Não tenha medo de ousar: o agendamento eletrônico é parte do sucesso das clínicas modernas

Uma clínica não é nada sem seus pacientes. Por isso, além de oferecer um atendimento médico de qualidade, é preciso focar em transformar a experiência dos pacientes em algo simples, prático e até agradável. O agendamento eletrônico é uma das ferramentas que melhoram a experiência do paciente e facilitam o trabalho das secretárias nos consultórios e clínicas.

O agendamento eletrônico é um sistema que permite que o próprio paciente agende uma consulta, ao contrário do agendamento tradicional, feito por telefone ou na própria clínica.

A modernização na forma de agendar consultas e outros procedimentos já é realidade e quem reluta em acompanhar essa tendência corre o risco de ficar para trás, não só no campo da tecnologia, mas também no gosto dos clientes, cada vez mais acostumados a fazerem tudo on-line, aonde quer que estejam.

O agendamento eletrônico oferece diversas vantagens

O agendamento digital oferece muitos benefícios para a sua clínica e para os pacientes. Ele está acessível o tempo todo, de qualquer parte, é preciso apenas ter uma conexão de internet. Seus pacientes podem marcar consultas do conforto dos seus lares depois de um longo dia, durante o trabalho (muita gente não pode fazer ligações pessoais durante o expediente) e até na rua, pelo celular, ao se lembrar de que precisa ir ao médico ou assim que sentir dor.

O fato de ser um agendamento sem espera é um dos aspectos mais atraentes dessa ferramenta. Não é preciso perder tempo indo até a clínica ou tentando ligar para saber os horários disponíveis. Enquanto uma secretária ou recepcionista pode atender uma pessoa, o agendamento eletrônico ocorre de modo simultâneo por diversos pacientes, é fácil e rápido. Isso também facilita o trabalho das secretárias, que passam boa parte do seu tempo atendendo telefonemas e cuidando da agenda. Assim, sua equipe pode se dedicar a outras tarefas e receber com calma os pacientes que estão na clínica para serem atendidos.

Toda a equipe pode ter acesso ao sistema, cada um com seus próprios dados de acesso. É possível utilizar a ferramenta em qualquer lugar ou dispositivo conectado à internet, o que torna a rotina da clínica mais ágil e prática. Além disso, o sistema armazena um histórico de todos os agendamentos, que você pode acessar a qualquer momento e usar para gerar relatórios que vão dar informações específicas da sua clínica.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Por fim, o agendamento eletrônico reduz drasticamente as chances do paciente esquecer que marcou uma consulta. O motivo disso é que você pode programar o software para mandar lembretes para os pacientes sobre a consulta. Isso também faz com que a secretária não precise ligar para confirmar o comparecimento de cada pessoa, economizando tempo e energia que podem ser aplicados em outras tarefas.

O agendamento eletrônico é uma ferramenta segura

Tudo o que é novo gera uma desconfiança inicial, mas o agendamento on-line funciona de forma segura e eficiente, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Esse sistema trabalha em conjunto com o site do seu consultório ou clínica. Ao acessar a página, o paciente poderá escolher a melhor opção de data e horária para ele, dentre as disponíveis no sistema, sem grandes complicações ou ligações demoradas. Mas, e se o paciente precisar mudar sua consulta? Ele mesmo pode modificar o agendamento no site, de acordo com os dias e horários disponíveis.

Os médicos e outros funcionários autorizados da equipe também podem realizar modificações nos agendamentos, facilitando quando é necessário fazer mudanças na agenda ou se surgir uma emergência que tomará muito tempo e impedir a realização de consultas. O paciente será avisado da alteração através de uma mensagem e terá a opção de reagendar seu atendimento.

Integração do agendamento eletrônico com outros recursos de gestão

O agendamento on-line tem mais uma vantagem: ele pode ser integrado a outras ferramentas utilizadas na gestão médica. Isso simplifica consideravelmente o trabalho e a rotina de uma clínica. É possível, por exemplo, integrá-lo a um software de gestão financeira e aos prontuários eletrônicos, criando assim uma visão mais ampla e completa do seu estabelecimento, de forma fácil e automática.

Com uma visão holística da sua clínica, você consegue saber qual é o seu público-alvo, quais são as épocas do ano em que mais atende pessoas, qual a procura para cada especialidade, quais horários e profissionais são mais requisitados, quais procedimentos têm mais procura, ou seja, você pode ver o que está dando certo, o que é preciso trabalhar e qual deve ser sua estratégia. Se à primeira vista o agendamento eletrônico pode parecer uma simples forma de marcar consultas, com um olhar aprofundado você perceberá que ele é muito mais do que isso, é parte fundamental de uma gestão eficiente e moderna.

Se você gostou desse artigo, confira textos sobre este e outros assuntos em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.