As cinco melhores faculdades de nutrição do país

nutrição

Bastante requisitado, o profissional formado em nutrição é a peça chave na orientação da população quanto a uma alimentação saudável. O nutricionista também realiza estudos diversos e pesquisas científicas, e a regulamentação da profissão é supervisionada pelos Conselhos Estaduais de Educação. Para exercer, é necessário ter registro no Conselho Regional de Nutricionistas.

Além do atendimento clínico e dos setores de pesquisa, o nutricionista também é capacitado para trabalhar com a saúde pública, participando de programas de segurança alimentar e sustentabilidade. Outra área de atuação para os profissionais de nutrição é a indústria alimentar, desenvolvendo novos produtos ou ainda atuando no controle de qualidade de alimentos industrializados.

Em praticamente todos os estados brasileiros, existem cursos voltados à graduação, pós-graduação e especializações disponíveis aos atuais e futuros profissionais da nutrição. São mais de 300 instituições espalhadas pelo país e algumas delas são referência nesse mercado de trabalho. Quem faz essa avaliação de qualidade é o Ministério da Educação (MEC), que anualmente pesquisa e avalia cada curso disponível de acordo com critérios como conteúdo oferecido e desempenho dos alunos. Confira as cinco melhores faculdades de nutrição do país:

Nutrição na Universidade de São Paulo (USP)

Criado em 1927 como curso técnico e evoluído para o nível universitário em 1964, o curso de nutrição da USP é ministrado na Faculdade de Saúde Pública na cidade de São Paulo. Além de aprender a profissão em uma das melhores instituições do país, os alunos também se integram com a comunidade por meio de atividades práticas.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Localizado em Botucatu, no interior paulista, o curso da UNESP é conhecido pela grande estrutura, sendo um dos melhores do Brasil. Com fundação em 1999, a graduação em nutrição faz parte do Instituto de Biociências, sendo que os departamentos das Faculdades de Ciências Agronômicas (FCA) e da Faculdade de Medicina (FM) também fazem parte.

Universidade de Brasília (UNB)

Este curso tem uma grande carga de aulas práticas, oferecendo aos alunos acesso a laboratórios diversos, onde podem observar o processamento de alimentos. Na UNB, o currículo de nutrição oferece disciplinas voltadas especialmente a áreas como nutrição geriátrica e obesidade infantil, sendo uma ótima opção para quem deseja se especializar nesses campos de atuação. O estágio obrigatório é realizado no Hospital Universitário de Brasília (HUB), em um restaurante e em um ambulatório. Dessa forma, o aluno termina o curso contando com experiências diversificadas em seu currículo.

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Ministrado na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, o curso da UNICAMP costuma receber as notas máximas nas listas de melhores instituições do país nesta área de atuação. De acordo com a instituição, o objetivo da graduação em nutrição é proporcionar uma formação humanística, generalista e crítica, com base em princípios de ética e para fazer os alunos refletirem sobre a realidade brasileira nos campos econômico, político, cultural e social.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Nesta instituição, o curso é ministrado no Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), que faz parte da UFRJ, e é um dos mais tradicionais do Brasil, sendo oferecido desde o ano de 1946. Desde 2009, também oferece ações no campus de Macaé, localizado no norte do estado, e atualmente conta com graduação, pós-graduação, além de especializações.

Outras instituições bem cotadas na avaliação do MEC são a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Independente da universidade escolhida, é importante entender que todo nutricionista terá pela frente um mercado de trabalho concorrido e cheio de possibilidades. E para ajudá-lo neste processo, existem softwares de gestão e marketing para consultórios extremamente eficazes para que o seu consultório esteja bem posicionado no mercado.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Confira mais artigos sobre nutrição em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: