Conheça a história por trás da escolha do dia do médico

dia do médico

O Dia do médico é comemorado em 18 de outubro. É claro que os médicos merecem o respeito e a admiração da sociedade todos os dias, mas trata-se de uma data escolhida para lembrar e homenagear estes profissionais. Mas você já se perguntou por que Dia do médico é comemorado neste dia? Continue lendo abaixo e entenda de onde surgiu a data.

Origem Cristã do dia do médico

O discípulo de Jesus São Lucas, embora de família pagã, converteu-se ao cristianismo e estudou medicina em Antioquia, ficou conhecido por curar as pessoas por onde passava. Embora não existam registros que comprovem que o santo era realmente doutor, há algumas passagens bíblicas que evidenciam esse fato, como uma epístola aos Colossenses, por exemplo, na qual se referem a ele como “o Amado médico”.

Lucas foi companheiro de Paulo e viajou com ele para várias regiões, estando ao seu lado, inclusive, por ocasião de sua primeira prisão. Ficou conhecido por ter escrito um dos quatro livros do Evangelho do Novo Testamento. Embora pouco se saiba sobre a sua vida, registros indicam que a sua data de nascimento era 18 de outubro. Foi eleito Padroeiro dos Médicos pela profissão que exercia em vida. E foi daí que surgiu a ideia de comemorar o Dia do médico no dia do aniversário de São Lucas.

Homenagem aos médicos

Não restam dúvidas de que a medicina é uma profissão que remete ao divino. É claro que todos os médicos passaram anos estudando para chegar ao que são hoje, mas trata-se de um ofício que não é para qualquer um. É necessário amor, amor à vida, amor ao próximo e à profissão.

É claro que todos os profissionais são importantes e têm o seu papel na sociedade, mas diferentemente de um mecânico ou um vendedor, por exemplo, o médico precisa realmente amar o que faz. Isso porque é necessário estudar a vida toda para atualizar-se e aperfeiçoar-se. Médicos também sacrificam sua vida pessoal e social em nome da profissão. Trabalhar salvando vidas é realmente algo divino.

É claro que haverá situações sobre as quais o ser humano não detém controle. É preciso ter a consciência de que todos nós somos mortais. Mas o Dia do médico é para lembrar-se dos grandes esforços que esses profissionais precisam enfrentar diariamente grandes desafios e ainda assim continuam amando a sua profissão e fazendo o melhor pelo próximo.

Portanto, independentemente de qual seja a sua crença, da próxima vez que um paciente parabeniza-lo pelo Dia do médico, lembre-se de São Lucas com sua obstinação pela medicina e faça uma prece ao Divino para agradecer à oportunidade que lhe foi dada de ajudar pessoas a encontrar a cura ou uma vida melhor diante dos problemas de saúde. E peça luz a inspiração para continuar exercendo a sua profissão e dando o melhor de si em tudo o que fizer.

O Dia do Médico é também uma oportunidade de lembrar-se de tudo isso e da importância destes profissionais perante a sociedade.

 

Que tal dar um presente para os médicos que você conhece?

Preparamos uma série de e-books gratuitos para comemorar esse dia!

Se você gostaria de dar um baita presente para seus médicos, compartilhe com ele a nossa página de E-books Gratuitos que vão ajudá-lo a organizar melhor o consultório. São mais de 20 livros digitais! Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar a mensagem abaixo no seu Facebook e marcar o médico:

Mensagem para dia dos médicos

“Olá Dr. Fulano!

Nesse dia especial, gostaria muito de agradecer pelo carinho e cuidado que você dedica aos seus pacientes. Encontrei na página do #iMedicina um presente especial para o seu dia! Espero que goste! É uma série de livros digitais que hoje estão gratuitos, para comemorar o seu dia, e para te ajudar no consultório! Receba com carinho o presente que eu e o iMedicina preparamos para você! Feliz dia do médico! 

Para acessar, use o link: https://imedicina.com.br/materiais-educativos

Abraços,

Seu nome”

 

 

 

Gostou do artigo? Continue navegando pelo nosso blog.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: