Conheça os melhores planos de saúde para se trabalhar

planos de saúde

Quando se fala em melhores convênios médicos para se trabalhar, o profissional de saúde não raro pensa estar diante de uma pegadinha. Trata-se de uma relação conflituosa desde o momento em que as operadoras de planos de saúde se colocam entre o paciente e o médico.

Essa intermediação provoca vários níveis de conflito, a começar pela interferência da operadora de planos de saúde na autonomia dos médicos. Pesquisas realizadas nesta década apontam vários pontos de desconforto, alimentados pela pressão dos convênios pela redução no número de exames, do atendimento a doenças preexistentes, do período de internação pré-operatório, procedimentos e outras medidas terapêuticas.

Outro ponto de conflito são as negativas de pagamento de consultas e procedimentos já realizados, uma dor de cabeça permanente, mas nada que se compare com o maior dos problemas, que são os honorários médicos, estipulados muito aquém do que se pode obter com consultas particulares.

A questão, todavia, é que mais de 80% dos atendimentos médicos acontecem através dos convênios, o que submete a maioria dos profissionais a se sujeitar às condições impostas pelas empresas de planos de saúde para poder se manter.

O outro lado

Apesar da insatisfação permanente dos médicos com os convênios, o consumidor não parece ser afligido diretamente ou indiretamente pelos problemas que afligem a classe. Se é, não percebe.

Pesquisa de 2015, encomendada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), feita junto aos consumidores para avaliar o desempenho de quase 1,2 mil operadoras de planos de saúde do país, com base em 28 indicadores, apontou que 75,9% das empresas do ramo obtiveram índice entre 0,6 e 1 (pontuação máxima). Ocorreu, inclusive, uma melhora na avaliação das operadoras de planos de saúde de 11,9% em relação ao ano anterior.

Evidentemente, torna-se obrigatório adotar o ranking da ANS como parâmetro para a escolha das melhores opções de operadoras de planos de saúde para se credenciar. É a garantia de estar do lado de quem tem aprovação do consumidor.

As melhores empresas de planos de saúde

Para ver quais são as melhores empresas de planos de saúde, o médico deve procurar o site da ANS, onde estão cadastrados os resultados de cada companhia. O resultado é representado pelo IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar.

Apenas a título de ilustração, e ficando nas consideradas grandes companhias, goza de muito prestígio entre os clientes a Unimed. Entre as grandes companhias, foram dez operadoras locais da Unimed avaliadas com IDSS superior a 0,8 pelos consumidores na pesquisa realizada em 2014.

Lideram a preferência a Unimed BH, Vale do Taquari e Rio Pardo, Campo Grande, Curitiba, Maringá, Unimed Nordeste, São José do Rio Preto, Blumenau, Paraná e Juiz de Fora.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Aparecem com índice entre 0,6 e 0,79, considerado bom, exatamente nesta ordem, a Sul América, Hospital Márcio Cunha, Bradesco Saúde, Medservice, Porto Seguro Saúde, Petrobras, Unimed Campinas, Santa Helena Saúde, Unimed Divinópolis, São Francisco Saúde, Unimed Porto Alegre, Vale, Central nacional Unimed, Cassi, Unimed Vitória, Unimed João Pessoa, Promed, Unimed SC, HAPVIDA, Sobam Centro Médico Hospitalar Ltda, Omint, Unimed Ribeirão Preto, Unimed Uberlândia, Notre Dame, APPAI, Unimed Leste Fluminense, Caixa, BRF – Brasil Foods S/A, Seguros Unimed, Unimed Rio, Unimed Piracicaba, Unimed Natal, Caixa Seguros Saúde, Unimed Goiânia, Amil, Intermédica, Santamaria Saúde, Fundação Saúde Itaú, Marítima Saúde, Unimed Santos, SEISA, Unimed Cuiabá, Assim, Federação das Unimeds de SP, Vitallis, Unimed SJC, Unimed Grande Florianópolis, Associação de Beneficência e Filantropia de São Cristóvão, Prevent Senior, Cassens, Unimed Fortaleza, Centro Clínico Gaúcho, Allianz Saúde, CAPESESP e Golden Cross.

É uma lista de indicações para começar, já que são as empresas de plano de saúde que concentram o maior contingente de cooperados e, ao mesmo tempo, melhores avaliadas.

Uma consulta essencial

Todas essas informações estão no site da ANS, mas não é tudo. Tanto para o consumidor, como para o profissional de saúde, há informações valiosas sobre cada empresa de plano de saúde, cada convênio, para que o médico possa montar seu portfólio de convênios a serem atendidos.

O site da ANS oferece até mesmo gráficos que informam a relação proporcional de planos liberados e suspensos. Basta acessar o site com dados como CNPJ, razão social ou nome fantasia para ter acesso.

O site mostra dados individuais e comparados do IDSS e outros parâmetros de avaliação como índice de reclamações, que é dividido em três indicadores: índice geral de reclamações, percentual de finalização assistencial, que é o total de reclamações resolvidas e índice de abertura de processo administrativo.

Ouro parâmetro utilizado é o programa de “Acreditação” de operadoras de plano de saúde, que tem por objetivo certificar a qualidade do serviço das empresas. A análise é feita por entidades como A4 Quality Services Auditoria e Certificação Ltda, Consórcio Brasileiro de Acreditação – CBA -, Det Norske Veritas, Fundação Carlos Alberto Vanzolini e ISOPOINT, todas habilitadas pelo INMETRO.

Bradesco Saúde e Fundação São Francisco Xavier são as melhores certificadas, seguidas pelas operadoras Unimed de Belo Horizonte, Vale do Taquari e Rio Pardo, Erechim, Paraná, Goiânia, Nordeste, Porto Alegre e Santa Bárbara D’ Oeste e Americana.

Independente da sua decisão, é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Quer ler mais textos como este? Então navegue pelo nosso blog e confira.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.