Como um bom logotipo pode colaborar para a sua estratégia de marketing médico

marketing médico

Investir continuamente em estratégias de marketing médico é um caminho certeiro para consolidar seu nome dentre a sua especialidade.

Construir sua reputação profissional, atrair e fidelizar pacientes vai muito além do atendimento do seu consultório. Tem a ver também com a forma como sua clínica se apresenta para o público-alvo.

Escolher um bom logotipo pode ajudar você nessa missão. Acompanhe para entender o porquê disso. Vamos lá! 

O que é identidade visual?

Antes de falarmos sobre o logotipo em si, é importante que você saiba que ele é um dos elementos que compõem a identidade visual da marca.

A identidade visual é formada por um conjunto de fatores que materializam em critérios objetivos as informações e os sentimentos que estão por trás de uma marca.

Ela é a somatória dos seguintes itens de composição gráfica:

  • nome do negócio;
  • logotipo;
  • cores escolhidas;
  • formas e desenhos gráficos.

Juntos eles são responsáveis por resumir em uma imagem quais são os diferenciais e as qualidades que a marca quer transparecer.

Para ficar mais claro, vamos analisar um exemplo prático. A identidade visual da Apple é a mais valiosa do mundo, segundo analistas de branding.

A famosa maçã mordida é simples, mas, ao mesmo tempo, remete ao design minimalista, típico da marca.

A fruta já comida faz referência a um objeto de desejo, algo típico de um produto do mercado de luxo para um público selecionado, não é mesmo!?

Viu como as identidades visuais viram “marcas registradas” de negócios e produtos? Com certeza, você não precisa ler o nome da Apple nos aparelhos para saber quem os criou.

Por que investir em identidade visual?

Se você está abrindo o seu consultório agora ou se já atua no mercado há mais tempo sem se preocupar com isso, pode ser que esteja pensando que este não é um gasto que você quer ter neste momento.

Saiba, entretanto, que esse investimento é muito importante para a sua estratégia de marketing médico.

Uma identidade visual bem construída é capaz de:

  • divulgar o seu negócio;
  • colaborar para o ganho de autoridade;
  • evidenciar os diferenciais do seu trabalho;
  • transparecer uma imagem mais profissional da sua clínica;
  • gerar valor a sua marca.

Boa parte destes pontos estão relacionados a forma como você quer que os seus serviços e o seu consultório sejam percebidos no mercado.

Por isso, nada de tentar improvisar algo por conta própria ou pedir ajuda para algum amigo leigo. Esse é o tipo de serviço que merece ser tratado por um profissional.

Afinal, a identidade visual do seu consultório é reflexo, entre outras coisas, dos diferenciais do seu atendimento. Você não vai querer que os seus pacientes lhe vejam descontextualizados do seu serviço, certo!?

O que você precisa saber antes de encomendar um logotipo

Agora que você já compreendeu o que é identidade visual e qual é a sua importância, chegou a hora de falarmos estritamente sobre o logotipo.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Um logotipo é um símbolo usado como representação visual para uma marca, evidenciando como ela quer se posicionar no mercado. Popularmente, ele é conhecido também como logomarca ou simplesmente como logo. 

Os profissionais mais indicados para a criação de logotipos são designers gráficos e publicitários, já que eles unem um senso estético mais apurado com noções de estratégia mercadológica.

Ao desenvolverem um novo projeto, estes profissionais costumam fazer diversas perguntas. Entre elas estão:

  • como você descreveria o seu atendimento e o seu consultório?
  • qual é o perfil de pacientes que você deseja atender? (quanto mais informações demográficas melhor para responder esta pergunta)
  • você ou a sua clínica possuem algum slogan?
  • qual cor você gostaria que fosse usada? 
  • qual cor não deve ser aplicada?
  • possui alguma referência? (essa pergunta tem o intuito de levantar exemplos de marcas que lhe agradam para que o designer entenda o seu gosto pessoal e transporte-o para o seu trabalho)
  • o que você deseja alcançar com esse logotipo?

As questões acima fazem parte de um formulário de briefing que deve ser respondido logo após o início do contrato de prestação de serviços.

Esse documento é resumo de todas as principais informações sobre o projeto para que o profissional atenda às suas expectativas e crie um logo que gere resultados. 

Logotipo x marketing médico

À essa altura do artigo você já deve ter compreendido a importância de um bom logotipo para as suas ações de marketing médico.

Grande parte das plataformas usadas para a atração de novos pacientes tem espaço para inclusão do seu logotipo e se beneficiam disso. É o caso, por exemplo, das redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube

Se você deseja divulgar os seus serviços com um tom mais profissional e de autoridade, é melhor usar uma logomarca na imagem de avatar do que uma foto pessoal. Deixe os seus retratos para as postagens dos feed destas redes. 

Além disso, a existência de um logo profissional permite ainda que você unifique a identidade visual do seu consultório, incluindo-a em itens como:

  • jalecos;
  • cartões de visita;
  • materiais de papelaria, como canetas e envelopes;
  • receituário;
  • placas e itens de sinalização em fachadas e no interior do local.

O resultado disso é uma comunicação visual mais forte e mais alinhada à imagem que você deseja passar aos seus pacientes.

Conclusão

Como você pode perceber, ter um bom logotipo é fundamental para alinhar a sua identidade visual às suas estratégias de marketing médico.

Felizmente, existem diversas opções de fornecedores no mercado com excelente custo-benefício para a realização deste serviço.

É possível encontrar designers e publicitários freelancers ou mesmo recorrer a startups e agências especializadas em identidade visual para adquirir um logotipo.

Além de desenvolverem o ícone, esses profissionais costumam ainda criar um manual de marca. Esse documento deixa registrado de quais formas ele deve ser usado, quais são as suas variações e disponibiliza o arquivo em diferentes formatos para edição.

Trata-se de um guia muito útil e relevante para que você mantenha a fidelidade de aplicação da logomarca e não se perca com o passar do tempo.

Seja qual for a sua opção fornecedor, tenha certeza que o resultado honrará o seu trabalho e contribuirá para fortalecer a sua reputação. 

Quer aprender mais sobre marketing médico? Faça download gratuito do ebook Clínicas Digitais

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: