Guia de consulta para CRM: saiba como está o seu cadastro

O Conselho Regional de Medicina (CRM) está presente em todos os estados do Brasil e é obrigatório que todos os médicos tenham um número de inscrição no órgão para que possa atuar de forma regularizada em hospitais, clínicas e consultórios. Portanto, se você é um profissional da saúde, é primordial estar atento e realizar a consulta CRM com periodicidade a fim de verificar se está tudo certo com o seu número de inscrição. Do contrário, você pode sofrer multas e outras penalizações mais graves, como a cassação do seu CRM.

Cada médico deve, obrigatoriamente, realizar um cadastro no CRM do estado onde atua, pois é a partir do número de inscrição que o conselho avalia a regularidade da atividade médica, o exercício da profissão e, também, o pagamento de imposto. Ou seja, os profissionais da saúde precisam cumprir com uma série de exigências do órgão fiscalizador para que não sejam impedidos de exercer sua profissão. Entre os problemas que podem deixar o CRM inativo, estão: fraudes, irregularidades em relação a impostos, erro médico etc.

Você sabe como está a situação do seu cadastro no Conselho Regional de Medicina no seu estado?

Confira o Guia de consulta CRM que preparamos para você! Veja abaixo:

Como funciona a consulta CRM?

Realizar a consulta CRM é simples, rápido e isso pode ser feito através da internet. Basta ir até o site oficial do Conselho Regional de Medicina no qual você está cadastrado e, na plataforma, fazer a consulta online do seu número de inscrição. É essencial que a sua “carteirinha de médico” esteja em dia para que você possa continuar exercendo as atividades médicas e não tenha problemas em sua clínica ou consultório, haja vista que a irregularidade do seu CRM pode resultar em multas e até a cassação do diploma.

Além disso, hoje é muito comum que os pacientes de um especialista, ou de uma clínica, realizem a consulta CRM do médico para verificar a situação de seu cadastro. Isso acontece porque, depois de diversos problemas relacionados a médicos fraudulentos, diplomas falsos de medicina e erros médicos graves, a população está mais atenta a importância da consulta do número de inscrição do profissional de saúde junto ao Conselho Regional de Medicina.

Consulta CRM de forma rápida e simples

Se você tem dúvidas em relação à situação do seu cadastro junto ao Conselho Regional, realize uma consulta CRM através do site do órgão fiscalizador do seu estado. Caso esteja inscrito em mais de um conselho, faça a consulta para verificar como está a situação dos seus cadastros. Basta inserir o seu número de inscrição na plataforma online e fazer uma pesquisa para saber, de forma simples e rápida, qual é a situação atual do seu número de CRM.

No entanto, é essencial ter em mente que o seu CRM jamais está “irregular” ou “inativo” de um dia para o outro. Como dito anteriormente nesse artigo, são diversos os motivos que podem levar a irregularidade do número de inscrição, porém, a cassação do seu CRM nunca acontece sem que você seja avisado antes, pois, da mesma forma que você tem responsabilidades para com o Conselho Regional de Medicina do seu estado, o órgão também tem a obrigação de avisá-lo antes quando há problemas com a carteirinha.

O que fazer para estar com o CRM sempre em dia?

A gestão da clínica na qual você trabalha está diretamente ligada à situação do seu CRM, pois, problemas como erros médicos e o não pagamento de impostos, que podem levar à irregularidade do número de inscrição no conselho, podem ocorrer em decorrência da má administração do lugar. Por isso mesmo, é essencial evitar esse tipo de problema e investir em um modelo de gestão que permita que a sua clínica seja um local de trabalho regularizado, com organização e planejamento.

Não basta realizar a consulta CRM com periodicidade para assegurar que você está atuando em conformidade com a lei, pois é preciso, acima de tudo, tomar as providências para que o seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina não se torne “inativo” ou “irregular”. Dessa forma, investir em um software de gestão e CRM para a sua clínica ou consultório médico, como o ERP iMedicina, é uma atitude que leva diversos benefícios, tanto para o seu número de inscrição, quanto para o local onde você trabalha.

Com o iMedicina, fica muito mais fácil saber se o seu CRM está regular, além do software contar com todos os recursos necessários para que você tenha uma gestão 100% eficiente e equilibrada. Nós sabemos como a vida dos médicos é corrida e, por isso mesmo, desenvolvemos um sistema completo de gestão administrativa e financeira para que você possa realizar a consulta CRM com muito mais facilidade e tenha o controle completo da clínica ao alcance de poucos cliques.

Esse artigo foi útil para você? Confira outros textos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: