A localização influencia no sucesso da minha clínica de olhos?

clínica de olhos

A localização de uma clínica ou de um consultório muitas vezes é ignorada pelos médicos que empreendem nesta empresa. Equivocadamente, eles pensam que este é um fator secundário ou de pouca relevância para o sucesso da nova clínica de olhos que está para ser aberta. Mas neste texto, defendemos que essa é uma variável importantíssima e vamos explicar o porquê.

Projetar alvos

Ao escolher uma determinada localização para a sua clínica de olhos, é como se você estivesse escolhendo o público-alvo do empreendimento. E ao definir este público-alvo, se torna muito mais fácil estabelecer outras ações estratégicas no sentido de capturar estes pacientes que podem ser mais atendidos por sua clínica. Vamos exemplificar.

Se sua clínica de olhos for dedicada a tratar pacientes de classe mais elevada, é importante que ela esteja localizada em um bairro sofisticado. Se seu principal público-alvo é mais humilde ou de classes econômicas mais baixas, vale a pena instalar o estabelecimento em uma localidade mais popular. Conheça o mapa da cidade ode você vai atuar pelo ponto de vista socioeconômico.

Pense também sobre outros fatores para além da categoria social, meramente. Se seus pacientes possuem carros, vale a pena possuir um estacionamento próprio para lhes oferecer mais conforto. No entanto, qualquer espaço a mais em um estabelecimento custa dinheiro, portanto se seus pacientes costumam andar mais de ônibus, o estacionamento não é necessário, mas é interessante colocar a clínica próximo a pontos de ônibus ou terminais.

Estas estratégias anteriores servem mais para cidades grandes, mas mesmo ao tratar de cidades pequenas, onde a concorrência é relativamente menor, ainda vale considerar outros aspectos. Nestas pequenas localidades, é comum que as clínicas dos olhos atendam a pacientes de toda a região. Portanto, colocar a clínica próximo à rodoviária pode ser uma grande jogada, por exemplo.

Facilite a vida do paciente!

Ao pensar na localização de sua clínica de olhos, tenha em mente que a pessoa que vai até o estabelecimento precisa chegar lá sem grandes dificuldades, e além disso, se sentir bem no local onde fica o empreendimento.

Em uma clínica de olhos, alguns dos pacientes chegam até o local com a visão comprometida, por isso é importante instalar os consultórios em um imóvel que possua acessibilidade, de preferência, no chão e não em andares acima do solo. É interessante evitar degraus, construir rampas e, além de tudo isso, ainda pensar no tipo de vizinhança que sua clínica terá.

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Pode parecer besteira, mas a vizinhança pode atrapalhar muito o bom trabalho de uma clínica de olhos. Imagine que sua clínica fosse instalada próximo a uma delegacia de polícia, ou a um bar movimentado, ou até mesmo a uma funerária? As atividades desenvolvidas nestes locais não trariam bem estar ao paciente que visitasse a clínica, por motivos óbvios.

Portanto, fique de olho aos arredores e tome cuidado, sempre com o intuito de que seus clientes se sintam bem e possam retornar sempre que necessário.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

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