Melhore o marketing da sua clínica odontológica com três passos simples

clínica odontológica

Se o movimento da sua clínica odontológica anda meio baixo e você acha que precisa urgentemente melhorá-lo, leve em conta que estabelecimentos na área da saúde também necessitam do marketing para vencer a concorrência. Muitas vezes, não basta somente oferecer um serviço e um atendimento de qualidade. Você precisa oferecer ao paciente diferenciais que o levem a optar pelo seu consultório, dentre tantas outras opções possíveis ao seu redor.

Se a sua ideia é começar o ano com o pé direito e aumentar o movimento da sua clínica odontológica, separamos um roteiro com três passos que farão toda a diferença para você (e para seus pacientes).

Passo 1: Divulgação

Embora o foco hoje em dia seja o marketing digital, algumas ações fora da rede também podem trazer resultados. Anunciar no jornal do seu bairro ou recorrer a panfletagem podem ser boas ideias. Porém, distribuir panfletos em um semáforo, por exemplo, pode não ser uma ação interessante para a sua clínica odontológica. O ideal é deixar alguns em estabelecimentos que estejam ligados ao seu ramo de atuação, como farmácias e lojas de acessórios dentários, por exemplo. Investir em uma fachada bem elaborada também tornará a sua clínica odontológica visível para quem passa na rua.

Mas se você decidir divulgar por esses canais, isso não significa que você deve abrir mão de estar presente no ambiente virtual. O seu consultório precisa ter um site e um blog para divulgar informações sobre saúde bucal e novos tratamentos ortodônticos. Contar as novidades da sua clínica odontológica também é algo bem-vindo. Além disso, estar presente nas principais redes sociais fará com que você esteja sempre em contato com o seu público. E lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

Embora existam ações gratuitas que você pode realizar em sua página, como a aplicação das técnicas de SEO para ser facilmente detectado pelos mecanismos de busca, algumas vezes você precisará investir em alguma publicidade paga na internet. Dessa forma, o seu anúncio será impulsionado por mecanismos que facilitarão o alcance do seu público-alvo. O ideal é que você reserve uma verba mensal para investir em publicidade.

Passo 2: Recepção

Você acredita que a sua pequena clínica odontológica não precisa de uma equipe para funcionar? Ledo engano. Se você tem uma secretária, ela precisa ser treinada para trabalhar a seu favor. Quer um exemplo? O paciente na sala de espera começa a reclamar que o atendimento está atrasado. O papel da secretária deve ser de apaziguá-lo, conversar, oferecer água e JAMAIS ajudá-lo a reclamar.

Além disso, as pessoas que atendem na recepção devem passar as informações solicitadas pelos pacientes. Caso não saibam como responder a uma dúvida, devem sempre buscar a solução, nunca responder com um seco “não sei” e deixar o assunto de lado.

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Outro fator muito importante é a questão da higiene e da organização do seu consultório. De nada adianta contar com atendentes simpáticos se o ambiente estiver sujo, as paredes estiverem com a pintura descascada e a recepção cheia de objetos espalhados. Vice-versa também não funciona. Portanto, ambas as vertentes são igualmente importantes. Além disso, contar com um software de gestão e uma pessoa que entenda de administração para ajudá-lo irá favorecer o seu foco na parte técnica, que é a razão do seu trabalho, a peça fundamental para que toda essa estrutura continue a funcionar.

Passo 3: Agora é com você

De que adianta você ter uma clínica odontológica impecavelmente limpa, uma equipe superatenciosa e diversos canais de divulgação se o seu atendimento não fizer valer todo esse trabalho. Isso envolve tanto o conhecimento como a empatia e a capacidade de lidar com diferentes tipos de pessoas. Primeiramente, vamos pensar nos conhecimentos. Quantos anos faz que você se formou? De lá para cá, você fez algum curso de aperfeiçoamento ou atualização? Leu algum livro relacionado à odontologia? Os pacientes percebem quando o profissional é antenado e está a par das novidades.

Além disso, você precisa se colocar no lugar do paciente. Como você gostaria de ser tratado se fosse você sentado ali na cadeira? Algumas pessoas adultas sentem medo de ir ao dentista e é a forma como você lida com isso que fará a diferença na hora de elas escolherem tratar-se com você. Portanto, além de caprichar nos conhecimentos, tenha muita atenção à forma como você trata os pacientes.

Se for a sua praia, envolva-se também em ações sociais e circule por eventos ligados à odontologia. Aproveite para distribuir cartões da sua clínica odontológica. São essas atitudes que irão ajudá-lo a tornar-se conhecido em seu meio de atuação.

Se você acha que aprendeu algo útil com este artigo e já está até pensando em como começar a implementar essas ações agora mesmo, você precisa continuar lendo o nosso blog para inspirar-se e tornar-se um profissional conhecido e bem-conceituado.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o dentista deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica odontológica, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares odontológicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software odontológico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar a sua clínica odontológica e atrair novos pacientes!

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