Os desafios enfrentados pelos profissionais de medicina no Brasil

medicina

Apesar de ser uma profissão envolta de uma aura mística devido ao seu potencial para ajudar os outros e lidar com vidas, a verdade é que a medicina no Brasil não é bem do jeito que a maioria das pessoas idealiza.

De maneira geral, os desafios da profissão são bem mais profundos do que estamos acostumados a imaginar, e isso traz vários desafios no dia a dia que podem ser verdadeiras provas para quem pretende atuar na profissão.

Embora existam desafios em qualquer profissão, a verdade é que há alguns problemas na área da saúde que são crônicos dentro do nosso país.

 Os desafios da medicina começam na formação

Pode-se focar a atuação dentro da área de saúde como um mercado onde o profissional precisa ter uma formação completa, ou seja, o profissional que lida com vidas – independente da especialidade – deveria ter uma ampla preparação antes de atuar. Embora a maioria das grandes universidades com cursos da área de saúde ofereça uma formação capacitativa, o currículo dessas áreas tem uma demanda muito maior, o que acaba por exigir especializações.

A especialização não é apenas na área de atuação, mas em todas as áreas adjacentes a ela: a administração hospitalar, o convívio social com pacientes e com terceiros, a burocracia do CRM e assim por diante. Embora a formação de um profissional de saúde foque em sua atuação, a verdade é que o trabalho na área da medicina envolve muitos outros fatores, muitas vezes apresentados ao profissional apenas quando ele já está no mercado de trabalho.

Esse tipo de provação acaba levando a um choque de realidade, que apresenta vários desafios tanto para médicos, quanto para enfermeiros, anestesistas, instrumentadores e demais profissionais envolvidos na área da medicina.

Um contexto político-social instável

Olhando de fora, todos encaram a atividade da medicina e demais atividades dentro da área de saúde como uma profissão quase sacra, já que lida diretamente com a vida. Porém, a burocracia envolvida nos procedimentos de atuação da área vão contra aquilo que o profissional deveria, de fato, fazer.

Falando num sentido amplo, a dificuldade de abrir uma clínica e conseguir mantê-la sustentável de forma independente é grande. Para lidar com isso, os profissionais recorrem à atuação em clínicas de terceiros ou acabam se sujeitando aos ingratos termos de convênios.

A última opção é a do concurso público, mas a falta de recursos da rede pública de saúde e a má remuneração acabam diminuindo o interesse nessa área. Dessa forma, mesmo que com formação completa e especialização garantida, um profissional da área de medicina acaba tendo várias barreiras causadas pelo seu meio, o que prejudica sua forma de atuar na sociedade.

Porém, justamente pelos problemas serem grandes, recorrer a parceiros e a novas soluções se faz indispensável. Dessa forma, a busca constante por atualização e novas ferramentas para lidar com esses desafios deve estar inclusa na pauta dos profissionais da área de medicina. Com novas abordagens, desafios tornam-se oportunidades, e novos caminhos de atuação acabam surgindo nesse meio.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: