Escolha a melhor localização para seu consultório odontológico

consultório odontológico

A localização de um empreendimento é um dos pontos fundamentais na criação de um negócio. Se você quer montar um consultório odontológico, deverá realizar um planejamento detalhado. Isso é necessário num mercado desenvolvido, com muitos profissionais em atuação. Neste artigo, trazemos a você os cinco fatores fundamentais na implementação da sua empresa.

A definição do público que frequentará o consultório odontológico é fundamental para definir as prioridades. Por exemplo: se você atenderá pessoas da classe alta, deve instalá-lo em um bairro de classe média ou alta. Se o seu público, em sua maioria, não possui automóvel, precisa achar um local próximo a pontos de ônibus e, nesse caso, não será necessário pensar em estacionamento.

Estrutura, espaço e temperatura interna do consultório odontológico

Provavelmente você já tem em mente as divisões internas do consultório odontológico. A definição dos ambientes do interior ajuda a filtrar as opções. Anote tudo o que será necessário e o espaço mínimo que cada recinto deverá ter. Além disso, pense no fluxo de movimentação interna. Os pacientes devem se sentir confortáveis. Um ambiente de tensão prejudica o atendimento. Isso acontece, por exemplo, quando pacientes na sala de espera acabam tendo contato direto com outros que acabaram de sair da cadeira de dentista.

A estrutura precisa ser considerada com base também no público-alvo. Isso indicará a melhor fachada, o tamanho do estabelecimento, etc. Como a visibilidade é um fator importante, você deve decidir se investirá em uma clínica que chame a atenção ou em uma discreta.

Lembre-se que gastar muito em uma estrutura minimiza outros gastos, como com reformas e construções para adaptar o consultório odontológico. Isso deve entrar no cálculo do seu orçamento, pois o ponto costuma ser onde os empresários mais perdem dinheiro se fazem a escolha errada.

Esse é um fator pouco considerado, mas extremamente importante. E quem trabalha com saúde deve prestar ainda mais atenção. Vá ao ponto que deseja adquirir em diferentes horas do dia para descobrir a temperatura interna. Isso definirá os gastos que você terá com os ambientes.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Por exemplo: se o sol bate durante a maior parte do dia, no seu orçamento deverá entrar custos com sistemas de refrigeração e ar-condicionado. O mesmo acontece no oposto, se for muito gelado, o gasto será com sistemas de aquecimento.

Arredores e concorrência

Checar a vizinhança é importante para não se frustrar depois da aquisição do ponto. Você se incomoda com muito barulho externo enquanto trabalha? E seus clientes? Veja quais estabelecimentos há nas redondezas. Existem muitos vizinhos indesejados e que devem ser evitados. Além disso, o trânsito influenciará não só no deslocamento, mas também no barulho dentro do consultório odontológico.

É importante saber onde estão os profissionais mais próximos que praticam odontologia. Isso deve ser analisado detalhadamente, e envolve o levantamento de informações sobre esses concorrentes. Descubra os preços, os serviços oferecidos por eles e a importância de cada um no mercado da região. Se você conseguir conversar com clientes, ex-clientes, funcionários e ex-funcionários, saberá os pontos fortes e fracos seus e da concorrência. Assim, você descobre se sua instalação será lucrativa naquele local.

Independente do local escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Essas dicas são fundamentais para você ter sucesso com seu consultório odontológico. Para ter mais informações para seu negócio, continue lendo os posts do site!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.