A minha clínica deve aderir a diversos planos de saúde?

planos de saúde

Quanto mais planos melhor: a minha clínica deve aderir a diversos planos de saúde?

Planos de saúde são importantes aliados da população brasileira que não quer depender do SUS (Sistema Único de Saúde) oferecido pelo Governo, mas que também não tem condições de arcar com todas as despesas médicas de um atendimento particular, principalmente aqueles que envolvem procedimentos, internações e cirurgias.

Benéficos para a sociedade, para os médicos, profissionais da área da saúde, clínicas e laboratórios, os planos de saúde também são interessantes alternativas para aumentar o número de atendimentos realizados ao longo do mês, já que a cada dia vê-se uma perceptível diminuição das consultas particulares.

E, mais: manter-se hoje sem atender a convênios pode ser uma difícil tarefa para a maioria da classe que, para se sustentar, tem investido no credenciamento a inúmeros planos a fim de preencher todos os horários de sua agenda.

Neste contexto, é importante responder algumas dúvidas comuns aos médicos e profissionais que podem se credenciar aos planos de saúde e é justamente isso que faremos neste artigo. Continue a leitura e entenda mais sobre este assunto!

Vale a pena se credenciar aos planos de saúde?

Sim e não, este é o tipo de pergunta que não pode ser respondida genericamente. Por isso, vamos falar um pouco mais a fundo sob algumas diferentes perspectivas?

Vale a pena se credenciar a planos de saúde? Sim, sim vale muito a pena!

Atender a pacientes conveniados às operadoras de saúde é uma das formas mais simples de fazer o negócio girar, já que o profissional, bem como o consultório, consegue ter acesso a um maior número de pacientes, aumentando sua visibilidade e o número de atendimentos feitos mensalmente. E não para por aqui não! Falaremos sobre outras importantes vantagens no próximo tópico, certo?

Vale a pena se credenciar a planos de saúde? Não, não vale muito a pena!

Infelizmente, do outro lado da balança temos a realidade de que os convênios não pagam muito bem aos profissionais que estão credenciados a eles. Alguns valores chegam a ser irrisórios, não valendo tanto a pena para os médicos, que precisam atender a um gigantesco número de pacientes para ter algum tipo de lucro.

Três vantagens de credenciar-se a planos de saúde

1. Ideal para médicos em início de carreira

Uma das grandes vantagens enxergadas pelos médicos e demais profissionais da área em se credenciar aos planos de saúde é a possibilidade de fazer com que o negócio comece a andar no início da carreira.

Recém-formados ou até mesmo profissionais, que estão abrindo seus consultórios e clínicas após algum tempo de mercado, são os principais interessados em fechar parcerias com as operadoras, visto que, assim, ganham espaço dentro de sua área ao atender pacientes que chegam até seu estabelecimento por meio dos próprios convênios.

O contato com uma infinidade de pacientes é o pontapé inicial para quem quer formar uma ampla lista de contatos. Além disso, também ajuda o profissional a preencher seus horários livres na agenda, sustentando a renda mensal do negócio e permitindo que o mesmo ganhe bastante experiência.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

2. Permite a ampliação da carteira de pacientes

Outro ponto importante é a ampliação da carteira de pacientes do médico, uma enorme vantagem que colabora com os profissionais da área da saúde em diversos momentos de sua carreira e trajetória atingindo desde o início, os primeiros passos de seu negócio, até a repaginação da listagem, algo comum principalmente entre profissionais que trabalham nas áreas de pediatria e geriatria.

Os planos de saúde atendem a milhares de pessoas que podem, a qualquer momento, encontrar o telefone do seu consultório no guia médico, entrando em contato para marcar um atendimento capaz de o tornar um novo paciente.

Quanto maior o número de pacientes, melhor para o profissional, não é mesmo? Mas não se esqueça de oferecer qualidade e eficiência em cada consulta para que esses novos pacientes sejam mantidos, voltando e indicando o seu estabelecimento para parentes e amigos.

3. Contribui com a construção da reputação do profissional

Por fim, outra vantagem comumente observada entre os médicos que atendem a planos de saúde é a possibilidade de construir toda uma reputação profissional neste período de em que o consultório está credenciado.

Destaca-se que isso é fortemente percebido principalmente em cidades menores ou em regionais, quando o profissional atende alguma área específica.

A construção do nome de um médico é um de seus maiores objetivos antes mesmo de se formar já que o reconhecimento, nesta área, significa também uma melhor renda mensal e capacidade de, no futuro, manter-se apenas realizando atendimentos particulares, que são muito mais rentáveis para o profissional.

Exclusividade com operadoras: isso é legítimo?

Por fim, outra dúvida comum aos médicos e profissionais da área é se as operadoras podem exigir contrato de exclusividade de atendimento, ou seja, se podem obrigar que um estabelecimento atenda apenas a determinado plano de saúde.

Isso não é legítimo. Nenhuma operadora pode fazer tal exigência ficando, portanto, o profissional livre para credenciar-se a quantos planos de saúde quiser.

Independente da sua decisão quanto aos planos de saúde, é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se você gostou deste conteúdo, que tal conferir alguns outros que tratam deste assunto em nosso blog? Acesse já e fique por dentro de tudo da sua área!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.