Dia do médico: o papel desse profissional indispensável para a sociedade

dia do médico

O Dia do Médico no Brasil é comemorado em 18 de outubro. A data foi determinada por ser dia do santo padroeiro da Medicina, São Lucas, e tem como objetivo homenagear esses profissionais da saúde. Afinal, são anos de árdua dedicação desde antes da faculdade e que se estendem por toda a duração da carreira.

Por que comemorar o Dia do Médico em todas as nações?

Em todo o mundo, os médicos estão presentes para cuidar das pessoas da melhor maneira possível. No entanto, determinadas regiões apresentam desafios específicos para esses especialistas. Enquanto os países desenvolvidos dispõem de hospitais bem equipados e investem em pesquisa, as nações em desenvolvimento sofrem com a falta de recursos. Em locais mais pobres, os problemas estão por vezes relacionados a condições precárias de higiene e saneamento básico.

Além disso, os pacientes não encontram os medicamentos com facilidade e a quantidade de médicos por habitante costuma ser muito reduzida. Por observar tal disparidade, uma parcela considerável dos médicos também aplica o seu conhecimento para realizar ações de voluntariado. Essas iniciativas podem ser realizadas de modo independente ou junto a organizações como Médicos sem Fronteiras, para citar um dos exemplos mais reconhecidos.

Já em nações ricas, tem-se uma preparação maior dos profissionais, que são incentivados a se atualizarem de modo constante. Com exames que usam tecnologia de ponta, fica mais fácil para os médicos identificarem as enfermidades dos pacientes. Por consequência, tem-se o conhecimento necessário para se indicar a conduta adequada para cada caso.

Atualmente, são poucos os países que oferecem um sistema público de saúde bem estruturado. Por isso, a parcela dos cidadãos tem condições financeiras, acaba por contratar um plano particular. Portanto, médicos em diversas nações lutam diariamente para contornar as dificuldades e lutam pelo acesso mais democrático a um atendimento de qualidade. Não basta apenas formar uma grande quantidade de especialistas. É preciso disponibilizar o orçamento para equipar os hospitais públicos e capacitar ao máximo esses profissionais.

Dia do Médico e a dedicação diária dos profissionais da saúde

Em primeiro lugar, Dia do Médico é uma forma de salientar o esforço desses especialistas em atuarem com ética mesmo em condições adversas. Ao longo de sua formação, os estudantes de medicina começam a conhecer a rotina da profissão. E, conforme a afinidade, decidem para qual área farão a residência depois de graduados. Ou seja, a atividade demanda uma dedicação só alcançada por aqueles que são realmente vocacionados.

O Dia do Médico celebra esses indivíduos que precisam sobretudo gostar de pessoas. Com frequência, quem trabalha na área da saúde lida com o ser humano em momentos de maior fragilidade. Quando se trata de uma doença, tanto os pacientes quanto os familiares podem ser bastante afetados e precisam de um suporte que associe competência e sensibilidade. Em meio a unidades geralmente lotadas, o bom profissional ainda é capaz de ouvir com atenção a dor do outro e empregar a sua experiência para curar ou ao menos trazer algum conforto.

Deixamos aqui nossa homenagem no Dia do Médico para esses profissionais indispensáveis para o bem-estar da população.

 

Que tal dar um presente para os médicos que você conhece?

Preparamos uma série de e-books gratuitos para comemorar esse dia!

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Se você gostaria de dar um baita presente para seus médicos, compartilhe com ele a nossa página de E-books Gratuitos que vão ajudá-lo a organizar melhor o consultório. São mais de 20 livros digitais! Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar a mensagem abaixo no seu Facebook e marcar o médico:

Mensagem para dia dos médicos

“Olá Dr. Fulano!

Nesse dia especial, gostaria muito de agradecer pelo carinho e cuidado que você dedica aos seus pacientes. Encontrei na página do #iMedicina um presente especial para o seu dia! Espero que goste! É uma série de livros digitais que hoje estão gratuitos, para comemorar o seu dia, e para te ajudar no consultório! Receba com carinho o presente que eu e o iMedicina preparamos para você! Feliz dia do médico! 

Para acessar, use o link: https://imedicina.com.br/materiais-educativos

Abraços,

Seu nome”

 

 

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir os outros artigos do nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.