Dicas para abrir um consultório médico com o público já formado

Abrir um consultório médico é como iniciar um novo negócio. Deve haver preocupações com pessoal administrativo, capacidade estrutural, contratações e demais instalações. A princípio pode parecer uma tarefa difícil, porém vamos listar algumas dicas e mostrar que esse trabalho pode ser bem simples.

Planeje a estrutura do consultório

Primeiramente, antes de sair procurando um imóvel, deve-se planejar bem qual será a estrutura do consultório, se você será o único a atender ou pretender organizar-se com sócios.

É preciso pensar que basicamente um consultório médico precisa de uma recepção e uma sala de espera para os pacientes com banheiros, além das salas que serão necessárias para realizar a consulta. Se você pretende abrir um espaço para realizar exames, também deve considerar esses espaços na estrutura.

Se você tem uma alta demanda de pacientes pense que o necessário seria escolher uma estrutura ampla para evitar transtornos, como precisar se mudar novamente caso o público cresça ainda mais. É importante também listar todos os materiais e equipamentos que pretende utilizar, caso pretende utilizar móveis do antigo consultório, meça os espaços.

Saiba escolher o local

Se você está mudando porque precisa de mais público no seu consultório, procure por um local que atraia um público alvo. A facilidade de acesso ao local é muito levada em conta por pacientes. Portanto, escolha regiões que ficam perto de transportes públicos e ofereçam um estacionamento. Caso você já possua um alto público, tenha um cuidado para escolher o futuro local. Caso se distancie muito do local pode diminuir a fidelização de clientes e será necessário conquistar novos.

Fique atento as questões administrativas

Se está saindo de um consultório com colegas para abrir o seu próprio é preciso pensar na administração do negócio. No mínimo você precisará de uma recepcionista ou secretária para lidar com o atendimento de pacientes e organização de tarefas de rotina de um consultório.

Esteja com a documentação em dia

Para abrir um estabelecimento é necessário uma série de documentos para que funcione de maneira legal. É preciso emitir o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, alvará de licença pela prefeitura, permissão da vigilância sanitária, número do Conselho Regional de Saúde, Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas entre outros documentos importantes.

Elabore o gerenciamento das atividades

É importante que você pense como será o gerenciamento do seu consultório no novo local. Tente oferecer diferenciais em relação a clínica antiga, como por exemplo, sistema de agendamento eletrônico. Há diversos softwares que realizam esse serviço e outros como no processo de administração do consultório. Trabalhar com tecnologia pode ser uma excelente alternativa para facilitar o trabalho.

Divulgue ao seu público a mudança

É importante que mesmo que tenha um público formado divulgue a sua mudança. Se necessário realize campanhas publicitárias sobre o seu novo local de atendimento. Seguindo essas dicas, com certeza terá mais sucesso ainda no seu novo empreendimento.

Se gostou desse artigo continue navegando pelos artigos sobre gestão de clínicas e consultórios no nosso blog. Aqui você vai encontrar tudo que precisa para gerir seu negócio e conquistar cada vez mais pacientes de forma segura e estruturada!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: