Minha clínica de fisioterapia otimizada: cinco dicas de gestão

clínica de fisioterapia

Estar à frente da gestão de uma clínica de fisioterapia não é uma tarefa das mais fáceis e, por isso, deixa muito empreendedor de cabelos em pé. Ainda mais para profissionais da área da saúde, que tiveram pouco contato com as ferramentas de administração durante os anos da faculdade.

Infelizmente, os cursos superiores e até os de especialização na área da saúde não preparam os alunos para estar à frente de um negócio. São abordados todos os assuntos necessários para garantir um excelente atendimento aos pacientes, um diagnóstico preciso e quais as ferramentas ideais para cada caso, mas nada a respeito da gestão de funcionários, do pagamento de impostos e do controle das contas mensais.

Porém, é preciso saber tudo isso e muito mais para garantir a sustentabilidade de uma clínica de fisioterapia, o pagamento das contas em dia, os salários dos funcionários e ainda saber investir na hora certa para conseguir conquistar a tão deseja expansão.

Isso assusta qualquer profissional. Mas não se preocupe, porque com dedicação, trabalho duro e um pouco de conhecimento, é possível fazer uma excelente gestão e conquistar o sucesso rapidamente.

Não sabe por onde começar? Tudo bem. Para ajudar quem está passando por esta situação, nós, da iMedicina, separamos aqui cinco dicas infalíveis para conquistar uma gestão muito mais eficiente em sua clínica de fisioterapia.

Assim, você poderá ficar tranquilo, sabendo que estará à frente de um negócio que tem tudo para dar certo. Veja a seguir e comece a colocar em prática agora mesmo.

O segredo da boa gestão de uma clínica de fisioterapia passa pela tecnologia

Antes de começarmos a falar sobre as dicas, vamos abordar um princípio essencial. Uma boa gestão de uma clínica de fisioterapia, assim como qualquer outro tipo de empreendimento que vise o lucro, começa pela visão macro do negócio.

Isto é, um gestor precisa ter acesso a tudo que acontece dentro do seu negócio e conhecer em detalhes tudo que se passa por ali. Desde a quantidade de pacientes atendidos, passando pelas agendas dos profissionais, gestão de funcionários, compra e descarte de insumos e, claro, a parte financeira.

É preciso ainda conhecer a fundo os processos e o passo a passo que envolvem cada uma das atividades. É realmente muita coisa.

Mas somente assim será capaz de saber o que realmente está acontecendo, como agir para aplicar melhorias e como tomar decisões para um futuro ainda mais promissor. E atenção! Mais do que somente saber o que se passa, é preciso contar com ferramentas que facilitem a compreensão, com gráficos, relatórios e o cruzamento de informações.

Não basta ter as informações e não fazer nada com elas. É preciso saber reconhecer padrões, prever tendências e problemas futuros e, claro, ser capaz de ter insights que garantam a implementação de novas estratégias que possam trazer benefícios para o negócio.

Por isso, não há como cuidar disso tudo de forma superficial, somente com a ajuda de planilhas e conversas com a sua equipe. Ou seja, investir em um sistema otimizado para gestão de clínicas é essencial, além de ser a melhor forma de manter um olhar sempre atento a tudo que acontece, de forma mais inteligente.

Além disso, um sistema de gestão eficiente ainda garante que você conseguirá ter tempo o suficiente para conseguir melhorar o que é preciso e tomar as decisões corretas.

Afinal, o trabalho mais importante de um gestor é estar sempre à frente, planejando o futuro e escolhendo quais serão os próximos passos de seu empreendimento. Se a sua clínica de fisioterapia ainda não conta com um sistema de gestão, procure fazer isso o mais breve possível ou poderá correr sérios riscos.

Depois de escolher o sistema ideal, é chegada a hora de saber o que fazer com tantas informações. Não basta somente ficar acompanhando, é preciso observar com cuidado os processos, corrigir erros e apostar na inovação.

Veja a seguir como deixar a sua gestão mais fácil e mais focada em resultados.

5 dicas infalíveis de gestão de uma clínica de fisioterapia

1. Contrate bons profissionais

O sucesso de uma clínica de fisioterapia passa pelo bom atendimento, desde a recepção e limpeza do local, passando pelo tratamento em si e terminando com a cobrança. Seu paciente deseja um tratamento especial desde o primeiro contato com a sua clínica e se não encontrar, poderá recorrer à concorrência.

Por isso, conte com profissionais competentes e bem treinados em todas as posições. Se você não possui muito tempo para apostar em treinamentos, opte pela contratação de profissionais já experientes, que tenham uma boa reputação no mercado e possam ajudar você a preparar novos funcionários.

