Dia do dentista: mensagem ao profissional

O Dia Mundial do Dentista é celebrado mundialmente no dia 3 de outubro. Já o Dia do Dentista Brasileiro é comemorado alguns dias depois, 25, por conta de um decreto do ano de 1884 que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) oficializou posteriormente a data.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) dão conta que 35% dos brasileiros possuem algum problema na boca que necessita de intervenção ortodôntica. Isso quer dizer que não somente por estética, mas também por necessidade funcional, as pessoas procuram ou precisam passar por um tratamento com especialista. Apesar desses números, os dentistas apontam que mais da metade da população brasileira não vai a um consultório dentário uma vez ao ano, como é recomendado.

Mesmo com esses dados, o Brasil tem um grande número de profissionais da área: são mais 280 mil em todo país, que correspondem a quase 20% do total de dentistas do mundo. E com os trabalhos de prevenção, principalmente na rede pública de saúde e em escolas, o nosso país faz parte dos países com baixa incidência de cáries, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Desenvolver a saúde bucal

Mas a profissão de dentista vai muito além de brocas, enxertos, implantes e restaurações. Os profissionais dessa área são responsáveis por devolver a saúde que começa na boca do paciente, como uma melhor mastigação, maior produção de saliva e menor proliferação de bactérias ruins.

Além disso, eles ajudam para que as pessoas retomem sua autoestima, podendo mostrar um sorriso sem vergonha, sem achar que é pior que os outros por causa de seus dentes.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Ele também é conhecido como o “monstro do motorzinho”, que faz os pacientes tremerem na cadeira ao ouvirem o barulho agudo da broca e sentirem dor na raiz sem mesmo terem tocado no dente.

No entanto, esse “monstro” vive dando dicas para evitar o retorno de seus pacientes à “cadeira de tortura medieval”: escovação três vezes ao dia após as refeições, uso constante de fio dental e consumo reduzido de substâncias que podem desgastar os dentes e até levar ao câncer bucal, como o café, as bebidas alcoólicas e o cigarro.

Dar ao paciente um sorriso que foi sonhado durante muito tempo é recompensador. Dentes brancos, alinhados e um rosto mais harmônico podem ajudar os pacientes a perderem a timidez e o medo.

Eles passam a confiar mais em seus cartões de visitas, o que os ajuda a se abrirem para novos relacionamentos de amizade e amorosos, além de possibilitar até a conquista de uma oportunidade de trabalho melhor.

Comemoração merecida

Então, independente da necessidade ou de questões estéticas, parabéns a você, profissional da Odontologia, que está sempre disposto a levar o bem-estar, o alívio e devolver o sorriso às pessoas. Esta profissão não envolve apenas devolver a saúde ao paciente, mas também obter como recompensa a oportunidade de fazer com que elas amem a si mesmas.

Parabéns pelo seu dia!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.