Melhores cursos superiores de psicologia do Brasil

psicologia

O profissional formado em psicologia é fundamental em todo e qualquer corpo clínico. Seu atendimento clínico é essencial em diversas situações, e a confiança que os pacientes depositam em sua figura é um fator que pode auxiliar a clínica a conseguir melhores resultados, atraindo e fidelizando pacientes.

Devido a isto, no momento da seleção do melhor profissional para a sua clínica, diversos fatores devem ser levados em conta, incluindo a instituição na qual o profissional se formou. À primeira vista, pode parecer um fator secundário, pois em muitos casos a experiência do profissional é o fator ao qual é atribuído o maior peso, mas a instituição de formação é extremamente importante na qualidade da atuação profissional.

Na sequência, você conhecerá as instituições de educação superior que possuem os cursos mais bem classificados do país.

Top 10 cursos de psicologia

1. Encabeçando a lista, temos a instituição de ensino superior pública mais tradicional e reconhecida do Brasil: a Universidade de São Paulo (USP). Nota 36,00 na avaliação de mercado e 60,00 em qualidade de ensino.

2. Posição ocupada pelo curso de oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com nota 35,80 no quesito avaliação do mercado e 59,87 em qualidade de ensino.

3. Completando o pódio, outra instituição de ensino bastante reconhecida, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que soma 35,19 em avaliação do mercado e 58,65 em qualidade de ensino.

4. Nesta posição encontra-se uma entre somente as duas universidades privadas que completam o top 10: a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com notas de avaliação do mercado e qualidade de ensino de 35,80 e 57,18, respectivamente.

5. Na sequência, aparece o curso da Universidade Nacional de Brasília (UnB), com 33,56 em avaliação do mercado e 57,95 em qualidade de ensino.

6. Primeira universidade da região sul a aparecer na lista, nesta posição temos a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 33,56 em avaliação do mercado e 57,47 em qualidade de ensino.

7. A região nordeste não poderia ficar de fora da lista. Assim, nesta posição tem-se o curso ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que soma 34,58 de avaliação de mercado e 50,49 em qualidade de ensino.

8. Com 34,448 em avaliação do mercado e 48,94 em qualidade de ensino, figura na lista o curso de psicologia da Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (Unesp).

9. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro aparece na penúltima posição de nossa lista, com notas de avaliação do mercado e qualidade de ensino de 34,58 e 48,77, respectivamente.

10. Por fim, a PUC aparece novamente na lista, mas com o curso ofertado por sua unidade no Rio Grande do Sul (PUC-RS), com notas de 33,56 e 49,43.

Outros cursos de psicologia destaque

Apesar de a listagem acima corresponder aos 10 melhores cursos de psicologia do Brasil, existem outras instituições com qualidade de ensino e avaliação de mercado bastante elevadas. Na região nordeste, destaque para o curso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na região norte, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e, na região centro-oeste, a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Para os profissionais da área que estão buscando novas estratégias para alavancar suas carreiras, existem outras opções além de investir em especializações na área. Ser psicólogo é mais do que atender pacientes… é saber, também, gerir um consultório e lidar com questões financeiras e estratégias de marketing para atrair novos pacientes.

Por isso, é muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do psicólogo. Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de psicologia e dos pacientes? E que inclusive podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de psicologia e atrair novos pacientes!

Gostou do artigo? Se aprofunde em mais assuntos no nosso blog!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.