Principais diferenciais que posso ter como esteticista

esteticista

As pessoas têm buscado cada vez mais tratamentos estéticos para melhorar a sua apresentação pessoal, sua autoestima e até mesmo qualidade de vida. Por isso, o mercado de estética cresceu muito nos últimos anos. Para se estabelecer é necessário trabalhar com diferenciais. E quais as principais diferenças que eu posso ter como esteticista?

Invista na gestão de clientes

A primeira dica é para praticamente todos os negócios com clientes: invista em melhorar o atendimento sempre. Clientes gostam de se sentir queridos e cuidados por profissionais da área da saúde, especialmente esteticistas. Uma gestão de clientes eficaz pode trazer programas de fidelização, por exemplo, a cada 5 limpezas de pele ofereça um peeling ou uma revitalização facial, ora uma prévia de um tratamento que o seu cliente nunca experimentou talvez uma sessão de pump ou crio-frequência facial. Você também pode fazer promoções exclusivas como um pacote especial para clientes que completarem um ano, essa espécie de comemoração ajuda na criação de laços com os clientes. Aniversários são datas importantes e todo mundo gosta de ser lembrado nesse dia, por isso mandar um e-mail desejando feliz aniversário ou alguma mensagem bonita faz com que a pessoa se sinta especial e lembrada por você.

A área de Estética está em constante inovação. Novos tratamentos são criados com base em novas pesquisas e descobertas. É essencial que o esteticista esteja em constante atualização para oferecer as melhores opções aos seus clientes. Considere participar das principais feiras de estética no Brasil ou, se possível e viável, no exterior. Além de ficar sabendo sobre as novidades principais, aproveite para fazer um curso ou workshop e amplie seus conhecimentos e contatos.

Esteticista para nichos de mercado

A lista de tratamentos disponíveis é longa e um esteticista pode oferecer desde um tratamento para acne, com limpeza de pele e rejuvenescimento, passando pelo tratamento e clareamento de manchas (discromia), depilação, os diversos tipos de massagens, seja modeladora, antiestresse ou até mesmo drenagem linfática. E ainda, o clareamento de axilas, banho de lua, tratamentos para celulite ou contra a flacidez muscular, sem falar das temidas estrias. Você pode se especializar apenas em alguns procedimentos e protocolos, ou então oferecer diferentes alternativas e possibilidades.

Um diferencial que poucos esteticistas levam em consideração é a escolha dos fornecedores. Claro que o preço é importante, afinal, todos queremos coisas boas com preços acessíveis, mas ele não deve ser o único referencial na escolha. Às vezes pagar um pouco a mais por uma qualidade mais alta e uma maior parceria fazem toda a diferença. Imprevistos acontecem e ter com quem contar pode ser essencial.

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Já pensou em investir em tratamentos ou pacotes a uma parte específica do mercado? Há uma grande parcela da população que tem buscado tratamentos com produtos naturais. Você pode criar um pacote especial para essa parcela. Pessoas veganas também buscam tratamentos estéticos que não contenham substâncias vindas de animais ou qualquer processo assim. O mercado está começando a criar soluções para eles e oferecer um tratamento de acordo com essa filosofia pode lhe angariar clientes fiéis. Trabalhar com nichos de mercado pode fazer diferença no seu negócio especialmente se poucas pessoas atendem. Estude seu negócio e veja quais nichos você quer e pode atender.

Tecnologia e esteticistas: parceria plena

Faça a tecnologia trabalhar para você enquanto você se preocupa com o essencial. Você pode oferecer a possibilidade de agendar horários online. Isso é uma facilidade e uma praticidade para os clientes que conseguem agendar aquela massagem com um clique, e para você que não precisa parar o atendimento para atender ao telefone e nem perder os clientes, que não conseguiram entrar em contato com você. E você pode substituir comentários como: “ela é uma ótima esteticista, mas nunca atende ao telefone”, por “ela é uma ótima esteticista e você ainda consegue agendar online”.

Para quem trabalha com agendas sabe o quanto é ruim quando aquele cliente simplesmente não aparece. A vida moderna tem dessas coisas, o número de compromissos é tão grande que é possível confundir os dias ou até mesmo esquecer. E se o seu cliente sofre desse problema, você, esteticista, pode ajudá-lo com lembretes de consulta. E isso não vai consumir meu tempo? A resposta a essa pergunta é depende, se você colocar a tecnologia para trabalhar para você, então não vai perder tempo com isso.

Hoje existem sistemas que te ajudam a realizar a gestão para o seu negócio, como o iMedicina, e isso inclui melhoria da relação com os clientes. Você pode configurar o sistema para que ele envie o lembrete aos seus clientes em relação aos horários.

Um bom sistema pode fazer mais do que isso, você pode programar mensagens de aniversários para serem enviadas por e-mail aos seus clientes e ele fará isso automaticamente. Ou então quer enviar aquela promoção especial para os seus clientes mais antigos e fiéis? Também é possível.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira outros em nosso blog!

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