Os melhores convênios médicos para se trabalhar

convênio médico

Montando um consultório médico e pensando em como construir um mix de convênio médico satisfatório?

Parte da estratégia para obter êxito nesse desafio é buscar informações junto à comunidade médica acerca dos procedimentos das principais empresas de convênio médico.

Como se comporta cada convênio médico

Há uma série de fatores que fazem a diferença. Algumas empresas de convênio médico são mais restritivas que outras, no sentido de reduzir a autonomia dos médicos.

Essas restrições se dão, por exemplo, na pressão para limitar o número de exames e o número de dias de internação no pré-operatório.

Além do já conhecido problema da tabela de cada convênio médico, que, em geral, frustra os profissionais do ponto de vista econômico, é bom estar atento aos convênios que recusam pagamento por consultas.

Esses problemas, entretanto, são mais diferenciais a serem tratados mais à frente, no sentido de melhorar o desempenho do próprio consultório e obter melhor condição financeira, sobretudo se o profissional consegue obter, ao longo do tempo, uma boa carteira de clientes particulares, ficando menos dependente do convênio médico.

É preciso investir em capilaridade

Para começar, sem dúvida alguma, o médico deve estar ciente de que independente de qual seja sua estratégia, precisa gerar receitas imediatamente para manter o consultório funcionando.

A estratégia mais comum é investir na capilaridade, ou seja, estar disponível para o maior número possível de pacientes. Ora, não há caminho mais seguro dentro da atual perspectiva do mercado que buscar os maiores planos de saúde. Como num passe de mágica, a cada convênio médico que você fechar, passará a ter milhares de novos clientes em potencial.

Uma boa pesquisa a ser feita é a dos maiores convênios por número de clientes. Só como aperitivo, segue abaixo um pequeno ranking por número de clientes para você saber quantos clientes em potencial tem para oferecer cada convênio médico.

Região Sudeste e Sul (ano 2014 / número de clientes )

Amil Assistência Médica Internacional – 5,8 milhões

Bradesco Saúde – 3,8 milhões

Hapvida Assistência Médica – 3,3 milhões

Intermédica Sistema de Saúde – 3,1 milhões

SulAmérica – 2,2 milhões

Central Nacional Unimed – 1,6 milhões

Unimed BH – 1,4 milhões

Unimed Rio – 873 mil

Unimed Campinas – 571,6 milhões

Unimed Seguros Saúde – 488 mil

Golden Cross – 466 milhões

São Francisco Sistemas de Saúde – 466,7 mil

Unimed Fortaleza – 339,1 mil

Unimed Belém – 327,7 mil

Unimed Goiânia – 326 mil

Não devem ser desprezados, todavia, os pequenos convênios. A diferença é que o poder de barganha dos mesmos é menor que o das grandes empresas e cooperativas médicas. Nesse caso, o critério a ser adotado é optar por aqueles que oferecem as melhores condições de autonomia médica, tabela e condições de pagamento.

A opinião dos clientes. É a eles que você vai atender

Uma escolha é consequência de várias abordagens e vários indicadores. Como tamanho e quantidade não são tudo, convêm prestar atenção ao que pensam os clientes de cada convênio médico, se estão satisfeitos ou não.

A insatisfação com a qualidade do serviço prestado pode, aos poucos, minar a força do convênio médico. Isso acontece através da propaganda negativa e é preciso saber a hora de separar sua imagem do que não tem boa reputação.

Em geral, o consumidor de convênio médico não reflete a insatisfação da classe médica com as empresas de seguro saúde. Historicamente, ao contrário, as pesquisas mostram uma crescente aprovação aos planos de saúde.

Isso é um dado positivo, na medida em que lhe oferece um mix de oportunidades satisfatórias para trabalhar, se habilitando a atender ao maior número de pacientes.

Para saber quem são as empresas com maior prestígio junto aos segurados, o melhor indicador é o IDSS (Índice Nacional de Saúde Suplementar). O IDSS mede a percepção dos consumidores sobre cada convênio médico, conferindo-lhe uma nota entre 0 e 1, sendo possível, a partir desse indicador, estabelecer um ranking dos melhores e piores planos de saúde na visão dos beneficiários.

Vale registrar que a Unimed é sempre uma boa opção a partir da visão dos clientes. As operadoras locais são, em geral, avaliadas como boas ou muito boas. É uma alternativa a ser considerada em qualquer lugar onde esteja presente.

Abaixo a lista das melhores operadoras, pela ordem no ranking, de convênio médico com base no IDSS, classificadas com índice “muito bom” e “bom”

Muito bom:

Unimed BH, Unimed Cooperativa de Serviços de Saúde Vales do Taquari e Rio Pardo, Unimed Campo Grande, Unimed Curitiba, Unimed Regional Maringá, Unimed Nordeste, Unimed São José do Rio Preto, Unimed Blumenau, Unimed Paraná e Unimed Juíz de Fora.

Bom:

Sul América Serviços de Saúde, Unimed Londrina, Hospital Márcio Cunha, Bradesco Saúde, Mediservice, Porto Seguro Saúde, Petrobrás, Unimed Campinas, Santa Helena Saúde, Unimed Divinópolis, São Francisco Saúde, Unimed Porto Alegre, Vale, Central Nacional Unimed, Cassi, Unimed Vitória, Unimed João Pessoa, Promed, Unimed Santa Catarina, Hapvida, Sobam Centro Médico Hospitalar, Omint, Unimed Ribeirão Preto, Unimed Uberlândia, Notre Dame, Appai, Unimed Leste Fluminense, Caixa, BRF – Brasil Foods S/A, Seguros Unimed, Unimed Rio, Unimed Piracicaba, Unimed Natal, Caixa Seguros Saúde, Unimed Goiânia, Amil, Intermédica Saúde, Santamalia Saúde, Fundação Saúde Itaú, Marítima Saúde, Sul Almérica Companhia de Seguro Saúde, Unimed Santos, SEISA Serviços Integrados de Saúde, Unimed Cuiabá, Asssim Saúde, Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, Vitallis, Unimed SJC, Unimed Grande Florianópolis, Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, Prevent Senior, Cassems, Unimed Fortaleza, Centro Clínico Gaúcho, Allianz Saúde, CAPESESP e Golden Cross.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: