As cinco melhores faculdades de nutrição do país

nutrição

Bastante requisitado, o profissional formado em nutrição é a peça chave na orientação da população quanto a uma alimentação saudável. O nutricionista também realiza estudos diversos e pesquisas científicas, e a regulamentação da profissão é supervisionada pelos Conselhos Estaduais de Educação. Para exercer, é necessário ter registro no Conselho Regional de Nutricionistas.

Além do atendimento clínico e dos setores de pesquisa, o nutricionista também é capacitado para trabalhar com a saúde pública, participando de programas de segurança alimentar e sustentabilidade. Outra área de atuação para os profissionais de nutrição é a indústria alimentar, desenvolvendo novos produtos ou ainda atuando no controle de qualidade de alimentos industrializados.

Em praticamente todos os estados brasileiros, existem cursos voltados à graduação, pós-graduação e especializações disponíveis aos atuais e futuros profissionais da nutrição. São mais de 300 instituições espalhadas pelo país e algumas delas são referência nesse mercado de trabalho. Quem faz essa avaliação de qualidade é o Ministério da Educação (MEC), que anualmente pesquisa e avalia cada curso disponível de acordo com critérios como conteúdo oferecido e desempenho dos alunos. Confira as cinco melhores faculdades de nutrição do país:

Nutrição na Universidade de São Paulo (USP)

Criado em 1927 como curso técnico e evoluído para o nível universitário em 1964, o curso de nutrição da USP é ministrado na Faculdade de Saúde Pública na cidade de São Paulo. Além de aprender a profissão em uma das melhores instituições do país, os alunos também se integram com a comunidade por meio de atividades práticas.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Localizado em Botucatu, no interior paulista, o curso da UNESP é conhecido pela grande estrutura, sendo um dos melhores do Brasil. Com fundação em 1999, a graduação em nutrição faz parte do Instituto de Biociências, sendo que os departamentos das Faculdades de Ciências Agronômicas (FCA) e da Faculdade de Medicina (FM) também fazem parte.

Universidade de Brasília (UNB)

Este curso tem uma grande carga de aulas práticas, oferecendo aos alunos acesso a laboratórios diversos, onde podem observar o processamento de alimentos. Na UNB, o currículo de nutrição oferece disciplinas voltadas especialmente a áreas como nutrição geriátrica e obesidade infantil, sendo uma ótima opção para quem deseja se especializar nesses campos de atuação. O estágio obrigatório é realizado no Hospital Universitário de Brasília (HUB), em um restaurante e em um ambulatório. Dessa forma, o aluno termina o curso contando com experiências diversificadas em seu currículo.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Ministrado na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, o curso da UNICAMP costuma receber as notas máximas nas listas de melhores instituições do país nesta área de atuação. De acordo com a instituição, o objetivo da graduação em nutrição é proporcionar uma formação humanística, generalista e crítica, com base em princípios de ética e para fazer os alunos refletirem sobre a realidade brasileira nos campos econômico, político, cultural e social.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Nesta instituição, o curso é ministrado no Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), que faz parte da UFRJ, e é um dos mais tradicionais do Brasil, sendo oferecido desde o ano de 1946. Desde 2009, também oferece ações no campus de Macaé, localizado no norte do estado, e atualmente conta com graduação, pós-graduação, além de especializações.

Outras instituições bem cotadas na avaliação do MEC são a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Independente da universidade escolhida, é importante entender que todo nutricionista terá pela frente um mercado de trabalho concorrido e cheio de possibilidades. E para ajudá-lo neste processo, existem softwares de gestão e marketing para consultórios extremamente eficazes para que o seu consultório esteja bem posicionado no mercado.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Confira mais artigos sobre nutrição em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: