Cursos online oferecidos pelo Ministério da Saúde de forma gratuita

O Ministério da Saúde, em parceria com várias instituições, oferece diversos cursos online (gratuitos) cujo objetivo é promover o aperfeiçoamento da qualificação de profissionais da saúde de todo o país, através de conteúdos de capacitação disponibilizados virtualmente.

Com a praticidade da modalidade de educação à distância (EAD), a ideia é fazer com que o acesso aos cursos seja o mais difundido possível, permitindo que os profissionais de saúde, mesmo com rotinas tão cheias, não deixem de se manter atualizados, desenvolvendo e aperfeiçoando aptidões para a concretização de ações de atenção à saúde da população.

As inscrições, quando necessárias, são feitas através do portal do Ministério da Saúde, onde os profissionais também encontram informações sobre carga horária e público-alvo específico de cada curso, que, na maioria dos casos, confere certificação.

Cursos com foco em vigilância em saúde

Abordando tópicos relacionados a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico e vigilância, além de análise de casos clínicos e atualização dos profissionais quanto aos protocolos nacionais para o tratamento das doenças, as capacitações preparam para o trabalho com a febre de chikungunya, o Zika vírus, a dengue, a vacinação contra HPV, a tuberculose, a influenza e a leishmaniose. As metodologias utilizadas envolvem vídeo-aulas, dramatizações, hipertextos e glossários.

Também são disponibilizados pelo Ministério da Saúde online, através da plataforma Telelab, vários cursos que têm foco em diagnóstico e monitoramento e oferecem certificação expedida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No Telelab, os profissionais da saúde online podem encontrar cursos que descrevem em detalhes procedimentos laboratoriais relacionados a baciloscopia, diagnósticos de hepatites virais, sífilis, HIV, Doença de Chagas e Neisseria gonorrhoeae.

Além disso, são detalhadamente apresentados os passos para realização de procedimentos como o Teste Rápido com Fluido Oral para detecção do anticorpo anti HIV 1/2, técnicas de coloração de Gram, Avaliação Externa de Qualidade de Testes Rápidos (AEQ-TR) e procedimentos que envolvem utilização e conservação de equipamentos de Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública.

Coleta de sangue com foco em diagnóstico e monitoramento de DST, AIDS e hepatites virais, bem como boas práticas de biossegurança em laboratórios relacionados a essas patologias e manejo da coinfecção tuberculose-HIV (TB-HIV), também são questões nas quais os profissionais de saúde podem se atualizar através dos cursos disponibilizados.

Os interessados podem assistir aos conteúdos online, fazer download de todo o material para assistir sem precisar estar conectado à internet ou ainda receber em casa, através de envio gratuito pelos correios, os conteúdos completos dos cursos em DVD.

Outros cursos oferecidos pelo Ministério da Saúde online

A oferta de cursos é bastante variada, dividida em categorias como atenção domiciliar, oftalmologia, eventos agudos, saúde sexual, saúde reprodutiva, saúde auditiva, saúde da criança, saúde da pessoa idosa, saúde da população negra e saúde das populações do campo, da floresta e das águas.

Também são abordados temas como política de saúde LGBT, doenças endócrino-metabólicas, gestão pública em saúde, gestão local de desastres naturais para a atenção básica e muitas outras áreas que podem ser conferidas pelos profissionais de saúde online.

Este artigo foi útil para você? Não deixe de comentar conosco e conferir outros artigos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: