Dentistas formados: é muito caro abrir um consultório próprio?

dentistas

Depois de obter a formação em odontologia, muitos dentistas que querem trabalhar em consultório, ficam em dúvida se devem abrir sozinhos ou em conjunto com profissionais. Os dois possuem diversas vantagens e desvantagens ao mesmo tempo. Mas será que abrir um consultório próprio pode ficar muito caro? Neste artigo, nós vamos te ajudar a pensar e resolver esse problema.

Por que trabalhar em um consultório odontológico sozinho pode ser vantajoso para dentistas

A primeira coisa que os dentistas devem ter em mente é que adquirir clientes em qualquer tipo de negócio pode levar tempo. É preciso paciência e determinação para conseguir obter uma grande demanda de pacientes que possa cobrir todo o investimento inicial.

Ao abrir um consultório odontológico, é preciso pensar em diversos aspectos. Você precisa procurar um espaço amplo que possua uma recepção com banheiros, sala de espera para os pacientes e se for o caso, uma sala para realizar exames, raio-X, entre outros.

Depois é preciso pensar nos demais móveis que será necessário para construir o consultório. Alguns móveis de assento para os pacientes, demais materiais para escritório, objetos de decoração, entre outros detalhes.

É claro que também é preciso pensar nos materiais necessários para realizar os procedimentos odontológicos, se preferir pode começar a utilizar os que já possui e depois adquirir novos conforme o negócio for lucrando.

Lembre-se também que, como todo negócio, há alguns gastos com pessoal administrativo como secretárias, auxiliares ou recepcionistas. Elas devem estar devidamente cadastradas e receber o piso salarial estipulado. Além disso, tem os gastos com manutenção como aluguel, contas de luz, gastos com materiais de limpeza e demais gastos mensais.

Também é preciso estar devidamente regularizado com a lei e arcar com os impostos.
Caso os dentistas optem por ser cadastrado no Simples Nacional, pode facilitar algumas questões burocráticas e diminuir a carga de impostos.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Ao atuar em um consultório odontológico sozinho, você pode ter benefícios sobre as questões de gestão. Você pode fazer os seus horários, contratar o pessoal com que quiser trabalhar, ter autonomia sobre as questões administrativas e estruturais do estabelecimento.

Mas ao atuar em um consultório odontológico sozinho, você também precisa pensar no investimento em publicidade. Somente assim conseguirá chamar os pacientes para conhecer os eu trabalho. Além disso, profissionais que trabalham sozinhos devem pensar na grande concorrência que pode possuir. Procure oferecer diferenciais aos seus pacientes que outros que atuam na mesma especialidade não oferecem.

Caso o profissional não tenha condições de custear em um primeiro momento um consultório odontológico sozinho, pode optar para abrir um estabelecimento em sociedade. Atuar com colegas pode ser uma ótima opção para arcar com os custos. Para quem está começando e precisa de público, pode ser uma boa alternativa inicial para conseguir a fidelização dos pacientes e, depois com o público já formado, abrir o próprio negócio.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se você gostou do nosso artigo, continue navegando em nosso blog. Aqui você encontrará esse e outros assuntos de seu interesse.

[posts-relacionados-gerais][/posts-relacionados-gerais]

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.