Dentistas voluntários: apoie e participe dessa causa!

dentistas

O conhecimento nada mais é que o produto do esforço para encontrar soluções para os problemas que afligem as pessoas. Infelizmente, porém, essas soluções, por diversas razões, não chegam a todos.

O mundo chegou ao século XXI movido pela inovação, pelo desenvolvimento cada vez mais acelerado de soluções e pelo primado da tecnologia. Porém, infelizmente, é possível identificar comunidades que, em termos de desenvolvimento humano e qualidade de vida, habitam ainda o século XIX.

Qualidade, fartura e carência

No Brasil, um país de tantos contrastes sociais e humanos, a odontologia é um indicador de que é possível trilhar o caminho do sucesso mesmo aqui do lado de baixo da linha do Equador. Os dentistas brasileiros são motivo de orgulho para o país, que se tornou referência e modelo mundial. Os dentistas brasileiros estão no topo da hierarquia mundial, ao lado de suecos e americanos.

Não é só na qualidade que o Brasil se destaca, mas também na quantidade. O recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é que cada país tenha um dentista para cada 1.500 habitantes. No Brasil, há regiões onde essa proporção é de um por 500.

Não obstante, apesar de todo esse ambiente propício a um país fadado a sorrir sem constrangimentos, a saúde bucal ainda está longe de atingir um estágio compatível com o status do país. Em um país onde a maior parte da população não tem dinheiro para ir ao dentista, a assistência ainda é majoritariamente privada, ou seja, acontece em consultórios particulares ou clínicas privadas. A proporção entre a rede privada e a rede pública, no que diz respeito aos atendimentos, é de 74,3% a 19,6%, de acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em outras palavras, o Brasil, que tem os melhores dentistas do mundo, exporta modelos e tem fartura de oferta profissional, não consegue atender grande parte da população, apesar de toda evolução trazida pelos programas públicos implementados nos últimos anos, até com resultados bastante significativos, mas com lacunas enormes de um longo passado sem políticas públicas para o setor a suprir.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

O papel dos dentistas voluntários

É aí que entra o voluntário. Com tantos dentistas no país, se cada um dedicar um pouco do seu tempo e do seu conhecimento para melhorar a qualidade de vida de quem não tem dinheiro para pagar a consulta, é possível, através do somatório dos esforços, garantir que o Brasil apresente excelência não só na qualidade do serviço, mas na universalização do mesmo.

Um dos programas mais bem-sucedidos de voluntariado é o “Dentistas do Bem”, através do qual cirurgiões-dentistas prestam atendimento gratuito, em seus próprios consultórios, a crianças e jovens, entre 11 e 17 anos, de baixa renda.

O “Dentistas do Bem” é simplesmente a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Os pacientes são selecionados através de uma triagem na rede pública de ensino, obedecendo a critérios de prioridade com base na gravidade, na proximidade da idade adulta e na condição econômica.

Além de funcionar em 1.500 municípios brasileiros, o “Dentistas do Bem” está presente em Portugal e em mais 12 países da América Latina. No Rio de Janeiro, os dentistas do programa “Voluntários do Sorriso” atendem gratuitamente a comunidades carentes pacificadas.

Em resumo, o papel do voluntário é ajudar na construção de um país melhor, do qual cada cidadão possa se orgulhar e onde a qualidade mínima adequada de vida seja um ativo universal, assim como a dignidade, retratada em um sorriso sem constrangimento.

[posts-relacionados-gerais][/posts-relacionados-gerais]

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.