Este tipo de ação pode até custar mais caro em um primeiro momento, mas todo o investimento valerá a pena quando for capaz de conquistar a fidelização de seus pacientes e a indicação para um número cada vez maior de pessoas.

2. Aprenda a delegar tarefas

Um gestor de clínica de fisioterapia precisa monitorar todos os resultados de perto, mas não será capaz de estar à frente de tudo. Gestores que centralizam demais as ações que precisam ser tomadas acabam não dando conta de tudo que precisa ser feito e ficam estressados, sobrecarregados e conseguem resultados piores.

Por isso, encontre profissionais responsáveis para se tornarem seus executores de tarefas e gerenciadores de áreas em sua clínica. Assim, você simplifica sua gestão e consegue ser muito mais eficiente.

3. Invista em comunicação e publicidade

Poucas clínicas apostam neste tipo de ação, mas isso pode ser essencial para aumentar a quantidade de clientes mais rapidamente.

Seus pacientes sabem que tipo de tratamentos a sua clínica de fisioterapia oferece? Quais equipamentos ela possui? Então comece a espalhar este tipo de informação por aí.

Contar com parceiros em consultórios médicos é sempre uma boa pedida, mas não basta. Uma das formas mais econômicas e eficazes de conseguir isso é por meio da internet, pelo envio de e-mails, pelaa criação de blogs no site da clínica e também pelas redes sociais. A boa notícia é que um sistema de gestão eficiente pode ajudar muito neste sentido.

4. Acompanhe as finanças de perto

Mantenha um olhar atento e próximo às finanças de sua clínica de fisioterapia. Afinal, trata-se do departamento mais importante de qualquer empreendimento.

Fique sempre de olho nos balanços mensais, acompanhe o crescimento de gastos e procure encontrar formas de economizar naquilo que não interfere diretamente na qualidade de sua atividade.

Assim, você conseguirá sair na frente para resolver problemas e fazer os investimentos corretos na hora exata. Lembre-se que, para crescer, é preciso investir e que isso não pode ser encarado como gasto.

5. Organize sua agenda e simplifique seus atos

Separe um tempo para cada uma das atividades que precisa terminar todos os dias. Não se esqueça de reservar um espaço na semana para conversar com a sua equipe, avaliar o andamento dos processos e planejar as ações futuras.

Se ainda optar por atender pacientes, lembre-se que o mais importante na vida de um gestor é o bom andamento de seu negócio, portanto, avalie com cuidado se conseguirá fazer um bom trabalho em todas as frentes. Não deixe que a falta de tempo sacrifique o bom resultado.

Estas 5 dicas parecem simples demais, mas acredite, a grande maioria dos empreendimentos de saúde não consegue colocar todas elas em prática.

Atenção, gestor de clínica de fisioterapia! Confie no seu pessoal

Não é novidade que profissionais da saúde não aprenderam a lidar com a gestão de negócios. Mas um segredo muito simples pode deixar tudo mais fácil: escolha as pessoas certas.

Ninguém é bom em tudo. Portanto, caso perceba que não será capaz de tomar conta das finanças, da gestão das pessoas e de todo o monitoramento diário que um negócio necessita, busque contratar pessoas competentes que possam fazer isso por você.

Não demore muito para tomar esta decisão, pois isso pode ser primordial para garantir o bom funcionamento de sua clínica de fisioterapia.

De forma geral, isso pode até custar mais caro, mas tente ver além do dinheiro nesta hora. Afinal, no final das contas valerá muito mais a pena você conseguir manter tudo funcionando perfeitamente do que ter que encarar momentos mais difíceis financeiramente.

Procure ajuda para melhorar os resultados de sua clínica de fisioterapia

Na hora gerir seu próprio negócio, é preciso deixar de lado as vaidades. É importante lembrar que uma clínica de fisioterapia também é um tipo de negócio e precisa de lucratividade para se manter.

Por isso, sempre que precisar, procure ajuda profissional, que pode vir desde a contratação de um consultor em uma área específica ou por meio de cursos e capacitações.

Hoje em dia, há uma infinidade de opções de cursos que ajudam gestores a conquistarem o máximo de sucesso em seus negócios. Muitos deles estão disponíveis em associações importantes em sua cidade ou até gratuitamente pela internet.

Para ser um bom profissional da área da saúde, não é só na medicina que você precisa se aprofundar. Se você está pensando em abrir o seu próprio consultório ou deseja ampliar seus resultados e o número de pacientes, você também precisa entender sobre gestão e marketing médico!

Aqui no iMedicina nós disponibilizamos uma universidade de cursos sobre gestão, marketing e planejamento estratégico para profissionais da área da saúde! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou de conhecer estas dicas e aprender a como melhorar a gestão de sua clínica de fisioterapia? Então continue aprendendo sobre o assunto com nossos artigos.

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.