É muito caro abrir um consultório para dentistas? Saiba aqui

dentistas

Não é exageradamente caro abrir um novo empreendimento odontológico. Para a abertura de um consultório simples, desconsiderando o preço do imóvel (aluguel ou parcelas), cerca de 15 mil reais costumam ser suficientes para dentistas adquirirem os equipamentos necessários e abrir um consultório.

Claro que sempre devem ser levados em conta todos os aspectos do mercado antes da decisão de abrir o próprio negócio. Dependendo do formato de seu consultório, o público-alvo, o porte e os tipos de atendimento, este valor de investimento inicial pode ficar mais caro.

Dedique especial atenção ao planejamento da abertura de sua clínica. Você provavelmente não deve ter tido tantos conselhos sobre como ser um dentista empreendedor na faculdade, pois os cursos de Odontologia no Brasil reservam pouca importância a temas como Marketing, Direito e Administração para o consultório do dentista, caso ele queira abrir um.

Prós e contras para os dentistas

Para todos os casos, o melhor remédio é se prevenir. Faça um profundo estudo sobre os contextos em que você pode estar investindo. Cerca de 11 mil novos dentistas se formam todos os anos, e boa parte destes decide abrir o próprio consultório. Portanto, você não está nenhum pouco sozinho nessa empreitada.

Este fator pode ser uma faca de dois gumes: ou você se alia a outro profissional e monta uma sociedade, ou você pode passar a concorrer com aquele dentista que se formou no mesmo tempo em que você, caso ele também decida empreender no próprio consultório.

Uma dica importante também no que diz respeito a sociedades: não é porque você vai abrir um consultório odontológico, que seus sócios precisam ser dentistas Na verdade, montar uma parceria com um profissional de outra área, seja um contador, um médico, um advogado, um administrador de empresas, pode diminuir consideravelmente os custos do investimento (visto que os gastos serão divididos) e tornará possível contar com a assistência de um profissional que pode ser mais habilitado do que o dentista para gestar um empreendimento.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

O problema de se associar é que tudo será dividido de acordo com o contrato de sociedade firmado entre as partes. Portanto, se o custo é menor, o lucro segue a mesma lógica. Mas com um trabalho bem planejado e sabedoria, o negócio pode ser bastante próspero para você e seu sócio.

Franquias odontológicas

Não é novidade em nenhuma área da economia que baixos investimentos quase sempre resultam em baixos lucros. Portanto, um consultório de 15 mil reais deve ter um rendimento menor do que um que possua maior capital injetado. Considerando que alguns profissionais têm dificuldades na gestão de seu consultório, se espalharam pelo Brasil franquias odontológicas.

Começar a trabalhar com uma franquia em seu consultório não vai sair nada barato. O investimento total inicial entre uso da marca e outras pendências fica em torno de R$ 240 mil. No entanto, uma vez franquiado, você conta com todo o apoio gerencial da empresa franqueadora, e os rendimentos mensais podem chegar até R$ 120 mil.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório e no relacionamento com os pacientes? E que, inclusive, podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Quer saber mais? Continue no nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.