875, e se destaca com pesquisas em ciência de ponta e materiais de última geração, como nano partículas e terapias de células estaminais. Aceita estudantes estrangeiros e tem um programa especial para eles.
Odontologia na Europa e Austrália
A Universidade de Londres (UCL) conta com profissionais prestigiados da Sociedade Britânica de Ortodontia, Sociedade Britânica de Periodontia e Royal College of Surgeons, como professores na Eastman Dental Institute. Ela ficou em sétimo lugar no QS World University Rankings. Os programas destinados a estudantes internacionais são nas áreas de endodontologia, cirurgia bucal, ortodontia e prótese.
A Universidade de Amsterdam conta com o Academisch Centrum Tandheelkund Amsterdam, com especialidades em endodontia, implantologia, periodontia, cinesiologia oral e fobia e ansiedade dentária.
A Universidade de Sidney abriu seu primeiro curso de Odontologia em 1901, e tem como foco a pesquisa em doenças crônicas e envelhecimento saudável, mas também tem estudos interessantes na área de patogenicidade microbiana, biomateriais, tecnologia de implantes, regeneração de tecidos e terapias de intervenção mínima para o tratamento da cárie.
Outras universidades também para a área de Odontologia são a Universidade de Malmo, na Suécia, com excelência em radiologia, e a Universidade de Copenhague, com estudos sobre defeitos da mandíbula e crescimento craniofacial.
Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.
Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.
No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!
Gostou deste artigo? Confira outros em nosso blog!