Conheça as melhores faculdades de medicina do Brasil

medicina

Anualmente, o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos universitários em todo o Brasil para conferir se eles atendem requisitos básicos de qualidade para a formação do profissional. Quando se trata de Medicina, o assunto é mais sério, pois estamos tratando de vidas humanas.

A avaliação consiste na utilização do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC). O CPC analisa a qualidade do curso levando em consideração as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a estrutura da faculdade e a titulação do corpo docente. Além disso, as faculdades de Medicina são analisadas no que diz respeito à estrutura pedagógica do curso, os laboratórios, o método de ensino, entre outros quesitos.

Já o IGC leva em conta a média dos últimos CPCs dos cursos avaliados (os dois últimos anos e o ano em questão avaliado), com o número de matrículas nos cursos. O MEC diagnosticou que há 154 cursos de Medicina no Brasil. Quando o CPC do curso não atinge a nota 3, ele é considerado insatisfatório.

Confira abaixo os melhores cursos de Medicina do Brasil, apontados pelo MEC nos últimos anos:

Medicina na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Esta faculdade é tradicionalmente reconhecida como uma instituição especializada nas ciências da saúde – além de Medicina, tem bons cursos de Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. Dessa forma, a Unifesp é uma universidade conhecida por formar pessoal qualificado para atuar em diversas áreas da saúde, além de desenvolver grandes projetos de pesquisa científica.

Universidade de São Paulo (USP)

A Faculdade de Medicina da USP conta com dois campus: um na capital paulista e outro em Ribeirão Preto. A universidade tem docentes talentosos, funcionários dedicados e alunos obstinados; tudo isso colabora para que a faculdade seja reconhecida mundialmente, principalmente por sua produção científica. Além disso, os alunos recebem a oportunidade de fazer residência no Hospital das Clínicas, um dos principais do país.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Esta universidade responde por 15% da pesquisa acadêmica produzida no Brasil e mantém a liderança entre as faculdades de Medicina brasileiras em patentes e quantidade de artigos publicados anualmente em revistas especializadas em publicações científicas. Seus alunos estão sempre conquistando prêmios, o que indica que conquistar uma vaga nesta faculdade é um longo e árduo caminho.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Faculdade de Medicina da UFMG foi criada em 1911, antes da fundação da própria instituição em si. A universidade conta com programas de ensino de graduação e pós-graduação, projetos de pesquisa e extensão, com atividades presenciais e a distância. Esta faculdade tem a maior nota de corte da universidade (804,40), fazendo com que os candidatos tenham que se preparar muito bem para o vestibular.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A Faculdade de Medicina da UFRGS foi a terceira a ser fundada no país e teve origem em 1898, com o Curso de Partos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. É a escola médica com o melhor desempenho no Exame da Associação Médica do Rio Grande do Sul desde que ele foi criado, fazendo com que seus formandos tenham um alto nível de aprovação em diversos programas de residência médica.

Mas para ser um bom profissional da área da saúde, não é só na medicina que você precisa se aprofundar. Se você está pensando em abrir o seu próprio consultório ou deseja ampliar seus resultados e o número de pacientes, você também precisa entender sobre gestão e marketing médico!

Aqui no iMedicina nós disponibilizamos uma universidade de cursos sobre gestão, marketing e planejamento estratégico para profissionais da área da saúde! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

[posts-relacionados-gerais][/posts-relacionados-gerais]

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: