Como um bom logotipo pode colaborar para a sua estratégia de marketing médico

marketing médico

Investir continuamente em estratégias de marketing médico é um caminho certeiro para consolidar seu nome dentre a sua especialidade.

Construir sua reputação profissional, atrair e fidelizar pacientes vai muito além do atendimento do seu consultório. Tem a ver também com a forma como sua clínica se apresenta para o público-alvo.

Escolher um bom logotipo pode ajudar você nessa missão. Acompanhe para entender o porquê disso. Vamos lá! 

O que é identidade visual?

Antes de falarmos sobre o logotipo em si, é importante que você saiba que ele é um dos elementos que compõem a identidade visual da marca.

A identidade visual é formada por um conjunto de fatores que materializam em critérios objetivos as informações e os sentimentos que estão por trás de uma marca.

Ela é a somatória dos seguintes itens de composição gráfica:

  • nome do negócio;
  • logotipo;
  • cores escolhidas;
  • formas e desenhos gráficos.

Juntos eles são responsáveis por resumir em uma imagem quais são os diferenciais e as qualidades que a marca quer transparecer.

Para ficar mais claro, vamos analisar um exemplo prático. A identidade visual da Apple é a mais valiosa do mundo, segundo analistas de branding.

A famosa maçã mordida é simples, mas, ao mesmo tempo, remete ao design minimalista, típico da marca.

A fruta já comida faz referência a um objeto de desejo, algo típico de um produto do mercado de luxo para um público selecionado, não é mesmo!?

Viu como as identidades visuais viram “marcas registradas” de negócios e produtos? Com certeza, você não precisa ler o nome da Apple nos aparelhos para saber quem os criou.

Por que investir em identidade visual?

Se você está abrindo o seu consultório agora ou se já atua no mercado há mais tempo sem se preocupar com isso, pode ser que esteja pensando que este não é um gasto que você quer ter neste momento.

Saiba, entretanto, que esse investimento é muito importante para a sua estratégia de marketing médico.

Uma identidade visual bem construída é capaz de:

  • divulgar o seu negócio;
  • colaborar para o ganho de autoridade;
  • evidenciar os diferenciais do seu trabalho;
  • transparecer uma imagem mais profissional da sua clínica;
  • gerar valor a sua marca.

Boa parte destes pontos estão relacionados a forma como você quer que os seus serviços e o seu consultório sejam percebidos no mercado.

Por isso, nada de tentar improvisar algo por conta própria ou pedir ajuda para algum amigo leigo. Esse é o tipo de serviço que merece ser tratado por um profissional.

Afinal, a identidade visual do seu consultório é reflexo, entre outras coisas, dos diferenciais do seu atendimento. Você não vai querer que os seus pacientes lhe vejam descontextualizados do seu serviço, certo!?

O que você precisa saber antes de encomendar um logotipo

Agora que você já compreendeu o que é identidade visual e qual é a sua importância, chegou a hora de falarmos estritamente sobre o logotipo.

Um logotipo é um símbolo usado como representação visual para uma marca, evidenciando como ela quer se posicionar no mercado. Popularmente, ele é conhecido também como logomarca ou simplesmente como logo. 

Os profissionais mais indicados para a criação de logotipos são designers gráficos e publicitários, já que eles unem um senso estético mais apurado com noções de estratégia mercadológica.

Ao desenvolverem um novo projeto, estes profissionais costumam fazer diversas perguntas. Entre elas estão:

  • como você descreveria o seu atendimento e o seu consultório?
  • qual é o perfil de pacientes que você deseja atender? (quanto mais informações demográficas melhor para responder esta pergunta)
  • você ou a sua clínica possuem algum slogan?
  • qual cor você gostaria que fosse usada? 
  • qual cor não deve ser aplicada?
  • possui alguma referência? (essa pergunta tem o intuito de levantar exemplos de marcas que lhe agradam para que o designer entenda o seu gosto pessoal e transporte-o para o seu trabalho)
  • o que você deseja alcançar com esse logotipo?

As questões acima fazem parte de um formulário de briefing que deve ser respondido logo após o início do contrato de prestação de serviços.

Esse documento é resumo de todas as principais informações sobre o projeto para que o profissional atenda às suas expectativas e crie um logo que gere resultados. 

Logotipo x marketing médico

À essa altura do artigo você já deve ter compreendido a importância de um bom logotipo para as suas ações de marketing médico.

Grande parte das plataformas usadas para a atração de novos pacientes tem espaço para inclusão do seu logotipo e se beneficiam disso. É o caso, por exemplo, das redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube

Se você deseja divulgar os seus serviços com um tom mais profissional e de autoridade, é melhor usar uma logomarca na imagem de avatar do que uma foto pessoal. Deixe os seus retratos para as postagens dos feed destas redes. 

Além disso, a existência de um logo profissional permite ainda que você unifique a identidade visual do seu consultório, incluindo-a em itens como:

  • jalecos;
  • cartões de visita;
  • materiais de papelaria, como canetas e envelopes;
  • receituário;
  • placas e itens de sinalização em fachadas e no interior do local.

O resultado disso é uma comunicação visual mais forte e mais alinhada à imagem que você deseja passar aos seus pacientes.

Conclusão

Como você pode perceber, ter um bom logotipo é fundamental para alinhar a sua identidade visual às suas estratégias de marketing médico.

Felizmente, existem diversas opções de fornecedores no mercado com excelente custo-benefício para a realização deste serviço.

É possível encontrar designers e publicitários freelancers ou mesmo recorrer a startups e agências especializadas em identidade visual para adquirir um logotipo.

Além de desenvolverem o ícone, esses profissionais costumam ainda criar um manual de marca. Esse documento deixa registrado de quais formas ele deve ser usado, quais são as suas variações e disponibiliza o arquivo em diferentes formatos para edição.

Trata-se de um guia muito útil e relevante para que você mantenha a fidelidade de aplicação da logomarca e não se perca com o passar do tempo.

Seja qual for a sua opção fornecedor, tenha certeza que o resultado honrará o seu trabalho e contribuirá para fortalecer a sua reputação. 

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