5 erros comuns em consultórios médicos e clínicas

clínica

Por mais recompensador que possa ser o exercício da medicina, quem assume essa missão encara uma série de desafios. Eles se tornam ainda mais complexos para os profissionais que encaram uma jornada dupla: além de atuarem na saúde, administram sua própria clínica ou consultório.

A seguir, leia quais são os cinco erros mais comuns em consultórios e saiba como evitá-los.

O tempo como inimigo na clínica

Alguns dos erros estão associados à má gestão do tempo, o que faz com que ele se torne um inimigo. Quem sabe administrá-lo, certamente sai ganhando.

• Falta de organização dos horários

Esse é um erro especialmente comum entre os médicos. Assim que se começa a atender em uma clínica própria, a primeira coisa a ser feita é estimar o tempo de duração de cada consulta. É isso que norteará o agendamento dos pacientes.

Se você atende em outros locais, deve levá-los em consideração, assim como o seu intervalo do almoço. É uma medida muito simples, mas evitará que você se comprometa com mais pacientes do que pode atender, o que gera atrasos e, por consequência, um desprestígio da clínica.

• Má gestão da agenda

O contato entre o paciente e o consultório começa pelo agendamento da consulta. Administrar a agenda é algo crucial para otimizar o tempo e, para isso, o ideal é que o profissional procure recursos que possam lhe ajudar.

É preciso estar atento ao preencher os horários e ter agilidade para marcar encaixes em caso de desistência, evitando lacunas e fazendo com que o tempo seja melhor aproveitado.

Relacionamento com os pacientes

Em alguns momentos, é necessário olhar para a clínica como uma empresa. Fidelizar os “clientes” exige investimento em um bom relacionamento e em divulgação. Quando esses detalhes não recebem a merecida atenção, os erros são consequência.

• Má recepção do paciente

Todos gostam de se sentir acolhidos e bem recebidos. Pacientes que procuram um consultório médico não fogem à regra. É um erro comum deixar a pessoa esperar muito tempo antes de preencher o cadastro ou passar pela triagem. Além de evitá-lo, é interessante oferecer água/suco para o paciente beber enquanto espera, perguntar se ele está à vontade, ter alguma distração na sala de espera.

• Falta de diálogo na consulta

Os pacientes são muitos, o tempo muitas vezes é curto, por isso, é compreensível que alguns médicos acabem suprimindo a conversa durante a consulta, na tentativa de serem mais eficazes. Porém, também é uma falha cometida. Dialogar mais com o paciente, em detrimento da recomendação desenfreada de exames e medicamentos é a proposta da Slow Medicine, tendência nova aqui no Brasil.

• Falta de divulgação

O respeito a ética é fundamental e os serviços de saúde realmente não podem ser divulgados como se fossem produtos quaisquer. Mas não se pode mais ignorar a importância da divulgação no sucesso de qualquer negócio. É possível optar por abordagens mais educativas e instrutivas, que orientem a população e divulguem os serviços prestados pela clínica simultaneamente. Sem reduzir a uma mera propaganda, mas marcando presença no mercado.

Mas para ser um bom profissional da área da saúde, não é só na medicina que você precisa se aprofundar. Se você está pensando em abrir a sua própria clínica ou deseja ampliar seus resultados e o número de pacientes, você também precisa entender sobre gestão e marketing médico!

Aqui no iMedicina nós disponibilizamos uma universidade de cursos sobre gestão, marketing e planejamento estratégico para profissionais da área da saúde! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar a sua clínica e atrair novos pacientes!

Gostou deste texto? Então confira outros relacionados a este assunto em nosso blog.

[posts-relacionados-gerais][/posts-relacionados-gerais]

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: