As melhores faculdades de fisioterapia do Brasil

fisioterapia

A fisioterapia é uma ciência da saúde que utiliza diferentes técnicas de movimentação corporal como massagem e ginástica para o tratamento de lesões e doenças. O profissional colabora com o funcionamento regular da atividade motora e muscular dos pacientes, além de ajudar na recuperação de pessoas acidentadas ou com distúrbios neurológicos, cardíacos e respiratórios.

O mercado da fisioterapia é amplo no Brasil. O profissional pode atuar em escolas, ambientes de trabalho com a fisioterapia do trabalho, colaborar com o desenvolvimento de centros de pesquisa e incorporar clubes esportivos com a fisioterapia esportiva.

Pode também atuar em clínicas especializadas, como na neurologia para reabilitar casos de terapia cerebral, entre outros locais de assistência à saúde que necessitam da atuação da área fisioterapeuta. Ainda mais, esse profissional da saúde pode trabalhar com idosos, crianças, gestantes e até portadores de doença física ou mental.

A graduação em fisioterapia

Na graduação, os alunos aprendem com as aulas práticas, as técnicas de massoterapia, termoterapia e hidroterapia. Além de possuírem uma alta carga de disciplinas teóricas que enriquecem o currículo a partir ciências da saúde e biológicas como anatomia, fisiologia, patologia e histologia. E também compreendem sobre saúde pública e recursos terapêuticos.

Os acadêmicos nessa área estarão habilitados para diagnosticar e realizar tratamentos de má-formação e vícios de postura. Aprendem técnicas exclusivamente desenvolvidas a fim de colaborar na restauração, na manutenção e no desenvolvimento da capacidade física e funcional do paciente.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Geralmente, são cursos de graduação nessa área tem a duração de quatro anos oferecidos em mais de 500 universidades brasileiras. Abaixo listamos os dez melhores cursos de fisioterapia do Brasil segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de São Paulo de 2016.

As melhores faculdades de fisioterapia do Brasil

O Ranking da Folha de São Paulo caracteriza as melhores universidades a partir da mediana dos cálculos das seguintes categorias: de avaliadores do MEC, dos índices de avaliação do mercado e da qualidade de ensino na graduação. Além de considerar o desenvolvimento de mestrado e doutorado, a nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e também consideram a avaliação do corpo docente.

O ranking avaliou 446 escolas. Os três melhores cursos de fisioterapia oferecidos (em ordem do ranking) são na Universidade Federal de Minas Gerais, que obteve maior índice no cálculo, a Universidade Federal de São Carlos, que obteve a maior nota de qualidade de ensino, e a Universidade de São Paulo, que possui maior avaliação do mercado.

Logo após, aparece a Universidade de Brasília, seguida pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, que ocupa a quinta posição do ranking. As universidades se destacam pelas notas dos avaliadores do MEC e pela qualidade de ensino e atuação no mercado.

Abaixo em ordem estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria.

Na oitava e na nona posição estão a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Estadual de Londrina. Todas essas universidades estão com notas a páreo com as primeiras colocadas em questão de ensino e retorno profissional.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: