Cursos online oferecidos pelo Ministério da Saúde de forma gratuita

O Ministério da Saúde, em parceria com várias instituições, oferece diversos cursos online (gratuitos) cujo objetivo é promover o aperfeiçoamento da qualificação de profissionais da saúde de todo o país, através de conteúdos de capacitação disponibilizados virtualmente.

Com a praticidade da modalidade de educação à distância (EAD), a ideia é fazer com que o acesso aos cursos seja o mais difundido possível, permitindo que os profissionais de saúde, mesmo com rotinas tão cheias, não deixem de se manter atualizados, desenvolvendo e aperfeiçoando aptidões para a concretização de ações de atenção à saúde da população.

As inscrições, quando necessárias, são feitas através do portal do Ministério da Saúde, onde os profissionais também encontram informações sobre carga horária e público-alvo específico de cada curso, que, na maioria dos casos, confere certificação.

Cursos com foco em vigilância em saúde

Abordando tópicos relacionados a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico e vigilância, além de análise de casos clínicos e atualização dos profissionais quanto aos protocolos nacionais para o tratamento das doenças, as capacitações preparam para o trabalho com a febre de chikungunya, o Zika vírus, a dengue, a vacinação contra HPV, a tuberculose, a influenza e a leishmaniose. As metodologias utilizadas envolvem vídeo-aulas, dramatizações, hipertextos e glossários.

Também são disponibilizados pelo Ministério da Saúde online, através da plataforma Telelab, vários cursos que têm foco em diagnóstico e monitoramento e oferecem certificação expedida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No Telelab, os profissionais da saúde online podem encontrar cursos que descrevem em detalhes procedimentos laboratoriais relacionados a baciloscopia, diagnósticos de hepatites virais, sífilis, HIV, Doença de Chagas e Neisseria gonorrhoeae.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Além disso, são detalhadamente apresentados os passos para realização de procedimentos como o Teste Rápido com Fluido Oral para detecção do anticorpo anti HIV 1/2, técnicas de coloração de Gram, Avaliação Externa de Qualidade de Testes Rápidos (AEQ-TR) e procedimentos que envolvem utilização e conservação de equipamentos de Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública.

Coleta de sangue com foco em diagnóstico e monitoramento de DST, AIDS e hepatites virais, bem como boas práticas de biossegurança em laboratórios relacionados a essas patologias e manejo da coinfecção tuberculose-HIV (TB-HIV), também são questões nas quais os profissionais de saúde podem se atualizar através dos cursos disponibilizados.

Os interessados podem assistir aos conteúdos online, fazer download de todo o material para assistir sem precisar estar conectado à internet ou ainda receber em casa, através de envio gratuito pelos correios, os conteúdos completos dos cursos em DVD.

Outros cursos oferecidos pelo Ministério da Saúde online

A oferta de cursos é bastante variada, dividida em categorias como atenção domiciliar, oftalmologia, eventos agudos, saúde sexual, saúde reprodutiva, saúde auditiva, saúde da criança, saúde da pessoa idosa, saúde da população negra e saúde das populações do campo, da floresta e das águas.

Também são abordados temas como política de saúde LGBT, doenças endócrino-metabólicas, gestão pública em saúde, gestão local de desastres naturais para a atenção básica e muitas outras áreas que podem ser conferidas pelos profissionais de saúde online.

Este artigo foi útil para você? Não deixe de comentar conosco e conferir outros artigos em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.